Dado ambiental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2014)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.

Dados ambientais são aqueles que são baseados na medida das pressões do ambiente, no estado do ambiente e no impacto nos ecossistemas. Eles são as letras “P” (pressures), “S” (state) e “I” (impact) do modelo DPSIR, onde D = Drivers (motrizes), P = Pressures (pressões), S = State (estado), I = Impact (impacto) e R = Response (resposta).

Os dados ambientais são normalmente gerados por instituições que aplicam o direito ambiental ou realizam pesquisas ambientais. Estatísticas ambientais são normalmente geradas por escritórios de estatísticas e também são consideradas como dados ambientais. Dados socioeconômicos e outros dados estatísticos (geralmente o “D” e o “R” do modelo DPSIR) não são considerados como dados ambientais. Entretanto, eles devem ser integrados em avaliações ambientais globais. Normalmente este tipo de dado é armazenado por outras instituições diferentes da administração ambiental (por exemplo, Escritórios Estatísticos Nacionais, como o IBGE). A mesma situação é considerada para dados geográficos, que não são considerados como dados ambientais, mas devem estar disponíveis para políticas ambientais e informações ambientais.

Todo os dados gerados pela execução do direito ambiental são considerados como dados ambientais.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre ambiente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.