Daechwita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Daechwita
Nome em coreano
Hangul 대취타
Hanja
Romanização revisada daechwita
McCune-Reischauer taech'wit'a

Daechwita ("grande sopro e golpe") é um gênero musical tradicional coreano que consiste em música militar composta por instrumentos de sopro e percussão, geralmente executados durante uma marcha. Instrumentos usados ​​para incluir nabal, nagak e taepyeongso, com jing (gong), jabara (címbalos) e yonggo (hangul: 용고; ​​hanja: 龍鼓; tambor pintado com desenhos de dragão)

Este estilo de música militar coreana é frequentemente usado na Marcha da Guarda em cerimônias no Palácio Gyeongbok em Seul, bem como no Palácio Deoksugung. Um daechwita especial é quando se celebra o serviço da Unidade de Guarda Tradicional do Exército da Coreia do Sul, e é a única em que tem o Ulla, o Pungmul-buk e o Greyhound em sua instrumentação. Este é o mesmo caso para bandas coreanas tradicionais fora de sua terra natal, que também têm uma bateria de percussão pungmul marchando (com tambores kkwaenggwari, janggu e pungmul-buk) na parte traseira com uniformes distintos entre os dois conjuntos.

Os uniformes dos grupos são em ouro real ou vermelho e branco, quando estes estavam ligados ao período imperial.

Chwi-ta[editar | editar código-fonte]

Daechwita Os músicos que tocam yonggo (nas ruas de Seul)

Chwi-ta (O choi-ta) é o nome da música militar tocada em marchas militares.

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

O rapper coreano Agust D lançou uma música sob o título Daechwita (대취타) em seu segundo solo D-2 (2020). A música é fortemente inspirada por samples reais da Daechwita.[1][2]

Referências

  1. Agust D – 대취타 (Daechwita) (em inglês), consultado em 24 de agosto de 2020 
  2. «Agust D '대취타' (Daechwita)» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Daechwita, em Osaka, Japão