Dai 62 Kai NHK Kōhaku Uta Gassen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


第62回NHK紅白歌合戦
62º NHK Kouhaku Utagassen
Informação geral
Formato
Gênero Musical
Duração 1h40 (1ª Parte)
2h45 (2ª Parte)
Elenco Mao Inoue
Arashi
País de origem  Japão
Idioma original japonês
Produção
Apresentador(es) Wataru Abe
Tema de abertura "1231"
Tema de encerramento "Hotaru no Hikari" por The New Bleed
Localização NHK Hall
Exibição
Emissora original NHK
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Formato de áudio 5.1
Transmissão original 31 de dezembro de 2011
Cronologia
61º Kouhaku Utagassen
31/12/2010
63º Kouhaku Utagassen
31/12/2012

O 62º NHK Kouhaku Utagassen foi transmitido em 31 de dezembro de 2011, e contou com a apresentação de Mao Inoue (Akagumi), Arashi (Shirogumi) e Wataru Abe (Mediador). O tema desta edição foi "Vamos cantar para um novo amanhã" (Ashita wo Utaou), que teve como objetivo espalhar pensamentos positivos para um país ainda abalado pelas consequências do terremoto de Tohoku e posterior tsunami. O tema também procurou para começar o novo ano com uma nova esperança. Após seis anos de vitórias, o reinado do SHIROGUMI terminou, pois o time vencedor do 62º Kouhaku Utagassen foi o Vermelho/AKAGUMI. Lady Gaga se apresentou neste Kouhaku, cantando "Born This Way".

Performances[editar | editar código-fonte]

Mao Inoue, capitã do time vermelho, é uma atriz japonesa mais conhecida por seus papéis em Hana Yori Dango e War Kids. Arashi comandou pela segunda vez o time branco, é um popular grupo de J-Pop masculino que não só vendeu milhões, mas apareceu em dramas, comandou shows, e teve apoio de incontáveis fãs. Segue a ordem das aprsentações:

Primeira Parte[editar | editar código-fonte]

Segunda Parte[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Ayumi Hamasaki foi a primeira a se apresentar no 62º Kouhaku (Opening Special Stage) pelo time Vermelho, porque logo após sua aparição ela deu início ao seu "COUNTDOWN LIVE 2011-2012".
  • Mana Ashida e Fuku Suzuki têm que se apresentar antes das 8 horas da noite, por isso que vão ser os primeiros da lista: caso muita gente não saiba, aqui no Japão, crianças não podem trabalhar (no ramo de entretenimento) após 8 da noite. Por isso que no especial FNS Kaiyosai, a dupla foi uma das primeiras que se apresentou.
  • O trio NYC (Yuma Nakayama, Ryosuke Yamada e Yuuri Chinen[1]) só vão se apresentar porque eles cantam a música tema do anime "Nintama Rantarou" que é transmitido pela NHK Educativa. E vão ser um dos primeiros também a se apresentarem porque depois terão que comparecer no Tokyo Dome para o Johnny's Countdown.
  • Teoricamente foi o último Kouhaku de Angela Aki e Kumi Koda. Motivo: maternidade. Aki está grávida de nove meses e Koda de dois meses.
  • A cantora Ayaka volta depois de dois anos ausente por motivos de saúde.
  • Foi a primeira vez também da cantora Ringo Shiina. Embora tenha mais de dez anos de carreira, a presença dela deve-se devido a sua música "Carnation" ser tema do asadora do mesmo nome.
  • O grupo Inawashirokos é formado por músicos nascidos em Fukushima, e o nome da banda vem do lago Inawashiro, situado na província de Fukushima. O quarteto - formado por Shinji Matsuda (baterista do The Back Horn), Takashi Yamaguchi (vocalista e guitarrista do Sambomaster), Toshimi Watamame (guitarrista do TOKYO N.1 SOUL SET) e Michihiko Yanai (guitarrista do Kaze to Rock) - gravaram a música em homenagem a província e cujo PV trazia 47 artistas representando cada província do Japão interpretando a música, incluindo o ator e cantor Toshiyuki Nishida, que é de Fukushima e também esteve no evento.
  • Sayaka Kanda é filha da cantora Seiko Matsuda e do ator Masaki Kanda. Chegou a ser cantora sob o nome SAYAKA, atriz, mas acabou dedicando-se ao teatro. Está no elenco da peça "Endless SHOCK", protagonizado pelo Kinki Kids Koichi Domoto.
  • As duplas mais esperadas pelo evento infelizmente não puderamo comparecer este ano por motivo de saúde - Dreams Come True (Masato Nakamura e Mika Yoshida) e Kobukuro. Nakamura foi operado recentemente e pediram repouso absoluto, tanto que tiveram que cancelar alguns shows e Kuroda esteve em tratamento médico desde agosto, com problema de coluna.
  • Pelo terceiro ano seguido, Masaharu Fukuyama não esteve no palco do NHK Hall, mas ao vivo no Pacifico Yokohama, onde quase todo final de ano faz sua apresentação. Foi memorável o ano de 2010, quando Teruyuki Kagawa cortou a longa cabeleira de Fukuyama, que ostentava desde que começou a gravar o taiga dorama "Ryomaden".
  • Pelo segundo ano consecutivo (e quarta vez), o quinteto SMAP foi quem encerrou o evento, com um medley das músicas do álbum "SMAP AID", cuja seleção foi feita através de votação dos fãs no site oficial da gravadora do grupo. Muita gente espera sempre o "Ootori", que seria o encerramento do Kouhaku Utagassen, antes de sair o resultado final.
  • "Furusato", música interpretada pelo quinteto Arashi (que segundo ano consecutivo representou o Shirogumi) em 2010, foi interpretada novamente - desta vez com Sho Sakurai tocando ao piano que foi restaurado dos destroços do terremoto de Tohoku. O piano levou mais de seis meses para ser recuperado.

Referências

  1. «Nogizaka46 Saito Yuuri 1st Photobook "7 Seconds of Happiness"» (em English). Shukan Bunshun. 16 de março de 2019. Consultado em 17 de março de 2019