Daily Monitor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Daily Monitor
Fundação 1992; há 29 anos[1]
Proprietário Nation Media Group
Editora Monitor Publications Limited
Conselho de redação ~300 (2016)[2]
Publicações irmãs Saturday Monitor
Sunday Monitor
OCLC OCLC 44216472

Daily Monitor é um jornal diário independente de Uganda. Seu nome é compartilhado pelo Saturday Monitor e Sunday Monitor, que também são publicados pela Monitor Publications Limited.[3] O Daily Monitor teve uma média de circulação diária de 24.230 jornais em setembro de 2011.[4] No quarto trimestre de 2019, esse número havia caído para 16.169 cópias diárias.[5]

Localização[editar | editar código-fonte]

A sede do Daily Monitor e as publicações Daily Monitor, bem como a imprensa do jornal, estão localizadas na 29-35 8th Street (Namuwongo Road) na área industrial de Kampala, capital de Uganda e maior cidade.[6][7]

Visão geral[editar | editar código-fonte]

O jornal foi fundado em 1992 como The Monitor e relançado como Daily Monitor em junho de 2005. O artigo afirma que sua propriedade privada garante a independência de seus editores e jornalistas.[8]

A sede do jornal fica no mesmo prédio que abriga os outros investimentos de propriedade da Monitor Publications Limited, incluindo o jornal Daily Monitor, o Monitor Business Directory, o jornal esportivo Ennyanda (em Luganda), a estação de rádio 90.4 Dembe FM (em Luganda e em inglês),[6] Estação de rádio 93,3 KFM, papel eletrônico Daily Monitor, aplicativo Monitor E-paper e canais de mídia social Daily Monitor.[8]

A Monitor Publications Limited e todas as suas subsidiárias listadas acima são de propriedade do Nation Media Group, um conglomerado de mídia com sede em Nairobi, Quênia e cujas ações estão listadas na Bolsa de Valores de Nairobi e estão listadas na Bolsa de Valores de Uganda, Bolsa de Valores de Dar es Salaam e Bolsa de Valores de Ruanda.[9]

Invasão policial de 2013[editar | editar código-fonte]

As instalações do Daily Monitor foram invadidas pela polícia de Uganda em 20 de maio de 2013. Isso aconteceu logo depois que o jornal publicou uma carta supostamente escrita pelo general David Sejusa, ameaçando que aqueles que se opunham a Muhoozi Kainerugaba pela presidência arriscassem suas vidas. Kainerugaba é filho do presidente de longa data Yoweri Museveni. A mesma carta também foi publicada por outro jornal de Uganda, o Red Pepper, cujos escritórios também foram invadidos.[10]

O cerco policial terminou em 30 de maio de 2013 e o jornal e suas estações de rádio 90.4 Dembe FM e 93.3 KFM Uganda, que foram desativadas durante o cerco, foram reabertos.[11]

Referências

  1. Bloomberg (17 de março de 2000). «The Monitor Publications Limited: Company Overview». New York City: Bloomberg Research. Consultado em 31 de outubro de 2016 
  2. Moses Kaketo (30 de junho de 2016). «NMG Closes 3 Radio Stations And One Television Station in Kenya and Rwanda, To Merge Operations in Uganda». Kampala: News.ug. Consultado em 30 de outubro de 2016 
  3. Monitor Publications Limited
  4. Karatsi, Roselynn. «New Vision is highest read paper - ABC». New Vision 
  5. Uganda Business News. «Circulation falls for Uganda newspapers in fourth quarter of 2019». Uganda Business News (em inglês) 
  6. a b Monitor Reporter. «Monitor takes over Dembe FM». Daily Monitor 
  7. «Daily Monitor». Google Maps. Google. Consultado em 8 de março de 2020 
  8. a b Daily Monitor. «About Us: About Daily Monitor & Monitor Publications Limited». Daily Monitor Online 
  9. Juma, Victor. «NMG set to list on Dar stock exchange». Daily Monitor 
  10. BBC Reporter. «Uganda's Daily Monitor raided over Museveni 'plot'». British Broadcasting Corporation (BBC) 
  11. BBC. «Uganda's Daily Monitor reopens after police closure». British Broadcasting Corporation (BBC) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]