Gosei Sentai Dairanger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Dairanger)
Ir para: navegação, pesquisa
Gosei Sentai Dairanger
Informação geral
Formato Série
Gênero Tokusatsu
Ação
Duração 24-25 minutos
Criador(es) Toei Company
País de origem Japão Japão
Idioma original japonês
Produção
Narrador(es) Hironori Miyata
Elenco Keiichi Wada
Tatsuya Nomi
Ei Hamura
Keisuke Tsuchiya
Natsumi Takahashi
Hisashi Sakai
Tema de abertura "Gosei Sentai Dairanger" por New JACK Takuro
Tema de encerramento "Ore-tachi Muteki Sa!" por New JACK Takuro
Exibição
Emissora de televisão original Japão TV Asahi
Transmissão original 19 de fevereiro de 199311 de fevereiro de 1994
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 50

Gosei Sentai Dairanger (五星戦隊ダイレンジャー, Gosei Sentai Dairenjā?, traduzido como Esquadrão Cinco Estrelas Dairanger)[1] é a 17ª série da franquia Super Sentai[2] , produzida pela Toei Company[3], sucedendo Zyuranger e antecedendo Kakuranger. Foi exibida em 1993 pela TV Asahi, foi adaptada para a segunda temporada de Power Rangers nos EUA. A série é tida por muitos fãs como uma das melhores séries da franquia Super Sentai.

História[editar | editar código-fonte]

Gosei Sentai Dairanger (Esquadrão Cinco Estrelas Dairanger). Em 6000 A.C. (cerca de 8000 anos atrás) na área meridional da China, a Civilização Daosu tem chegado ao ponto mais alto de seu poder. Naquela época, a população era somente de 200.000 pessoas e tal civilização era a mais excelente e a mais avançada de todas. Mas, após 6.000 anos de existência ela acaba sendo destruída! A Civilização Daosu era a detentora do poder imperial, além de ser composta por três tribos.

A primeira tribo era aquela que detinha poderes psíquicos oriundos de aparições monstruosas, a Tribo Gohma. Aquela cujo poder espiritual vinha das grandes feras lendárias era a Tribo Dai. E, por fim, aquela que não possuía nenhum desses poderes era a Tribo Shura. Cada tribo tinha uma função específica no Império. A Tribo Gohma era a asa militar do Império. A Tribo Dai possuía em sua maioria serventes civis e coisas desse tipo. Por fim, a Tribo Shura terminou por ter na maioria do tempo serventes e escravos das outras duas tribos. Era uma época em que a cidade prosperava e as pessoas viviam em paz (pelo menos na grande maioria). Contudo, os Gohma rebelaram-se.

Eles conspiraram para controlar as outras funções do império pertencentes à Dai e Shura. Para alcançarem seus objetivos, eles passaram a venerar o Demônio Gohma, e começaram a usar seus poderes monstruosos. Os Gohma fizeram todo o tipo de coisas terríveis e cruéis que se pode imaginar. Os habitantes da Tribo Dai foram os primeiros a sofrer ataques e começaram a rebelar-se. A guerra começou e as pessoas começaram a matar umas às outras. Parecia uma guerra interminável e que jamais acabaria. O poder Gohma destruiu a natureza. Seus monstros espalharam pânico pelo mundo até o dia em que, para a purificação da Terra, a Natureza escolheu o nascimento das cinco Feras Transmissoras Chi para ajudar a tribo Dai. Mas a superioridade moral da Tribo Dai já estava totalmente destruída em razão da guerra.

Cada uma das Feras Transmissoras Chi fora manipulada cuidadosamente com filhotes que antes da batalha precisavam estar desenvolvidos e amadurecidos o suficiente. Enquanto isso, os cinco guerreiros Dai lutavam incessantemente. Tais guerreiros eram munidos de um misterioso poder chamado "ki", o mesmo do Dragon Ball, que permitia que eles controlassem as Feras Transmissoras Chi. Durante os combates, Kujaku caiu numa armadilha feita por um dos monstros Gohma, onde ficou aprisionada num espelho até 1993. Gara, outra guerreira Dai, juntou-se aos Gohma simplesmente por odiar Kujaku. E seis anos depois, Zhang Liao (Chou Ryou), um dos mestres das Feras Transmissoras Chi também traiu a Tribo Dai e passou para o lado dos Gohma, fazendo com que a primeira equipe Dairanger fosse derrotada. Ao final, as Feras Transmissoras Chi foram esquecidas, e seus paradeiros ficaram desconhecidos, uma vez que ambas as Tribos Dai e Gohma haviam sido destruídas e a paz restituída. A guerra ainda perdurou por 500 anos e o país ficou em ruínas.

