DBRS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Website oficial www.dbrs.com

Predefinição:Agência de classificação de risco de crédito

Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2018). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

DBRS (anteriormente conhecida como Dominion Bond Rating Service) é uma agência de notação de crédito (CRA) global fundada em 1976 em Toronto.  É, atualmente, propriedade de um grupo liderado pelo The Carlyle Group e Warburg Pincus, que anunciaram a sua compra em dezembro de 2014. A aquisição foi concluída em março de 2015[1].

A DBRS, com escritórios em Toronto, Nova Iorque, Chicago, Londres, Francoforte e Madrid, é a quarta maior agência de notação de crédito, com aproximadamente entre 2% e 3% de quota de mercado[2]. A DBRS é composta por quatro empresas operacionais afiliadas - DBRS Limited; DBRS, Inc.; DBRS Ratings Limited; e DBRS Ratings GmbH.

Stephen Joynt foi nomeado CEO interino em agosto de 2016, tendo anteriormente atuado como presidente do conselho. Stephen Joynt foi anterior CEO da Fitch Ratings[3].

A DBRS está registrada na U.S. Securities and Exchange Commission (SEC) como Nationally Recognized Statistical Rating Organization (NRSRO), de acordo com a Lei de Reforma da Agência de Rating de Crédito de 2006 (CRA Reform Act) e de acordo com as regras adotadas pela SEC. A DBRS é uma das apenas 10 empresas que mantém a designação[4].

Registrada como CRA na União Europeia (UE) em conformidade com o Regulamento (CE) n.º 1060/2009 do Parlamento Europeu, alterado pelo Regulamento (UE) n.º 513/2011 e n.º 462/2013 sobre as CRAs (Regulamento da UE para a CRAs) e com a Ontario Securities Commission (OSC) no Canadá.

A empresa é uma das únicas quatro CRA, incluindo concorrentes maiores Standard & Poor's, Moody's Investors Service e Fitch Ratings, a receber a certificação ECAI do Banco Central Europeu (BCE). Essa designação indica CRAs cujas avaliações podem ser utilizadas pelo BCE para determinar os requisitos de garantia para empréstimos pelo BCE[5]. Nos últimos anos, os ratings soberanos da DBRS em países europeus, incluindo Portugal, Irlanda e Itália, foram utilizados pelo BCE para tais fins[6].

História[editar | editar código-fonte]

A empresa foi fundada por Walter Schroeder, que começou a esboçar o plano de negócios enquanto conduzia até Montreal numa viajem de férias em família. Ele construiu a agência de notação a partir do zero, iniciando a empresa com um capital inferior a US$1,000. A empresa abriu o seu primeiro pequeno escritório de 140 metros quadrados em Toronto[7].Walter Schroeder e sua família venderam a empresa aos seus atuais proprietários[8].

Desde do começo, a DBRS expandiu para se tornar a maior agência de rating no Canadá com operações nos EUA e Europa. Abriu escritórios em Chicago e Nova York em 2003, depois abriu o seu escritório atual em Londres em 2010 e em 2018 abriu em Francoforte. Em 2008, a empresa mudou o nome de Dominion Bond Rating Service para DBRS.

Hoje, a DBRS tem quase 500 colaboradores em todo o mundo e classifica mais de 2.400 produtos e quase 50.000 títulos em todo o mundo[9].

Estrutura Corporativa e Operacional[editar | editar código-fonte]

A DBRS Limited é a empresa que opera no Canadá. A DBRS, Inc. é a empresa estabelecida nos Estados Unidos. DBRS Ratings Limited é a entidade operacional com sede em Londres e é o lar das operações europeias. DBRS Ratings GmbH é a entidade operacional alemã da empresa.

Ratings / Notações[editar | editar código-fonte]

A DBRS fornece serviços de classificação de crédito independente para instituições financeiras, entidades corporativas e soberanas e para produtos e instrumentos de financiamento estruturados em todas as regiões geográficas onde atua.

As notações de crédito são opiniões prospetivas sobre risco de crédito que refletem a credibilidade de uma entidade ou produto. O processo do Comité de Rating facilita as decisões de classificação, que são uma avaliação coletiva da opinião da DBRS e não a visão de um analista individual. Elas baseiam-se em informações e incorpora considerações globais e locais e o uso de metodologias, sendo independentes de quaisquer conflitos de interesse conhecido de antemão[10].

DBRS Viewpoint[editar | editar código-fonte]

O DBRS Viewpoint é uma plataforma on-line lançada em 2016 (anteriormente conhecida como iReports) que fornece acesso interativo sobre informações sobre transações de títulos garantidos por hipotecas comerciais, bem como comentários e produtos, para transações classificadas pela DBRS. Os utilizadores recebem um maior nível de transparência na análise de crédito e suporte de dados através desta plataforma[11].

Regulamentação[editar | editar código-fonte]

No Canadá, a DBRS é regulada através das Canadian Securities Administrators, sendo o seu regulador principal o OSC. As CRAs no Canadá devem-se tornar numa "designated rating organization" para que as suas notações sejam elegíveis de acordo com as leis de valores mobiliários[12].

Nos Estados Unidos, a DBRS é regulada pela SEC, que propôs regras como parte da Lei Dodd-Frank que impõe administração adicionais, transparência, conflitos de interesse e requisitos de medição de desempenho no setor de CRA.

Na Europa, a DBRS é regulada pela Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA). Regras adicionais tal como a CRA III foram adotadas na Europa com o objetivo de aumentar a concorrência, transparência das notações e liberdades, padronizando as classificações soberanas e adicionando uma nova responsabilidade, independentemente se um contrato esteja ou não estabelecido[13].