Kool Herc

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de DJ Kool Herc)
Kool Herc
Informação geral
Nome completo Clive Campbell
Nascimento 16 de abril de 1955
Origem Kingston
País  Jamaica
Gênero(s) Hip hop
Período em atividade 1967 - presente

Clive Campbell (16 de abril de 1955), também conhecido como Kool Herc e DJ Kool Herc, é um DJ jamaicano, considerado um dos fundadores "cultura hip hop" em razão do fato de que suas block parties (festas do bairro/bloco, em português) no bairro do Bronx em Nova Iorque terem estabelecido o formato e congregarem os elementos daquilo que depois viria a ser conhecido como "cultura hip hop". Sua reprodução de discos de funk, especialmente de James Brown, contribui para a cultura das gangues violentas do Bronx como para a popularidade emergente da música disco durante a década de 1970. Em resposta a reação dos dançarinos do país, Campbell começou a isolar a parte instrumental do disco - o "break" - e mudar de um break para outro constantemente.

Enquanto DJ Kool Herc é considerado o pai da "cultura hip hop", inclusive pela própria Universal Zulu Nation[1], que é a organização fundada por Afrika Bambaataa que é considerado o "padrinho" da cultura hip hop por ter sido o maior responsável pela difusão do termo "hip hop" a partir do início da década de 80 ao descrever aquilo que acontecia desde a década anterior.

A festa dada pelo DJ Kool Herc em parceria com sua irmã, Cindy Campbell, em 11 de Agosto de 1973 na Avenida Sedgwick, 1520, é considerada simbolicamente como a "data de nascimento" da cultura hip hop e aquele endereço (1520 Sedgwick Ave) é considerado o local de nascimento da mesma [2]. A Avenida Sedgwick 1520 é reconhecidamente [3] ponto turístico obrigatório aos apreciadores de hip hop que visitam a cidade de Nova Iorque[4] é um dos pontos de visita da Hush Tours. Em 2017 tal Avenida Sedgwick foi oficialmente renomeada como Hip Hop Boulevard [5].

Nesta ocasião a TATS CRU, uma das mais reconhecidas crews de graffiti do mundo fez em agosto de 2013 um mural de comemoração dos 40 Anos da Cultura Hip Hop no Bronx e o antigo 5 Pointz (galeria a céu aberto de Graffiti) também fez uma festa comemorativa [6]. No Brasil, a True School Crew[7] também promoveu tal comemoração no evento Block' Out! Original Hip Hop[8] em 2013 com a presença de Cincy Campbell e do DJ Kool Herc em pessoa. Em 11/08/2017 a empresa Google lançou um "doodle" comemorativo dos 44 anos da Cultura Hip Hop[9].

Usando dois turntables dos toca-discos dos aparelhos dos DJs, o estilo de Campbell levou ao uso de duas cópias do mesmo registro para prorrogar o break (sessão instrumental rítmica percussiva da música). Este breakbeat, que usava hard funk, rock, e percussões latinas, formou a base da música Hip Hop. As comunicações e exortações de Kool Herc levaram os dançarinos a procurarem um acompanhamento sincopado e com rimas faladas, que hoje é conhecido como rap. É creditado como o inventor dos termos b-boy e b-girl para os dançarinos de Breaking, vulgar e equivocadamente conhecido como breakdance. O estilo de Campbell foi rapidamente utilizado por artistas como Afrika Bambaataa e Grandmaster Flash.

Biografia[editar | editar código-fonte]

1520 Sedgwick Avenue[editar | editar código-fonte]

Frente do prédio 1520 Sedgwick Avenue, onde Herc tocou em suas primeiras festas.

O prédio situado na Avenida Sedgwick, nº 1520 é considerado o local de nascimento da Cultura Hip Hop (birthplace of Hip Hop) por ali ter acontecido a lendária festa em 11 de agosto de 1973 que é considerada simbolicamente o marco inicial da Cultura Hip Hop. Clive foi o primeiro dos seis filhos de Keith e Nettie Campbell, tendo nascido em Kingston, Jamaica, no dia 16 de abril de 1955. Enquantro crescia, ouvia nas festas do bairro o barulho dos populares sistemas de sons, conhecidos como dancehalls. Mudou-se para Bronx, Nova Iorque em novembro de 1967. A criação da Cross Bronx Expressway por Robert Moses (concluída em 1963, mas a construção adicional continuou até 1972) tinha retirado milhares de habitantes do Bronx, principalmente das comunidades deslocadas da área principal, e levou ao uma "fuga branca" de pessoas de pele clara por serem desvalorizadas na região. Muitos proprietários de terra recorreram a incêndios, a fim de recuperar o dinheiro através de apólices de seguros. Uma nova cultura violenta de gangues de rua surgiu em 1968, e se espalhou crescentemente por todo o Bronx em 1973.

Campbell frequentou o Alfred E. Smith Career e o Technical Education High School no Bronx, onde sua altura, estatura e o comportamento na quadra levaram a seus companheiros o apelidarem de "Hércules". Ele começou a fazer graffite com um crew chamado Ex-Vandals, onde usou pela primeira vez o nome de Kool Herc.[10] Herc tentou convencer seu pai a comprar uma cópia de "Sex Machine" (tradução: Máquina de Sexo), canção de James Brown, a qual posteriormente seria alvo de uma das suas primeiras mixagens.[11] Ele e sua irmã, Cindy, começaram a organizar festas de escola no 1520 Sedgwick Avenue, edifício da propriedade de sua família.[12] Seu primeiro sistema de som consistia em dois toca-discos e um amplificador de guitarra.[11] Com a afiliação dos clubes com a presença das gangues de rua, os DJs começavam a tocar discos cada vez mais antigos e com aspirações diferentes, e os comerciais de rádio solicitavam o restauro da comunidade antes do surgimento das gangues.

Referências

  1. http://www.zulunation.com/hip-hop-history/
  2. http://www.nytimes.com/2007/05/21/nyregion/21citywide.html?_r=0
  3. «Cópia arquivada». Consultado em 9 de janeiro de 2015. Arquivado do original em 26 de dezembro de 2014 
  4. http://nymag.com/anniversary/40th/50665/
  5. «Famous Bronx Street Renamed Hip Hop Blvd • Hush Hip Hop Tours». www.hushtours.com (em inglês). Consultado em 12 de agosto de 2017 
  6. «Cópia arquivada». Consultado em 9 de janeiro de 2015. Arquivado do original em 9 de janeiro de 2015 
  7. «My Site». www.trueschoolcrew.com. Consultado em 12 de agosto de 2017 
  8. «Pai do hip hop, DJ Kool Herc, vem ao Brasil em agosto para evento no interior de São Paulo». Virgula. Consultado em 12 de agosto de 2017 
  9. «Nascimento do hip hop é celebrado por doodle do Google que deixa usuário 'atacar de DJ'». G1 
  10. Ogg, p. 13
  11. a b Shapiro, pp. 212–213
  12. Roug, Louise. "Hip-hop may save Bronx homes", Los Angeles Times, February 24, 2008. Link retrieved September 9, 2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[1]

[1] [2]

  1. a b http://www.bbc.com/culture/story/20130809-the-party-where-hip-hop-was-born
  2. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Não_nomeado-xyf6-1