Os 4.000 anos de Civilização Daosu acabaram por terminar da pior maneira possível. E quando a guerra finalmente havia acabado, os sobreviventes pertenciam à Tribo Shura (que provavelmente estava muito contente de ter se livrado dos Gohma e dos Dai). E eles acabaram por dispersar-se por todo o mundo. Sabe-se inclusive que essa Tribo está por trás do crescimento das Civilizações do Oeste. Ou seja, os integrantes da Tribo Shura são os ancestrais de todos os humanos que vivem na atualidade.

Sem guerra e com as tribos destruídas, a Super Fera Transmissora Chi Daimugen passou a se disfarçar de humano, um rapaz chamado Kameo. Já Zhang Liao, o último traidor, passou a viver normalmente ao longo dos tempos e, entre 1969 e 1974, acabou tendo um filho. Esse filho recebeu o nome de Ryou e, mais tarde, se tornaria o líder da nova geração de Dairangers. Em 1989, a mãe de Kou, uma das integrantes da Tribo Dai e que vivia com os Gohma, consegue escapar do Império e leva seu filho para bem longe.

Antes de ser mais uma vez capturada, ela marca Kou com a marca do tigre. Mais tarde esse garoto seria o sexto integrante dos Dairangers, o Kiba Ranger. É bom lembrar que ele é filho de uma humana com um Gohma cujo nome é Shadam. Mestre Kaku é um poderoso homem que sabia, ou pressentia, que uma dia a Tribo Gohma poderia retornar. E se isso ocorresse, o medo tomaria conta do planeta enquanto eles procurassem pelos descendentes da Tribo Dai (que existem mas são pouquíssimos). E de fato a Tribo Gohma voltou, mas os descendentes dos guerreiros estavam preparados para a batalha através de um super poder emanado pelo "ki". Tal poder acabou por transformá-los em Dairangers.

O objetivo do Gohma na atualidade é encontrar o sucessor de seu mestre regente, Gohma XV. E para combatê-los, mestre Kaku treina dois descendentes da Tribo Dai, Ryou e Rin, mais três humanos comuns para que, juntos, eles utilizassem o Poder de Transmigração e os cinco animais sagrados convocados pelas esferas celestiais. Antes da verdadeira batalha começar, era necessário que as cinco Feras Transmissoras Chi renascessem. O primeiro a voltar à vida foi Rei Dragão Estelar (Ryuuseiou).

E as outras quatro feras só voltaram a viver quando nossos heróis conseguem as jóias do Tesouro Celestial Lai Lai (Tianbao lailai). Durante a batalha, Zhang Liao é gravemente ferido na tentativa se salvar seu filho de um monstro. Mas antes de morrer, ele deposita seu "Ki" nas jóias Tianbao Lai Lai e, assim, as cinco feras unem-se para compor o Dairen’ou. Ainda também nos primeiros episódios, Shishi Ranger derrota o monstro que havia aprisionado Kujaku e, desse modo, ela acaba sendo libertada. E conforme já foi dito, mais tarde nossos heróis recebem a ajuda de um sexto integrante, o KibaRanger (tigre branco). Trata-se de um garoto de nove anos que é filho de uma humana com um demônio Gohma.

Dairanger[editar | editar código-fonte]

