Dal Shabet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dal Shabet
Dal Shabet em janeiro de 2015. (Da esquerda pra direita: Subin, Ah Young, JiYul (ex-integrante), Serri, Woohee e GaEun (ex-integrante)
Informação geral
Também conhecido(a) como Sweet Shabet ou Shabeta
Origem Seul
País  Coreia do Sul
Gênero(s) Pop, dance-pop, K-pop
Período em atividade 2011–presente
Gravadora(s) Happy Face Entertainment
Afiliação(ões) 4MEN
Página oficial Website oficial
Integrantes Serri
Ah Young
Woohee
Subin
Ex-integrantes Viki
JiYul
GaEun
Dal Shabet
Nome em coreano
Hangul 달샤벳
Romanização Revisada Tal Šyabet
McCune-Reischauer Dal Syabet
Hangul, hanja.png Este artigo contém texto em coreano.
Sem suporte multilingue apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de hangul ou hanja.

Dal Shabet (em coreano: 달샤벳; estilizado como Dal★Shabet) é um girl group sul-coreano formado em 2011 por E-Tribe através de sua gravadora Happy Face Entertainment. As integrantes são por Serri (세리 - Líder), Ah Young (아영), SuBin (수빈) e Woohee (우희)

Carreira[editar | editar código-fonte]

Pré-estreia[editar | editar código-fonte]

Durante a segunda metade de 2010, começaram a circular rumores através de sites de mídia coreanos que E-Tribe, os produtores de diversos hits tais como "Gee" de Girls' Generation e "U-Go-Girl" de Lee Hyori, estaria planejando lançar um novo grupo. Os produtores rapidamente desmentiram os rumores e disseram que eram falsos. Em 9 de dezembro de 2010, a pequena gravadora de E-Tribe, Happy Face Entertainment, anunciou que iria lançar um girl group de seis integrantes chamado Dal Shabet.[1] Os perfis das integrantes do grupo foram revelados em 29 de dezembro de 2010, bem como sua data de estreia: 3 de janeiro de 2011.

2011: Debut, Pink Rocket & Bling Bling[editar | editar código-fonte]

Dal Shabet lançou o vídeo de sua música de estréia, "Supa Dupa Diva", em 3 de janeiro de 2011, tornando-as o primeiro grupo ídolo estrear em 2011. As Promoções para "Supa Dupa Diva" começaram em 6 de janeiro de 2011, no M ! Countdown. A canção provou ser muito bem sucedida quando ela superou em tempo real os gráficos de estação de música para a maioria de seu período promocional. As Promoções para "Supa Dupa Diva", que terminaram em 14 de março de 2011, foi revelado que o grupo estaria segurando seu próximo retorno em abril. "Supa Dupa Diva" mais tarde foi votada por várias celebridades em uma pesquisa como a segunda música mais viciante de 2011, bem como ter a segunda coreografia mais popular. Em 5 de abril de 2011, as fotografias para a primeira faixa comeback "Pink Rocket" de Dal Shabet foram revelados. O conceito, apelidado como 'rocket girls", mostrou um lado mais elegante e feminino para o grupo. Em 13 de abril de 2011, o album compelto e o vídeo da música para "Pink Rocket" foi lançado. Promoções para "Pink Rocket", começou o dia seguinte no M! Countdown. As Promoções para "Pink Rocket", que terminou em 30 de Maio de 2011, mas o grupo garantiu aos fãs que iria lançar outro álbum no início de agosto. Foi anunciado em 02 de agosto de 2011, que Dal Shabet estaria fazendo um retorno 'badalado. Durante toda a primeira semana de agosto, conceito fotos de cada membro foram liberados. As roupas nas fotos de conceito foram rapidamente reuniu-se com a controvérsia e foram consideradas "muito sensual" para a televisão ao vivo, fazendo uma revisão completa do conceito. Em 10 de agosto de 2011, Dal Shabet lançou seu vídeo da música "Bling Bling" . As Promoções para "Bling Bling" começaram em 12 de agosto de 2011, no Music Bank. A canção provou ser o seu maior sucesso, no entanto, como ele conseguiu quebrar o top ten no gráfico Gaon. As Promoções para "Bling Bling" terminaram oficialmente em 6 de novembro de 2011, mas os fãs foram assegurados que o grupo iria voltar rapidamente para o palco.

2012: Hit U, saída de Viki, entrada de Woohee, Mr. Bang Bang & Have Don't Have[editar | editar código-fonte]

No início de janeiro, foi anunciado que Dal Shabet viriam a ser os principais modelos da marca coreana de luxo 'SONOVI'.

Em 8 de janeiro de 2012, foi revelado que os membros do Dal Shabet estaria passando por uma transformação dramática e poderosa para seu quarto EP. As Promoções para "Hit U" começaram em 26 de janeiro de 2012, no M! Countdown. O vídeo da música e o EP foram lançados digitalmente e fisicamente no dia seguinte. O álbum passou a cobrir a parte física do gráfico Gaon, fixando-se o primeiro álbum número um do Dal Shabet. As Promoções para "Hit U", que terminou em 16 de março de 2012, mas o grupo confirmou que eles estariam retornando à cena musical em junho. 

