Daemon (computação)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Daemon, veja Daemon (desambiguação).

Em Unix e outros sistemas operacionais , um daemon, é um programa de computador que roda de forma independente em plano de fundo, ao invés de ser controlado diretamente por um usuário. Tipicamente, daemons têm nomes que terminam com a letra "d"; por exemplo, syslogd é o daemon que gerencia o log do sistema ("system log").[1]

Em um ambiente Unix, o "processo pai" de um daemon é normalmente (mas nem sempre) o processo init (PID=1).

Muitas vezes, um programa se torna um daemon através de forking no "processo-filho", o que causa a saída do "processo-pai" e, como consequência, a adoção do "processo-filho" pelo init. Essa prática é conhecida como "fork off and die".

De forma geral, os sistemas operacionais iniciam daemons durante o processo de boot. Os daemons então lidam com requisições diversas de serviços, como requisições de rede, atividades de hardware, dentre outros. Também podem executar tarefas em horários pré-determinados (como o cron) ou até mesmo realizar configurações de hardware, a exemplo do udevd em sistemas GNU/Linux.

Notas e Referências

  1. Adam Haeder. In: Alta Books. Certificação Linux LPI. 3 ed. Rio de Janeiro: [s.n.]. 520 p. 9788576086444
Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.