Ator / Atriz Personagem Denominação Estrela Celestial Arma Kidenju (Mecha)
Keiichi Wada Ryou Ryuu Ranger Tenkasei (Estrela Celestial do Fogo) Sekiryu Soryuken Kidenju Ryuseioh (Dragão)
Tatsuya Nomi Daigo Shishi Ranger Tengensei (Estrela Celestial da Ilusão) Shishi Konbou Kidenju Sei Shishi (Leão)
Ei Hamura Shouji Tenma Ranger Tenjusei (Estrela Celestial da Gravidade) Tenma Nunchaku Kidenju Sei Tenma (Pégaso)
Keisuke Tsuchiya Kazu Kirin Ranger Tenjisei (Estrela Celestial do Tempo) Kirin Ku-setsu Ben Kidenju Sei Kirin (Qilin)
Natsumi Takahashi Lin Houou Ranger Tenpuusei (Estrela Celestial do Vento) Yari Houou Kidenju Sei Houou (Fênix)
Hisashi Sakai Kou Kiba Ranger Koshinsei (Nova Estrela Celestial) Byakkoshinken Kidenju Won Tiger (Tigre)
Ryou/Ryuu Ranger (天火星・亮/リュウレンジャー, Tenkasei Ryōu/Ryūu Renjā?)
Líder dos Dairangers, tem 23 anos. Filho do antigo Ryuu Ranger (Zhang Liao) com uma mulher humana. Trabalhava como um aprendiz de cozinheiro até ser encontrado por Kaku que o salva de um ataque do monstro Gorma.
  • Seus ataques são: Tenkasei Inazuma Enjōha, Ryusei Senkō.
Daigo/Shishi Ranger (天幻星・大五/シシレンジャー, Tengensei Daigo/Shishi Renjā?)
Tem 24 anos, é o membro mais calmo e o mais sério também. Trabalha em uma loja de animais e torna-se romanticamente envolvido com Kujaku. Utiliza técnicas de Kung Fu e Ilusões. No fim, é descoberto que o fato de sua futura conexão com Kujaku, foi o que Kaku pressentiu que o levou a escolher Daigo para se tornar Dairanger.
  • Seus ataques são: Tengensei Kirigakure, Shishiken Mumyō Mushin.
Shouji/Tenma Ranger (天重星・将児/テンマレンジャー, Tenjūsei Shōuji/Tenma Renjā?)
É o segundo mais jovem da equipe, tem apenas 20 anos. Seu maior sonho é tornar-se um grande lutador de Boxe. É muito brincalhão e esperto, mas tem um grande senso de justiça.
  • Seus ataques são: Tenjusei Jūryoku Gyakutenha, Tenma Kaiten Keri, Tenma Kōsoku Kaiten Keri.
Kazu/Kirin Ranger (天時星・知/キリンレンジャー, Tenjisei Kazu/Kirin Renjā?)
Tem 21 anos, é dançarino e cabeleireiro que aos 15 anos fugiu de casa e chegou a Tóquio, sendo encontrado por Kaku. Bastante vaidoso, com aparência sensível, mas em batalha é bastante forte.
  • Seus ataques são: Tenjisei Jikan Kaeshi, Zutsuki Otoshi, Kirin Bakudan Panchi.
Lin/Houou Ranger (天風星・リン/ホウオウレンジャー, Tenpūsei Lin/Hōō Renjā?)
Ela é a única mulher do grupo e tem 18 anos. Sempre refere-se Kaku como tio, deixando dúvidas se realmente compartilham parentesco ou apenas seria a forma dela se expressar a alguém bastante próximo a ela. Sendo assim, dos Dairangers, ela é a única que possui os mais fortes poderes psíquicos. Bastante inteligente, gentil e tímida.
  • Seus ataques são: Tenpusei Ichimonji Tatsumaki, Dairinken Senpū Kiri, Ichimonji Puresu.
Kou/Kiba Ranger (吼新星・コウ/キバレンジャー, Koshinsei Kō/Kiba Renjā?)
É o mais jovem da equipe, com apenas 9 anos de idade. Quando tinha apenas 4 anos de idade, sua mãe havia selado a marcado tigre em seu braço direito. Daí, passou maior parte do tempo sem notícias de sua mãe. Muito tempo depois, torna-se um garoto pervertido e muito brincalhão. Mesmo assim, foi escolhido pelo Byakko Shinken e torna-se o Kiba Ranger.
  • Seus ataques são: Koshinsei Midare Yamabiko, Gatotsushin, Byakko Issen.

Aliados[editar | editar código-fonte]

  • Mestre Kaku - Este homem criou o grupo Dairangers e utiliza um pseudônimo humano se chamando de Kaku. Por muito tempo, guardou segredos em relação a Gorma aos seus discípulos. Quando Dainjiryuu surge atacando a Terra novamente, ele alia-se a Gorma e traja sua armadura vermelha com aparência de cíclope. No entanto, ele enfrenta Shadam numa luta onde apenas um deles tornará o 16° imperador. Durante a luta entre os dois, Kaku termina sendo morto pelo vilão. Seus ataques são: Dai Kiryoku
  • Kujaku(ep. 9-10, 16, 23, 36, 41, 47-48) - Era uma seguidora do Mahamayuri Vidyajara, o Buda pavão. Foi um interesse romântico de Daigo. Enfrentou Gara várias vezes durante suas aparições. No fim, ela consegue curar os ferimentos de Gara com a Lágrima do Pavão e acaba perdendo energias e morrendo. Sendo assim, ela torna-se um espírito Buda. Ela reaparece como um espírito para fazer com que Daigo recupere as forças e o apela para não vingá-la.
  • Grande Mestre Guhon (ep. 13-14, 17, 30-31) - O tio-avô de Lin e mentor do Mestre Kaku. Foi quem deu aos Dairangers as armas Dairenkens. Sua noiva Shoukyou havia sido capturada por Gorma, mas Lin consegue salvá-la. Guhon e sua noiva enterra a espada Byakkoshinken numa pedra e após isso, eles retornam para a China. Ele havia retornado para entregar a Kiryoku Bazooka aos Dairangers.
  • Kameo (ep. 22-24, 27-31, 37-50) - Um homem gordo de estranha aparência que ama tartarugas e também testemunhou a aparição da criatura Won Tiger. Não tinha nenhuma lembrança de sua vida anterior, apenas ganha vida como aprendiz de artista. Um dia ele encontra a jóia Lai-Lai que o faz retornar à sua forma original Dai Mugen, uma tartaruga gigante Mecha que pode servir de transporta para Dairen'Oh e também pode utilizar a forma de combate para enfrentar os inimigos cara-a-cara.
  • Byakko Shinken (ep. 17-50)- A espada-falante de Kou. Possui a capacidade de controlar o corpo de Kou enquanto entram no campo de batalha.
  • Mãe de Kou e Akomaru (ep. 22, 37, 42-44, 48) - Há muito tempo, ela teve um relacionamento com Shadam e juntos tiveram dois filhos gêmeos: Kou e Akomaru. Devido às regras de Gorma que o irmão mais velho teria que ser sacrificado, Akomaru integra ao império do mal enquanto Kou fica com sua mãe que depois de muito tempo, sela a marca do tigre no braço do garoto por obrigação da mesma. Tempos depois, ela foi aprisionada por Akomaru sem ele saber que ela é sua mãe. Ela se alia aos Dairangers em busca de seus filhos. No entanto, ao tentar salvar Kou, a caverna onde ela se escondia desmorona e Akomaru entra no mesmo canto e morrem juntos.
  • Daijinryuu (ep. 37-38, 42-44) - É o deus-dragão que foi criado pelo próprio universo para manter o equilíbrio natural do mundo.
  • Youko (ep. 1, 7, 15) - A irmã de Ryou.

