Döhler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde novembro de 2011).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Döhler
Razão social Döhler S.A.
Tipo Empresa de capital aberto
Slogan Produtos que completa sua vida
Cotação BM&F Bovespa: DOHL3, DOHL4
Indústria Têxtil
Gênero Sociedade anônima
Fundação 6 de dezembro de 1881
Fundador(es) Carl Göttlieb Döhler
Sede Joinville, Santa Catarina
Área(s) servida(s) Mundo
Pessoas-chave Udo Döhler
Empregados 3.200
Produtos Cama, Mesa Banho, decoração e tecidos industriais
Website oficial www.dohler.com.br

A Döhler S/A é uma empresa têxtil que está entre as principais fabricantes brasileiras de cama, mesa e banho. Localizada em Joinville, Santa Catarina, a Döhler tem mais de 130 anos de história, que tiveram início com o imigrante alemão Carl Göttlieb Döhler, em 1881. Atualmente, a empresa possui três mil colaboradores e um parque industrial de 200 mil m² de área construída, que produz itens de cama, mesa, banho, decoração, artesanato e hotelaria. Cerca de 90% de sua fabricação é destinada ao mercado interno.

A Döhler é referência em projetos ambientais e coleciona certificados e prêmios na área. É a primeira empresa de Joinville e terceira de Santa Catarina a conquistar a ISO 14001. Também possui, desde 1997, a ISO 9001. Recebeu o 1º Prêmio da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em 1997, o 4º Prêmio Expressão de Ecologia, em 1996, e o certificado Öeko-Tex, o selo verde que assegura que os produtos da empresa não causam danos à saúde do consumidor.

No campo social, além dos projetos dedicados aos seus colaboradores, a Döhler realiza o evento itinerante de relacionamento com consumidores e lojistas; o Momento Döhler. A ação incentiva a doação de alimentos e itens de necessidade a instituições locais e conta com a participação de professoras de artesanato das cidades que recebem as oficinas de artesanato. O Momento Döhler conquistou o Prêmio Empresa Cidadã 2013, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC) que, há quinze anos, reconhece projetos de empresas e instituições catarinenses relacionados às áreas de Preservação Ambiental, Participação Comunitária e Desenvolvimento Cultural. Além do Momento Döhler, a empresa, desde 2009, apoia grupos de dança de Joinville, que se apresentam anualmente no Festival de Dança de Joinville e em festivais nacionais.

Após uma mudança de posicionamento de mercado, em 2008, a empresa se voltou ao mercado interno. Se antes quase 60% de sua produção era exportada, atualmente esse número não passa de 8% do faturamento. A Döhler exporta basicamente para a América do Sul e América do Norte. Nos Estados Unidos, mantém a Döhler USA, com centro de distribuição em Miami.

Produtos licenciados

Ligações externas[editar | editar código-fonte]