Döhler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Döhler
Döhler
Toalha da Döhler numa loja de tecidos em Campo Maior, no Piauí.
Razão social Döhler S.A.
Empresa de capital aberto
Slogan Faz Parte da Sua Vida
Cotação B3DOHL3, DOHL4
Atividade Têxtil
Fundação 6 de dezembro de 1881 (142 anos)
Fundador(es) Carl Göttlieb Döhler
Sede Joinville,  Santa Catarina
Área(s) servida(s) Mundo
Pessoas-chave Udo Döhler
Empregados 3.200
Produtos Cama, mesa, banho, decoração e tecidos industriais
Website oficial www.dohler.com.br

A Döhler é uma empresa têxtil que está entre as principais fabricantes brasileiras de cama, mesa e banho. Localizada em Joinville, Santa Catarina.

História[editar | editar código-fonte]

A empresa tem 140 anos de história e foi iniciada pelo imigrante alemão Carl Göttlieb Döhler, em 1881. Atualmente, a empresa possui três mil colaboradores e um parque industrial de 200 mil m² de área construída, que produz itens de cama, mesa, banho, decoração, artesanato e hotelaria. Cerca de 90% de sua fabricação é destinada ao mercado interno.

A Döhler é referência em projetos ambientais e coleciona certificados e prêmios na área. É a primeira empresa de Joinville e terceira de Santa Catarina a conquistar a ISO 14001. Também possui, desde 1997, a ISO 9001. Recebeu o 1º Prêmio da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em 1997, o 4º Prêmio Expressão de Ecologia, em 1996, e o certificado Öeko-Tex, o selo verde que assegura que os produtos da empresa não causam danos à saúde do consumidor.

No campo social, além dos projetos dedicados aos seus colaboradores, a Döhler realiza o evento itinerante de relacionamento com consumidores e lojistas; o Momento Döhler. A ação incentiva a doação de alimentos e itens de necessidade a instituições locais e conta com a participação de professoras de artesanato das cidades que recebem as oficinas de artesanato. O Momento Döhler conquistou o Prêmio Empresa Cidadã 2013, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC) que, há quinze anos, reconhece projetos de empresas e instituições catarinenses relacionados às áreas de Preservação Ambiental, Participação Comunitária e Desenvolvimento Cultural. Além do Momento Döhler, a empresa, desde 2009, apoia grupos de dança de Joinville, que se apresentam anualmente no Festival de Dança de Joinville e em festivais nacionais.

Após uma mudança de posicionamento de mercado, em 2008, a empresa se voltou ao mercado interno. Se antes quase 60% de sua produção era exportada, atualmente esse número não passa de 8% do faturamento. A Döhler exporta basicamente para a América do Sul e América do Norte. Nos Estados Unidos, mantém a Döhler USA, com centro de distribuição em Miami.

Produtos licenciados

Ligações externas[editar | editar código-fonte]