Daewoo Espero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Março de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Daewoo Espero
Visão Geral
Nomes
alternativos
Daewoo Espero

Daewoo Aranos

Produção 1990-2000
Fabricante Daewoo
Modelo
Classe Sedan Médio
Carroceria Sedan
Designer Estúdio Bertone
Ficha técnica
Motor 2.0L GM 110 cavalos e 17,0 kgfm de torque

1.8L GM 1.5L Daewoo

Transmissão Manual de 5 Marchas ou Automática de 4 Marchas
Modelos relacionados Chevrolet Vectra
Dimensões
Comprimento 461,5 cm
Entre-eixos 262,0 cm
Largura 171,8 cm
Altura 138,8 cm
Peso 1.162 kg
Cronologia
Último
Daewoo Nubira
Próximo


Daewoo Espero é um sedã médio, produzido pela Sul Coreana Daewoo Motors de 1990 a 2000 e vendido no Brasil com motor 2.0, possui direção hidráulica, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, toca-fitas e volante com regulagem de altura com motor 2.0 de 110 cavalos, o Daewoo Espero (pronuncia-se Daiú Éspero). Fabricado na Coréia do Sul, chegou ao Brasil em 1994 e já esteve entre os dez importados mais vendidos do país, tendo tido cerca de 17 mil unidades comercializadas por aqui.

O Espero possui a plataforma tipo J e linhas desenhadas pelo estúdio Bertone. Embora a versão CD pareça ser o top de linha e a DLX a básica, não é verdade. Ambas têm quase os mesmos equipamentos, inclusive opcionais - rodas de liga leve, teto solar, freios ABS, câmbio automático e CD player. A diferença está mais no acabamento em geral. Dê uma olhada nos faróis: se tiver lente raiada, se trada da DLX. Se tiver a lente lisa, é o modelo CD. O mesmo para o farol de neblina, que na versão DLX é mais arredondado no canto.

Ficheiro:Daewooesperocd.jpg
Daewoo Espero Vermelho 97 CD

História[editar | editar código-fonte]

O conceito de Design do Daewoo Espero criado pelo estúdio Italiano Bertone chegou a ser oferecido para a Citroen, porém a mesma o achou Feio e descartou. Como a Coreana estudava produzir um Sedan Médio para preencher sua linha, acabou se interessando pelo conceito e tentou parceria com a Opel, porém não obteve sucesso. Persistente, a Daewoo Motors fez uma jogada ousava aproveitando a parceria com a General Motors que ainda estava de pé para produzir o Espero.

Eis que surge o Sedan médio, feito sobre a Plataforma do Chevrolet Vectra A (a mesma do Opel Ascona de 1981), emprestando também a mecânica em geral. O Interior é inteiramente projetado pelo Estúdio Bertone (que declarou falência recentemente), e o interior feito pela própria Daewoo. Os motores oferecidos eram o 1.5 16v de 90 cavalos feito pela Daewoo, 1.8 8V de 95 cavalos da GM e o mais comum 2.0 8V do Vectra A com 110 cavalos.

Em 1994, o Daewoo Espero recebeu uma reestilização na traseira, ganhando novas lanternas. O interior também mudou, com novas forrações de porta e novo painel.

No mesmo ano, o Sedan chega ao Brasil em uma versão DLX e em outra, sem nome definido, ambas praticamente com os mesmos opcionais, porém com preço mais elevado na versão DLX por conta de detalhes no acabamento. Vinha completo de série, apenas com os opcionais: Teto Solar Elétrico, Bancos em Couro, Air Bag, ABS, CD Player e câmbio automático. O Motor era o Mesmo 2.0 8v de 110 cavalos do Vectra A. Até houve algumas unidades importadas com motor 1.5, porém são raríssimas. Em novembro de 1994, o sedan foi avaliado pela revista Quatro Rodas.

Ficheiro:Daewooespero4rodas2.JPG
Daewoo Espero Quatro rodas 2

Em 1996, eis que surgem as primeiras (e poucas) modificações no Sedan, quando o mesmo começou a ser produzido na Fábrica de Rostov do Don, na Rússia. Alguns Detalhes mudaram, a versão DLX (mais cara) deixou de ser oferecida, agora apenas na versão CD, com Faróis de lente Lisa, novas rodas/calotas, novos bancos e outros detalhes. 

