Czesław Bieżanko

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Czesław Bieżanko
Czesław Bieżanko
Nome completo Czesław Marian Bieżanko
Nascimento 22 de novembro de 1895
Morte 1986 (91 anos)
Nacionalidade Polonês
Ocupação Entomólogo

Czesław Marian Bieżanko (Kielce, 22 de novembro de 1895 – Pelotas, 1986) foi um Entomologista polonês de reconhecida autoridade em borboletas sul-americanas.

Filho de Roman Eugeniusz Bieżanko e Zofia Borzęcki. Seu pai foi um insurgente revolucionário ferido em Małogoszcz. Foi educado em universidades de Varsóvia e Poznan, em 1931 mudou-se para o Brasil. A partir de 1946, tornou-se professor de química e física na Faculdade de Agronomia na cidade de Pelotas (atualmente Universidade Federal de Pelotas). Em 1963, foi condecorado pelo governo brasileiro com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul por seus implementos e inovações no cultivo dos grãos de soja no Rio Grande do Sul. Em 1974, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Agricultura em Lublin.

Bieżanko estabeleceu a classificação genérica das borboletas. Duas famílias de borboletas são nomeadas em sua homenagem e onze espécies entomológicas carregam seu nome. Ele é autor de várias publicações científicas no campo da entomologia.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.