Império Gorma[editar | editar código-fonte]

  • Imperador Gorma (ep. 20-22, 28-31, 37-38, 42, 48) - O 15º imperador da Tribo Gorma que misteriosamente reapareceu para reabrir o Palácio Gorma com a intenção de restaurar o seu império ruir à sua antiga glória. Um ser bastante poderoso, embora um pouco insano. Possui um temperamento mais brincalhão ao relacionar-se com seus subordinados, principalmente devido o fato de todos o receberem pondo uma máscara no rosto. Percebe-se que devido à sua insanidade, pouco tem noção das coisas que ocorrem, sendo neutro para os Dairangers. No final, é revelado que ele foi criado pelo próprio Shadam como um boneco de argila e que foi dado uma alma a ele até o dia em que tornasse o próximo imperador. Sendo assim, destruído por Shadam. Ele ainda revelou sua existência a Ryuu Ranger, Tenma Ranger e Kirin Ranger, mas foi rompido a pó de argila antes de revelar o segredo de Shadam.
  • Comandante Shadam - É o líder do trio de generais composto por ele, Gara e Zaidos. Bastante rigoroso e cruel em seus planos. É o pai de Akomaru e Kou, o que se nota na série é que ele fingiu-se de humano e teve um relacionamento há alguns anos com a Mãe dos garotos e a deixa levando Akomaru consigo. Possui um temperamento muito frio e cruel, sendo capaz de matar qualquer um, mesmo que seja do seu clã, como por exemplo, Tenpou e Kaku. Ao enfrentar Kaku numa batalha um-a-um, ele trajou uma armadura vermelha de aparência monstruosa e mata o mestre dos Dairangers e toma o poder de imperador das mãos do 15° se tornando o 16° Imperador ao roubar a jóia Daichi Douten. Sendo assim, o final revela que tudo ficava sob controle do próprio Shadam que criou Gara, Zaidos e o 15° Imperador. Quando Daijinryuu surge destruindo o castelo, os Dairangers fogem apenas Ryo e Shadam se encontram em meio as ruínas e lutam um contra o outro. Mesmo assim, Ryo consegue esfaquear Shadam que morre ao ter seu corpo transformado em argila e se rompe.
  • Comandante Gara (ep. 1-49) - Dentre o trio de oficiais, é a única mulher. Há 6000 anos atrás, era membra da tribo Dai e amiga de Kujaku. Devido um desmoronamento de pedras, ela protege Kujaku de ser atingida, mas fica ferida e até os tempos atuais, ela havia escondido uma cicatriz que a deixa envergonhada. Devido a isso, ela criou uma grande rivalidade com Kujaku. No episódio 41, ela cria o a Fantasma Vivo que possui sua aparência apenas diferenciado por utilizar uma armadura. Ela e Kujaku, têm um último duelo no qual Gara fica cega devido um ataque de sua rival. Mesmo assim, com a bondade de Kujaku, ela volta ao normal após ser curada da cegueira e da cicatriz de 6000 anos. No fim, ela foi destruída pelo espírito verdadeiro da antiga Gara. Seu corpo torna-se argila e se rompe. Seus ataques são: You Bakudan, Yoryoku
  • Comandante Zaidos (ep. 1-48) - Mostra-se como o mais forte do trio. Demonstrou muita lealdade a Shadam, acreditando que ele fosse capaz de liderar Gorma. Enfrenta os Dairangers numa última batalha, aproveitando a situação na qual os heróis estavam sem os poderes. Mas quando elas recuperam os poderes, Zaidos torna-se gigante e os enfrentam, sendo derrotado pelo Ryuuseioh unido ao Dai Mugen. Ele volta ao tamanho normal, mas seu corpo transforma-se em argila e se rompe. Seus ataques são: Bakurai Jigoku Bakurai Ha.
  • Sacerdote Riju (ep. 7-8)- Um Gorma de alto nível, acima dos comandantes, e surge acompanhado com Chouryou. Após Chouryou recusar a matar os Dairangers, ele assume a luta e transforma-se no monstro Nokorigi Daisojou. Ele quase conseguia matar os heróis, mas Chouryou o impede e os dois acabam derrotando um ao outro. Torna-se gigante e foi o primeiro a ser destruído pelo Dairen'oh.
  • Chouryou Tetsumenpi (ep. 7-8) - Foi o antigo Ryuu Ranger que aliou-se a Gorma e tornando-se imortal. Apaixona-se por uma humana no qual deu à luz seu filho Ryo. Após Youko nascer, ele foi convocado pelo seu mestre, o Sacerdote Riju e volta a seguir o mal novamente. Lutou contra Dairangers e Kaku, obtendo bastante vantagens. Quando Kaku lhe revela que Ryo é o seu filho, ele se arrepende, mas o seu mestre Riju lhe ameaça de morte. Daí ele volta-se contra o seu mestre e juntos, um mata o outro. Quando ele cai aos braços de Ryo, os espíritos dos antigos Dairangers aparecem e aceitam o perdão de Chouryou. Seus ataques: Gyaku Ichimonji Tatsumaki, Gyaku Juuryoku Ha, Bakuretsu Dai Jishin, Yoryoku Kaen Jigoku