No Brasil, o Espero passou a ser oferecido apenas na versão CD a partir de 1995, e foi até 1997, sendo substituido pelo Sedan Nubira em 1998, assim como o Super Saloon foi substituído pelo Leganza.

Na Espanha e em Portugal, o Daewoo Espero foi vendido com outro nome: Aranos, isso porque "Espero" em espanhol significava literalmente "esperar" algo, o que não daria uma boa imagem para a Daewoo.

Apesar de ser um bom veículo e ter cumprido seu cargo nos países em que foi vendido, o Espero estava ultrapassado, suas vendas reduzidas a poucos países, e a concorrência se movendo. Aproveitando-se disso, e da compra da Daewoo pela General motors, no início de 1999, o Daewoo Espero deixa de ser produzido nas versões 2.0 e 1.8, restando apenas com motorização 1.5 até 2000, onde a produção foi finalizada mundialmente.

Daewoo Clube[editar | editar código-fonte]

Atualmente existe o Daewoo Clube, único Clube da marca ativo no Brasil. Uma quantidade razoável de membros estão prontos parar tirar dúvidas e ajudar a quem precise em respeito não só ao Espero, mas também a outros modelos Daewoo. Através do Fórum do Clube é possível visualizar o grande acervo digital, bem como manuais dos modelos, tutoriais, modificações, também a Sessão Garagem, em que os membros apresentam seus carros. Também é uma grande fonte de discussão para se tirar dúvidas mecânicas.

O Clube também conta com uma Página Oficial no Facebook. https://www.facebook.com/daewooclube/

Comércio[editar | editar código-fonte]

Por ser barato demais, costuma ser vendido no esquema de cartazes presos ao vidro ou por indicação de um amigo. Uma solução é procurar em anúncios gratuitos de sites ou em jornais populares, que costumam ter uma farta oferta de modelos baratos.

Por sofrer grande preconceito por pessoas que não conhecem o carro, o sedan recebe muitas críticas. Poucos sabem que sua mecânica é toda GM, sendo assim, torna-se difícil sua revenda.

Ficheiro:Daewooesperofolder.jpg
Daewoo Espero Folder

Equipamentos[editar | editar código-fonte]

Ao Projetar o Espero, a Daewoo pensou em um veículo para pessoas que viajam frequentemente a longas distâncias, e em todos detalhes evidencia o conforto, portanto, é dotado de diversos equipamentos que eram destaque na época.

Ar Condicionado

Os três botões rotativos localizados no centro do painel controlam o sistema de ventilação do Daewoo Espero, que conta com um ventilador de 4 velocidades, aquecimento e ar condicionado. O Ar externo é forçado para o interior do veículo atrávés dos difusores de ar centrais e do compartimento dos passageiros. Existem ainda saídas de ar embaixo do carpete e no assoalho. O Sistema de Ar Condicionado do Espero conta com Recirculação, melhorando a refrigeração do ambiente e na versão DLX ainda existe o "Nível Duplo", que deve ser usado em situações como quando a temperatura exterior é baixa mas o tempo está claro e há sol. Ar quente será direcionado para os difusores do assoalho, e ar frio para os difusores do painel.

Direção Hidráulica

Ficheiro:Daewoo Folder 94.jpg
Daewoo Espero Folder DLX

Todos os Daewoo's Esperos contam com direção hidráulica de série, melhorando a condução em termos de praticidade e conforto, principalmente na condução urbana.

Regulagem de Altura do Volante

O Volante da Direção pode ser ajustado para uma melhor acomodação a pessoas de diversas estaturas. Para isso, puxe a alavanca localizada no lado esquerdo da coluna de direção, regule a posição desejada e solte a alavanca. Existem 5 posições, duas abaixo do centro, uma no centro e duas acima. Para facilitar a entrada e saída do veículo, o volante deve ser regulado para a sua posição superior.

Controles Elétricos

Para uma maior comodidade, o veículo é equipado com Vidros, Travas e Retrovisores Elétricos.

Os vidros podem ser abertos ou fechados eletricamente quando a chave de ignição estiver na posição LIGADO II.