Em 22 de maio de 2012, foi confirmado que o grupo iria lançar seu primeiro álbum de estúdio em 6 de junho de 2012. Três dias depois, a tracklist do álbum foi lançado, confirmando o nome do álbum a ser BANG BANG. Em 23 de maio de 2012, foi anunciado que Viki estaria deixando o grupo para continuar a sua carreira como artista solo. Ela foi substituída por uma nova membro Woohee antes que o grupo tivesse seu retorno. Mais tarde, foi confirmado por um porta-voz da agência da Dal Shabet que Serri estaria tomando a posição de líder. 

Em 1 de junho de 2012, um teaser de introdução com Woohee dançando "Freakum Dress" de Beyoncé foi lançado. Em 6 de junho de 2012, o vídeo e álbum foram liberados. As Promoções para "Mr. Bang Bang" começaram no M! Countdown no dia seguinte. As Promoções para "Mr. Bang Bang", que terminou no dia 28 de julho de 2012, transmitido no 'Music Core'. Dal Shabet confirmou que estará fazendo seu retorno em algum momento de novembro. 

Em 24 de Outubro de 2012, os membros do Dal Shabet foram selecionados para serem os principais modelos da marca chinesa smartphones 'Vivo'. 

Em 13 de Novembro de 2012, o quinto EP de Dal Shabet, Have, Don't Have, foi lançado digitalmente e fisicamente, com o vídeo da música que foi sendo liberado pouco depois. A segunda versão do vídeo da música foi lançado no dia seguinte. Ambos os vídeos foram filmados com a ajuda de Lee Si Uhn e ''Jongtuk and the Cheerful Men". As Promoções para a faixa título do álbum," Have, Don't Have ", começou no M! Countdown em 15 de novembro de 2012. Happy Face Entertainment chamou a canção "uma canção do disco que é fácil para os ouvintes para cantar junto e as letras descrevem sentimentos bonitos de uma menina para um garoto". Em 19 novembro de 2012 , Dal Shabet lançou um video surpresa da música "For Darling". A canção, música e vídeo, fou um presente especial do Dal Shabet para os seus fãs.

2013: It's You, Be Ambitious & Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Em 15 de maio de 2013, Dal Shabet lançaram "It's You" para o drama da SBS All About My Romance original Soundtrack. O lançamento serve como pista principal de toda a trilha sonora.

Em 28 de maio de 2013, foi anunciado que Dal Shabet iria lançar seu novo álbum em 20 de junho de 2013. Sua agência declarou: "Este álbum é perfeito para o verão sufocante. A música fresca de verão ira lhe aliviar. Elas vão mostrar um lado de si mesmos que você nunca viu antes. " Em 17 de junho, 2013, anunciou-se que a letra de" Be Ambitious"eram impróprios para transmissão pública devido ao conteúdo sexual e teria de ser alterado, a fim de promover o grupo na televisão. Sua empresa cumpriu bo mesmo dia e mudou as letras em questão.  Em 19 de junho, 2013, Dal Shabet realizou um evento showcase para comemorar o lançamento de seu sexto álbum.  Em 20 de junho, 2013, o grupo lançou fisicamente e digitalmente seu sexto album, juntamente com um vídeo que acompanha a música para "Be Ambitious". O grupo começou as promoções para o seu álbum no mesmo dia e realizaram uma volta aos palcos duas músicas em M Mnet! Countdown. 

Em 1 de Julho, 2013, grupo dos homens direitos 'Man of Korea' entrou com uma liminar para proibir completamente a distribuição adicional de "Be Ambitious". O grupo declarou: "A letra e música do vídeo de" Be Ambitious "depreciam as mulheres e os homens, e é prejudicial para a juventude. O vídeo da música também contém cenas que depreciam os 600.000 soldados que estão trabalhando duro em seu alistamento." Em 11 de julho, 2013, Happy Face Entertainment e 'Man of Korea' realizou uma conferência conjunta, onde se discutiu o processo. Após a conferência, 'Man of Korea' anunciou oficialmente que eles seriam deixando cair sua ação judicial contra Dal Shabet de "Be Ambitious". Happy Face Entertainment declarou: "Não houve intenção de depreciar a imagem de soldados que seja, portanto, esclarecido o mal-entendido através da negociação e pacificamente chegaram a um acordo." 

Em 31 de dezembro, 2013, "Have, Don't Have" estava determinado a ser o grupo de música menina mais tocada em lojas de moda coreana para 2013.

2014: B.B.B & Acidente de carro de Subin[editar | editar código-fonte]

Em 15 de dezembro, 2013, Happy Face Entertainment anunciou que Dal Shabet foram programados para fazer um retorno em 08 de janeiro de 2014, e que uma "transformação chocante" foi planejado para elas.  Em 05 de janeiro de 2014, o grupo apareceu no show 'Real Men', onde elas realizaram sua faixa-título inédita para as tropas. Em 8 de janeiro, 2014, Dal Shabet lançaram fisicamente e digitalmente "B.B.B", juntamente com o vídeo da música que o acompanha.

