Cyrtopodium parviflorum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCyrtopodium parviflorum

Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Subfamília: Epidendroideae
Tribo: Cymbidieae
Subtribo: Cyrtopodiinae
Género: Cyrtopodium

Cyrtopodium parviflorum é uma orquídea do gênero Cyrtopodium, de hábito paludícula, terrestre ou rupícula, com habitat muito diversificado e grandemente distribuido em praticamente todas as regiões brasileiras. Como paludícula, cresce em solo permanentemente úmido (veredas), seus pseudobulbos são maiores e haste floral chegando a 1 m. Como terreste e rupícula, seus pseudobulbos são menores e haste floral em média com 20 cm, se assemelhando e facilmente confundido, quando não florido, com o cyrtopodium lammelaticallosum e cyrtopodium cristatum, pois essas espécies são encontradas no mesmo tipo de habitat: campos rupestres e de altitude ( especialmente na Serra do Cipó e Serra da Moeda, ambas em Minas Gerais) .

Aspecto da flor de um Cyrtopodium parviflorum de hábito paludículo

Cyrtopodium parviflorum possui uma característica incomum no género que o faz ser facilmente identificado dentre as outras espécies do gênero, independente da época do ano: normalmente no gênero cyrtopodium os pseudobulbos maduros desprendem suas folhas secas expondo uma espécie de espinho na base da folha, o que geralmente não ocorre com Cyrtopodium parviflorum. Suas folhas secas permanecem fixas ao pseudobulbo e se nota uma certa dificuldade de destaca-los, mesmo após 1 ano das mesmas estarem secas.

Floresce na primavera.

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Cyrtopodium parviflorum
Ícone de esboço Este artigo sobre orquídeas (família Orchidaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.