  • Akomaru (ep. 17-22, 30-31,) - Filho de Shadam e irmão gêmeo de Kou. Compete a mesma posição de general que Shadam possui. Rivalizou com Kou nas batalhas. Durante a batalha das Sacerdotizas contra Dairangers, várias rochas se espalham e caem por cima de Akomaru esmagando-o. O Imperador Gouma consegue fazê-lo retornar do mundo dos mortos.
  • Três Sacerdotizas (ep. 17-22) - Essas três criaturas Gorma trabalham diretamente como guarda-costas/babá de Akomaru.
    • Yubiwa Kanjo (ep. 17-22) Sua característica principal é a aparência de uma mão. É a mais velha do trio de irmãs sacerdotizas. Após a morte de suas irmãs, ela consegue trazer os espíritos delas para lhe ajudarem na batalha. Foi morta por Kibadaioh.
    • Necklace Kanjo (ep. 17-20) Como características principais, possui os olhos fechados e mais um outro olho aberto no meio da testa. Possui a capacidade de alongar seu pescoço a uma grande distância. Foi destruída pelo Dairen'o.
    • Earring Kanjo (ep. 17-18) -Possui orelhas e cabelos enormes como características principais. Foi morta por Kibaranger.
  • Três Patetas Gouma (ep. 15, 24, 40, 47-48) - Trio de monstros à serviço de Zaidos, que devido às suas loucuras, são considerados como inferiores ao império. Na primeira batalha deles contra Dairangers, foram derrotados pelo Ryuuseioh. Na segunda batalha foram derrotados pelo Kibadaioh. Aos poucos, foram ganhando respeito pelo heróis, em especial, Shoji. Na última batalha deles, Shoji e Kamikaze competiram uma corrida de motocicletas e quem ganhasse ia ser explodido após pisar na linha de chegada, e os dois estavam inocentes quanto à isso. Daí, Kamikaze ganha a corrida, mas na mesma hora que seus amigos tentam impedí-lo, ocorre a explosão. Aparecem depois como espíritos dando forças aos Dairangers.
    • Kamikaze Taishou Líder do trio, ele possui a aparência de motocicleta.
    • Hakaishi Shachou Possui a aparência de uma lápide.
    • Denswa Sensei Possui a aparência de um telefone.
  • General Tenpou (ep. 17, 20, 47-48) - É o braço-direito do Imperador Gorma e tutor de Akomaru. Ao descobrir algo diferente no 15° Imperador(mão de barro) ele é morto por Shadam no mesmo instante.
  • Jin Matoba (ep. 26-27, 35, 39, 47-48) - Um mestre em todos os tipos de artes marciais. Seus maiores alvos eram os mestres de artes marciais. Sempre que matava o seu oponente, jogava uma moeda por cima de cada vítima. Vende sua alma ao Major Zaidos e torna-se mais poderoso na forma de Makenshin Jin. Possui uma grande rivalidade com Ryo. Mas ele recusou as ordens de Gouma e luta por conta própria. Durante sua luta contra Ryo, ele se joga na frente do rival e foi atingido pelo ataque do monstro Gouma e morre. Zaidos leva o seu corpo e funde com o monstro Garouki, tornando-se um só. Mas Ryo consegue fazê-lo voltar ao normal. Daí, Jin segue seu caminho solitariamente até ser encontrado por um exército de Kottopotoro que os ataca. Seus ataques são: Madou Makai Ha, Kumo no Mai
  • Gouma Shintennou (ep. 20, 28-31) - São quatro sacerdotes(Touhouten, Nanpouten, Saihouten, Hoppouten) que apareceram quando o Imperador surge no palácio. Nas batalhas, são capazes de criar ilusões apenas para confundir os Dairangers. Possui a capacidade de tornarem um ser de quatro cabeças chamado apenas de Shintennou. São destruídos pelo Dai Mugen unido ao Ryuuseioh.
  • Ikazuchi (ep. 42-44) - Monstro robótico guarda-costa de Akomaru. Foi destruído por Kibadaioh.
  • Primeiro-Tenente Shiryuu (ep. 45-46) - Um dos líderes da guarda imperial e grande discípulo e amigo de Kaku. No campo de batalha, traja uma armadura escura e com aparência de cíclope armado com uma arma semelhante a um tridente. Ao enfrentar os Dairangers torna-se gigante e foi destruído pelo heróis no Dairen'oh.
  • Kottopotoro - São os soldados de trajes negros e máscaras brancas com apenas a abertura da boca aparecendo.

