Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de DETRO-RJ)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Detro-RJ é a abreviação de Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma autarquia criada em novembro de 1987 com o objetivo conceder, permitir, autorizar, regulamentar, planejar, coordenar, fiscalizar, inspecionar, vistoriar e administrar os serviços intermunicipais de transportes de passageiros por veículos automotores (vans, ônibus etc.) no estado, estando vinculada à Secretaria de Estado de Transportes.

O departamento atua regularizando o transporte intermunicipal tanto das empresas de ônibus como o feito por vans, através de dispositivos eletrônicos que identificam os veículos regularizados.

O mesmo possui uma estrutura operacional descentralizada, constituída por três Unidades de Controle Operacional na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e seis Postos de Apoio e Coordenação Regionais no Interior. Através desta, ele pode atuar mais eficientemente em todo o estado, realizando, permanentemente, vistorias nas frotas das operadoras e promovendo operações de fiscalização. O departamento também é responsável pela fixação das tarifas do transporte intermunicipal no estado.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]