O Interruptor do Vidro do motorista permite abrir ou fechar com apenas um toque, bastando pressionar por mais de 0.3 segundos. Para os demais vidros, basta segurar o botão para realizar tal função. Para a segurança de crianças no banco traseiro, também existe um botão para fazer com que os interruptores traseiros fiquem inoperantes. 

Os retrovisores também podem ser regulados elétricamente através de um botão na porta do motorista.

O veículo conta com trava elétrica, podendo ser acionada através do pino na porta do motorista, ou por um botão central.

Faróis de Neblina

As Luzes de Neblina proporcionam uma iluminação auxiliar e melhoram a visibilidade em situações de neblina, chuva ou neve. Ela pode ser ligada pressionando um botão no Painel. Caso o farol alto esteja ligado, a luz de neblina desligará automaticamente. Ao desligar o farol alto, a luz de neblina acenderá.

Botão de abertura elétrica do Porta-Malas

O Porta Malas do Veículo pode ser aberto elétricamente através de um botão na porta do motorista.

Imobilizador

Um sistema eletrônico operado na chave do veículo foi projetado para evitar roubos. Ao remover a chave estando totalmente no sentigo anti-horário, o volante da direção é travado.

Transmissão Automática com Winter (opcional)

A Transmissão Automática de seu veículo (se equipado) é controlada eletronicamente por um microprocessador, objetivando obter o máximo desempenho e facilidade de operação. O microprocessador controla a transmissão baseando-se na posição do pedal do acelerador e na velocidade do veículo, engatando rapidamente a marcha apropriada.

Se você tiver dificuldades de partir com seu veículo em estradas escorregadias, utilize o botão "Winter". Essa função fará com que a transmissão parta em 3ª marcha.

Sistema Anti-bloqueio das Rodas-ABS (opcional)

O Sistema ABS controla a rotação das rodas do veículo de maneira a não permitir que travem em caso de acionamento brusco dos freios ou em estradas escorregadias.

Desembaçador do Vidro Traseiro

O desembaçador do vidro traseiro funcionará por aproximadamente 10 minutos e então desligará. O indicador no painel acenderá quando o desembaçador estiver operando.

Desembaçador do Espelho Retrovisor Externo (opcional)

O Espelho Retrovisor externo também conta com desembaçador, funcionando por 10 minutos e então desligando automaticamente.

Teto Solar Elétrico (opcional)

O Teto Solar elétrico pode ser operado com a chave de ignição ligada ou desligada.

Acabamento e Conforto[editar | editar código-fonte]

Um conjunto do painel está bem adaptado ao carro, e é muito agradável e funcional. Pode não ter o melhor design, mas com certeza é de fácil leitura e intuitivo. Ele contém três mostradores (velocímetro, tacômetro, e medidor da temperatura e combustível), e um conjunto de luzes altamente visíveis, originalmente na cor verde claro. Na painel central existem três botões rotativos controlar a direção, força e temperatura do fluxo de ar e interruptores para ligar o ar condicionado e a recirculação. O ar-condicionado é necessário para ambos os dias quentes e chuvosos. Embora não seja um ar condicionado automático é suficiente para o veículo e ajuda muito no conforto e na segurança na condução em clima quente.

Os assentos do Daewoo Espero são parecidos com o do Vectra A, porém com tecido diferente. Os assentos são confortáveis ​​e com bom apoio para as pernas, melhorando o apoio lateral. O design dos assentos é bem acabado - não há folga, sem rachaduras, mesmo após a alta quilometragem.O assento do motorista é ajustável em altura (manivela), ajuste Lombar (DLX) e, é claro, ajustes de distância e inclinação. Os bancos de modelos fabricados após 1996 tem design diferente.Conforto de rodagem é muito alto, especialmente com o grande espaço interno. Os assentos traseiros têm uma construção semelhante aos da frente, com um ângulo de inclinação de 27 graus. Em todas as versões os bancos traseiros são confortáveis para longas viagens e contam com um apoio de braço escamoteável no centro. Infelizmente, os bancos traseiros não são rebatíveis. Todas as forrações de portas têm apoios largos e são revestidas em sua maior parte com o mesmo material do painel, e com uma parte usando o mesmo tecido dos bancos.  Assim como o Interior, o Porta malas também é bem espaçoso, contando com 560 litros de bagagem, o que é mais do que suficiente. Ele pode ser aberto por um botão no interior ou através da chave do motorista, sendo que a fechadura é escondida atrás de um logotipo móvel. Abaixo do Carpete do porta malas, está localizado o estepe e um conjunto de ferramentas que estão em um isopor.