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

Número Nome do episódio Monstro(s) do episódio e suas características Protagonistas ou Foco do Episódio
01 Tenshin Daa! Himo Danshaku (Barão Corda) Ryou (Ryuu Ranger)
02 Kiryoku Daa! Himo Danshaku (Barão Corda) e Gamagushi Houshi (Sacerdote Bolsa) Shouji (Tenma Ranger)
03 Me dê a sua Alma! Kagi Doukeshi (Palhaço Chave) Daigo (Shishi Ranger), Shouji (Tenma Ranger), Kazu (Kirin Ranger) e Kaori
04 Nós somos Imaturos! Kagi Doukeshi (Palhaço Chave) Daigo(Shishi Ranger)
05 As Jóias têm que vir! Utahime Kuchibeni (Cantora Batom) Lin (Houou Ranger)
06 Vento, corte-os! Utahime Kuchibeni (Cantora Batom) Lin (Houou Ranger)
07 Traidor! Chouryou Tetsumenpi Ryou (Ryuu Ranger), Shoji (Tenma Ranger) e Mestre Kaku
08 Pai!! Sacerdote Riju/Nokogiri Daisojou (Arcebispo Serrote) Ryou (Ryuu Ranger) e Chouryou Tetsumenpi
09 Não seja vaidoso! Kagami Keshoushi (Mestre Espelho) Daigo (Shishi Ranger)
10 Ahh! Deusa da Vingança! Sakura Shishaku (Visconde Sakura) Daigo (Shishi Ranger) e Kujaku
11 Magnetismo Jishaku Shinpu (Padre Ímã) Shouji (Tenma Ranger)
12 Bêbado de Tofu! Tofu Sennin (Ermitão Tofu) Kazu (Kirin Ranger)
13 O Garoto Kabuki Kabuki Kozo (Garoto Kabuki) Dairangers
14 Olá, Casamento! Kabuki Kozo (Garoto Kabuki) Lin (Houou Ranger) e Guhon
15 O Futebol dos Três Patetas! Kamikaze Taishou (General Kamikaze), Hakaishi Shachou (Presidente Lápide) e Denwa Sensei (Professora Telefone) Ryou(Ryuu Ranger)
16 Transformando crianças em Pedras! Haniwa Fukuwajutsushi (Instrutor de Defesa Boneco de Ventríloquo) Daigo (Shishi Ranger), Kujaku e Yuri
17 Aparece um novo Herói! Yubiwa Kanjo (Senhorita Anel), Necklace Kanjo (Senhorita Colar) e Earring Kanjo (Senhorita Brinco) Lin (Houou Ranger) e Kou (Kiba Ranger)
18 A Byakko Secreta Earring Kanjo (Senhorita Brinco) Lin (Houou Ranger) e Kou (Kiba Ranger)
19 A Beleza Excitante Yubiwa Kanjo (Senhorita Anel) Shouji (Tenma Ranger), Kou (Kiba Ranger) e Kasumi
20 A Aparição do Castelo Gohma Necklace Kanjo (Senhorita Colar) Kou (Kiba Ranger)
21 O Nascimento do Senhor Kidenjuu Yubiwa Kanjo (Senhorita Anel) Kou (Kiba Ranger)
22 A Grande Tática Secreta do Garoto Tigre Akomaru e Yubiwa Kanjo (Senhorita Anel) Kou (Kiba Ranger)
23 O Amor Transborda Kagerou Zukin (Capuz Onda de Calor) Daigo (Shishi Ranger) e Kujaku
24 O Super Beisebol dos Três Patetas Kamikaze Taishou (General Kamikaze), Hakaishi Shachou (Presidente Lápide) e Denwa Sensei (Professora Telefone) Shouji (Tenma Ranger)
25 O Esquadrão Impostor Copy Jotei (Imperatriz Copiadora) e Dairangers do Mal Kazu (Kirin Ranger)
26 Eu odeio, eu odeio esse cara! Tsubo Doujin (Monge Vaso) e Jin Matoba Ryou (Ryuu Ranger)
27 É, é é o Golpe Final Tsubo Doujin (Monge Vaso) e Jin Matoba Ryou (Ryuu Ranger)
28 A Grande Reunião Gohma Shitennou Kazu (Kirin Ranger) e Kameo
