Dagmar da Dinamarca (1890–1961)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dagmar
Princesa da Dinamarca
Dagmar da Dinamarca (1890–1961)
Nascimento 23 de maio de 1890
  Charlottenlund, Copenhaga, Dinamarca
Morte 11 de outubro de 1961 (71 anos)
  Kongstedlund, Dinamarca
Nome completo Luísa Dagmar Isabel
Cônjuge Jørgen Castenskiold
Descendência Carlo Frederico António

Jørgen Castenskiold
Cristiano Ludwig Gustavo Fritz Castenskiold
Frederico Jørgen Eric Aage Helge Castenskiold
Dagmar Castenskiold

Casa Schleswig-Holstein
Pai Frederico VIII da Dinamarca
Mãe Luísa da Suécia

Dagmar Luísa Isabel da Dinamarca (em dinamarquês: Dagmar Louise Elisabeth; 23 de maio de 1890 - 11 de outubro de 1961) foi a filha mais nova de Frederico VIII da Dinamarca e da sua esposa, princesa Luísa da Suécia e da Noruega.

Ela recebeu o mesmo nome que a sua tia paterna a nascida princesa Dagmar da Dinamarca, Imperatriz da Rússia, que foi a imperatriz consorte russa de czar Alexandre III da Rússia.

Família[editar | editar código-fonte]

Como neta por parte de pai do rei Cristiano IX da Dinamarca e a Luísa de Hesse-Cassel, ela teve por sangue relações com as mais importantes monarquias da Europa.

Por parte de sua tia paterna, a princesa Alexandra da Dinamarca, a rainha consorte britânica e esposa do rei Eduardo VII do Reino Unido; lhe fazendo prima em primeiro grau do futuro rei Jorge V do Reino Unido.

Outra tia paterna famosa foi a princesa Dagmar da Dinamarca, Imperatriz da Rússia foi uma prima em primeiro grau do futuro czar Nicolau II da Rússia, o último czar russo. Ela também foi prima em segundo grau das grã-duquesas imperiais: Olga Nikolaevna da Rússia, Tatiana Nikolaevna da Rússia, Maria Nikolaevna da Rússia, Anastásia Nikolaevna da Rússia e ainda do herdeiro Alexei Nikolaevich, Czarevich da Rússia.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Ela casou com Jørgen Castenskiold em 23 de novembro de 1922. Tiveram quatro filhos:

  • Carlo Frederico António Jørgen Castenskiold (13 de novembro de 1923 - 14 de abril de 2006). Ele casou três vezes. O seu primeiro casamento, com Bente Grevenkop, da qual teve três filhos. Eles divorciaram-se em 1963. Mais tarde, casou com Else Albrechtsen (em 1961, divorciando-se em 1969), e pela última vez com Maja Fabricius (em 1971).
  • Cristiano Ludwig Gustavo Fritz Castenskiold ([[10 de julho de 1926 - ). Ele casou com Cecily Abbots, com quem teve uma filha, Alexandra (nascida em 1965).
  • Frederico Jørgen Eric Aage Helge Castenskiold (16 de março de 1928 - 4 de maio de 1964). Ele casou primeiro com Kirsten Schlichtkrull, com quem teve uma filha, Susana. Eles divorciaram-se em 1958, ele casou pela segunda vez com Birgit Tingstedt, com quem teve outra filha, Maria Luísa.
  • Dagmar Castenskiold (11 de setembro de 1930 - 12 de julho de 2013). Ela casou primeiro, em 1950, com Paulo Bitsch com quem teve três filhos, e voltou a casar após a sua morte com Ole Friis Larsen em 1972.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.