Carroceria[editar | editar código-fonte]

O Daewoo Espero é um veículo com carroceria Sedan, ou seja, três volumes claramente definidos: Um para o motor, outro para a cabine de passageiros e outro para o porta malas. Geralmente esse estilo de carro possui um comprimento e uma distância entre-eixos maior, assim como uma altura menor para garantir uma boa aerodinâmica. O Espero possui um coeficiente de penetração aerodinâmica de 0,29cx, superando o Vectra e outros concorrentes, sendo um número invejável até para os dias de hoje. Isso graças a sua frente em Cunha, aliado a pouca altura do solo, e detalhes, como lateral com maçanetas embutidas e vidros mais próximos a carroceria. Vale destacar também que o Daewoo Espero não possui grade dianteira, apenas no para-choque. A ventilação é auxiliada atráves de um Spoiler "cata-vento" localizado abaixo do para-choque. Uma boa aerodinâmica confere uma maior estabilidade, menor consumo de combustível (pois como o arrasto é menor, não necessita de tanto esforço do motor), e mais silêncio a bordo.

A Carroceria do Daewoo Espero é bastante Rígida e resistente a torção. Em seu projeto, foram realizados mais de 150 testes de resistência a impactos e testes de deformação. Apesar de não parecer, não é um carro pesado, sendo inclusive mais leve que seus concorrentes diretos e que seu "irmão" Vectra A.

No Espero, os principais elementos que garantem essa rigidez e segurança são:

Longarina

A Longarina tem a tarefa de em um acidente, manter o motor dentro de seu compartimento, impedindo a entrada de seus elementos no habitáculo.

Reforço do Defletor Dianteiro

Esse reforço minimiza o risco de uma possível intrusão de componentes do motor na cabine. Ele também reduz a vibração interna através da limitação da mobilidade dos componentes de painel e afins.

Reforços Transversais

Feitos de aço altamente rígidos, são projetados para minimizar os efeitos de impacto lateral. No caso de um acidente, a força do impacto é distribuído através de toda a carroceria. Existem ainda placas de aço sobre os bancos dianteiros, evitando o "mergulho" dos ocupantes durante um acidente.

Viga Das Portas

No Interior das portas, existem vigas de aço que minimizam a deformação e aumentam a proteção durante uma colisão.

Sobreposição das portas dianteiras

As portas da frente são projetadas para se sobrepor ao fechar a porta na parte traseira. Isso impede um possível travamento das portas durante uma colisão frontal

Reforço do Porta-Malas

A estrutura da carroceria foi projetada de forma controlada para amortecer o impacto da parte traseira. Existem reforços atrás dos bancos traseiros, para que durante uma colisão traseira, os elementos do porta malas não invadam o habitáculo.

Parachoques Triplos

Os parachoques (tanto dianteiro quanto traseiro) possuem um design triplo, formado por três peças que absorvem o impacto em até 13 km/h sem sofrer deformações. No caso de uma grande colisão, eles ajudam a distribuir corretamente a força do impacto.

Alinhamento da Carroceria

Os faróis com os piscas são bem colados a carroceria. Parecem ser misturar o capô, pára-choque e paralamas. Isso faz com que tenha um estilo consistente e auxilia na Aerodinâmica. São usados faróis de Policarbonato, que têm desempenho em 10% maior com as lâmpadas convencionais. O Espero foi um dos primeiros carros no mercado a ter um elegante conjunto de lentes translúcidas. Todos os modelos têm um ajuste horizontal do refletor luz. A inclinação pode ser ajustada em 4 posições e isto permite a regulagem do facho, dependendo da carga na parte traseira do carro. Todos os Daewoo Espero's estão equipados com luzes de neblina localizadas na parte inferior do pára-choque dianteiro. As lanternas traseiras são combinadas (dividido em duas partes laterais e uma central). Tem um tamanho bom o suficiente, garantindo assim uma boa visibilidade, mesmo quando vista pela lateral, você pode ver se a seta ou lanterna estão acionadas.