29 A História das Lágrimas Secretas de Mãe e Filho Hayakuchi Tabigarasu (Andarilho Falante) Kou (Kiba Ranger)
30 O Ataque Hayakushi Shigotonin General Shadam e Hayakuchi Tabigarasu (Andarilho Falante) Dairangers
31 Aparece um outro Herói Gohma Shitennou Kazu (Kirin Ranger) e Kameo
32 O Demônio com Chute de Ouro Torikago Fuuraibou (Andarilho Gaiola) Ryou (Ryuu Ranger) e Shouji (Tenma Ranger)
33 A Primeira Experiência como Ídolo Media Majutsushi (Mago da Mídia) Lin (Houou Ranger)
34 A Espinhosa Donzela Caçadora Saboten Shogun (General Cacto) Daigo (Shishi Ranger)
35 A Nova Técnica, Dança das Aranhas Oozutsu Gunsou (Sargento Canhão) e Jin Matoba Ryou (Ryuu Ranger)
36 O Fardo de 6000 Anos! Mangekyou Hakushaku (Conde Caleidoscópio) Daigo (Shishi Ranger) e Kujaku
37 Vejam! Um monstro Enorme! Pachinko Daimeijin (Grande Celebridade Cassino) Daigo (Shishi Ranger) e Shouji (Tenma Kirin)
38 Hã? Trégua!? Daijinryuu e Pachinko Daimeijin (Grande Celebridade Cassino) Mestre Kaku
39 O Punho Demoníaco do Pôr-do-Sol Garouki (Jin Matoba) Ryou (Ryuu Ranger) e Jin Matoba
40 Adeus, Três Patetas! Major Zaidos e Kamikaze Taishou (General Kamikaze), Hakaishi Shachou (Presidente Lápide) e Denwa Sensei (Professora Telefone) Shouji (Tenma Ranger)
41 A Grande Ascensão de Kujaku! Tenente-Coronel Gara e Fantasma Vivo Daigo (Shishi Ranger) e Kujaku
42 O Caminho até a Mamãe Ikazuchi Lin (Houou Ranger)
43 O Feroz Passado Branco Escondido Ikazuchi Mãe de Kou
44 Impressionante você chorar também! Ikazuchi Kou (Kiba Ranger) e sua Mãe
45 Dissolução de Verdade! Tenente Shiryuu e Mestre Kaku Dairangers
46 Dairangers perdem os Poderes! Tenente Shiryu e Mestre Kaku Dairangers
47 Uma Verdade Surpreendente! (Nenhum) Dairangers
48 Heróico, o Mestre morre! General Shadam e Major Zaidos Dairangers
49 É a Batalha Final!! General Shadam/XVI Imperador e Tenente-Coronel Gara Dairangers
50 Vamos Lá!! General Shadam/XVI Imperador e Himo Danshaku (segunda geração) Dairangers
51 Dairanger, o Filme (Cronologicamente ocorreu entre os episódios 6 e 7) Toranpu Koushaku (Duque Baralho) e Monstros Revividos; Ojarudaioh (Toranpu e os monstros fundidos num só) Daigo (Shishi Ranger), Shoji (Tenma Ranger) e Kazu (Kirin Ranger)

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Keiichi Wada - Ryou/Ryuu Ranger
  • Tatsuya Nomi - Daigo/Shishi Ranger
  • Ei Hamura - Shouji/Tenma Ranger
  • Keisuke Tsuchiya - Kazu/Kirin Ranger
  • Natsumi Takahashi - Lin/Houou Ranger
  • Hisashi Sakai - Kou/Kiba Ranger
  • Masako Morishita - Kujaku
  • Rintaro Nishi - Shadam
  • Akiko Amamatsuri - Gara
  • Maroshi Tamura - Zaidosu
  • Munemaru Kouda - Gohma XV Imperador
  • Kouji Naka - Mestre Kaku
  • Yutaka Hirose - Jin Matoba
  • Takeshi Kuwabara - Yufang
  • Mikiko Miki - Mãe de Kou e Akomaru
  • Hideaki Kusaka - Dairenoh/Kibadaioh/Ryuseioh/Won Tiger/Daijinryu

OST - original soundtrack[editar | editar código-fonte]

  • Gosei Sentai Dairanger (tema de abertura), por New Jack Takurou
  • Ai no Soldier, por Tsuno Gouji
  • Utsukushii Hana no You ni, por Tsuno Gouji
  • Ikki ni Shuuchuu, por Funky Y.K.
  • Gohma Gohma Gooma, por Tsuno Gouji & Pythagoras
  • Kaze no Senshi, por Yoko Ishida
  • Hi o Fuke DaiBuster, por Nobuhiko Kashihara
  • Ryuseioh ~DairenOh theme~, por Funky Y.K.
  • Chikai, por Funky Y.K.
  • Won Tiger no Uta, por Nobuhiko Kashihara
  • Oretachi Muteki sa (tema de encerramento), por New Jack Takurou

Notas[editar | editar código-fonte]

  • DairenOh foi o primeiro robô a ter uma cabine de piloto de ficar em pé, mas enquanto isso na 2ª temporada do Mighty Morphin Power Rangers o Thunder Megazord ele não tem uma cabine de piloto de ficar em pé assim como o original Dairanger ele somente tem a cabine de ficar sentado o que é muito comum em toda a série.
  • Gosei Sentai Dairanger foi traduzido como Esquadrão Celestial, mas em japonês quer dizer Time das Cinco Estrelas Grande-Rangers, assim como o nome do Mestre Kaku é o nome em japonês de Jia Xu,um estrategista e conselheiro durante o Três Reinos da era China.
  • Na dublagem Indonesiana, Dairanger foi denominado como Star Ranger.
  • Alguns materiais que já foram utilizados em Dairanger foram reaproveitadas para as adaptações americanas dos Power Rangers seguintes por exemplo:
    • Em Power Rangers: Galáxia Perdida a versão americanizada de Gingaman, a transformação dos Dairangers Aura Changer foi reaproveitado como a transformação do segundo Magna Defender.
      • Também se rumorou que os uniformes dos Dairangers estavam indo ser usados como "Rangers Antigos" que eram os mais prováveis predecessores aos rangers da Galáxia. No entanto, os planos para a metade posterior da Galáxia Perdida foram alterados após o diagnóstico de leucemia de Valerie Vernon.
    • Em Power Rangers: Força Animal a versão americanizada de Gaoranger, o Mestre Org ele é baseado no Gorma XV, mas com uma aparência modificada.

Informações complementares[editar | editar código-fonte]

Dairanger (juntamente com Jetman) é considerado o melhor seriado sentai dos anos 1990.[carece de fontes?] Esse sentai possui um dos roteiros mais complexos e melhores trabalhados de todos os tempos, sendo que cada episódio está preso ao outro de forma jamais vista anteriormente.[carece de fontes?] O tema da série é a Mitologia Chinesa. Aliás, essa mitologia prega que tudo na vida é um ciclo e que um dia volta a repetir-se, da mesma forma que a Tribo Gohma voltou a atacar o Planeta.

Há no seriado -- assim como em inúmeros outros tokusatsus japoneses do mesmo período -- uma forte influência do cinema norteamericano da mesma época. Assim, a música utilizada na dramatização dos momentos de crise das cenas de batalha é claramente uma versão mais lenta da marcha imperial (Imperial March) dos filmes da trilogia Star Wars, de Goerge Lucas, notabilizada como apresentação do vilão Darth Vader. Além disso, a referida influência consistente da mesclagem de elementos não pára por aí: nos episódios 7 e 8, em que Ryu encontra seu pai, Chouryou Tetsumenpi, e descobre que ele foi um traidor, percebe-se a clara utilização dos elementos do roteiro da trilogia Star Wars, tais como o drama entre pai e filho, assim como os trajes por ambos utlizados, falas, e até mesmo ataques que foram elaborados praticamente idênticos ao de Luke Skywalker e Darth Vader, podendo se indicar, também, a presença de um mentor externo -- no caso de Star Wars o imperador e de Dai Ranger o sumo sacerdote Rijuu -- que influencia os comportamentos maléficos do pai, o qual no final se redime vontando-se contra seu mestre em favor do filho. Os atores que interpretaram os vilões Rui Senda/Doutora Mazenda e Kenji Tsukikata/Doutor Kemp na série Liveman reaparecem na série como Gara e Jin Matoba respectivamente

Horário Original: 17:30/17:55

Emissora: TV Asahi

Episódios: 50

Exibição: 02 de Fevereiro de 1993 / 11 de Fevereiro de 1994

Especiais: Super Sentai World (Um filme team-up com Fiveman, Jetman, Zyuranger, Dairanger e Kakuranger)

Filme: Gosei Sentai Dairanger O Filme

Referências

Precedido por
Zyuranger
Super Sentai
19931994
Sucedido por
Kakuranger