Após as filmagem do MBC Cada um de 9-6 em 23 de maio de 2014, Subin foi envolvido em um acidente de carro em Busan, quando regressava para Seul. Um representante do centro de alívio que responderam ao acidente relatado, "Em 23 de maio , por volta das 19:30, a van foi anulada e completamente destruído. Foi um acidente sério ". Um segundo representante do departamento de polícia relatou: "Parece ser condução negligente. Estamos investigando isso." Subin foi internada em um hospital próximo e mais tarde mudou-se para Seul, onde ela passou por uma cirurgia para seus ferimentos. 

Em 26 de setembro, 2014, Happy Face Entertainment anunciou que Dal Shabet estava em processo de gravação de um novo álbum para um retorno no final de janeiro de 2015. 

Em outubro de 2014, Woohee foi hospitalizado e recebeu a cirurgia para um colapso pulmonar. Ela recebeu uma cirurgia para a mesma condição no passado e está tomando uma pausa de atividades em grupo para se concentrar na recuperação.

2015: Joker Is Alive e saída de JiYul e GaEun[editar | editar código-fonte]

O Oitavo EP de Dal Shabet, Joker Is Alive, foi lançado em 15 de abril de 2015, seu primeiro lançamento em um ano e três meses. A faixa-título, "Joker", é uma canção swing jazz dance. No vídeo da música, Dal Shabet retratar Harlequins do sexo feminino que seduzem o Coringa, interpretado por Lee Seung-ho. O vídeo da música foi proibida pela KBS por causa de sua coreografia explícita, e a letra da canção foram censuradas pela rede porque o Inglês da palavra "joker" soa semelhante a um palavrão coreano.

No dia 9 de dezembro de 2015 foi anunciado oficialmente a saída das membros JiYul e GaEun do grupo. Após seus contratos com a empresa expirarem, deixaram uma carta escrita a mão em seu fancafe oficial anunciando a graduação. Ambas pediram aos fãs para continuarem a apoiar as outras membros do grupo em seu próximo comeback, como também, mostraram seus planos futuros. JiYul adentrará no mundo das atrizes, enquanto GaEun focará nos estudos de moda.

Em dezembro, a Happy Face Entertainment também confirmou que Dal Shabet faria um comeback com as 4 integrantes para celebrar o aniversário de cinco anos do grupo em 5 de Janeiro de 2016. Em 21 de Dezembro, liberou teasers do comeback de Dal Shabet e também anunciou o nome do seu nono mini-álbum, denominado "Naturalness".

2016: Naturalness[editar | editar código-fonte]

Em 5 de Janeiro o primeiro MV de "Naturalness" foi liberado no YouTube, intitulado "Someone Like U". "Naturalness" ocupa a posição número 1 no Japan's Tower Records Chart, 4ª posição na China's YinYueTai e a 10° posição na Gaon Album Chart.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Nome Artistico Nome de nascimento Data de nascimento[2] Posição do gupo
Serri 세리 Park Miyeon 박미연 16 de setembro de 1990 (25 anos) Líder, Dançarina Líder, Rapper Principal e Vocalista Líder..
Ah Young 아영 Cho Ja Young 조자영 26 de maio de 1991 (25 anos) Dançarina Líder, Vocalista Guia e Face
Woohee 우희 Bae Woohee 배우희 21 de novembro de 1991 (24 anos) Dançarina Principal, Vocalista Líder e Visual.
Subin 수빈 Cho Subin 조수빈 12 de fevereiro de 1994 (22 anos) Vocalista Principal e Maknae

Ex-Integrantes[editar | editar código-fonte]

Nome Artístico Nome de Nascimento Data de Nascimento Posição do grupo
Viki Kang Eun Hye (강은혜) 24 de março de 1988 (28 anos) Líder, Rapper Principal, Dançarina Principal e Vocalista de Apoio
JiYul Yang Jung Yoon (양정윤) 30 de julho de 1991 (25 anos) Vocalista de Apoio e Visual
GaEun Cho Ka Eun (조가은) 28 de julho de 1992 (24 anos) Rapper Principal e Vocalista Guia.

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
EPs

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Dramas[editar | editar código-fonte]

Reality shows[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado Ref
2011 19º Republic of Korea Entertainment News Awards Prêmio de Popularidade Venceu [3]
2011 Bugs Music Awards Melhor Rookie Venceu [4]
2011 Soompi Gayo Awards Top Novos Artistas de 2011 Venceu [5]
2012 Golden Disk Awards Melhor Artista Recém-chegado Venceu [6]
GALLUP Korea Melhor Novo Grupo Feminino de 2011 Venceu [7]
2013 2012 Allkpop Awards Estrela em Ascensão Venceu [8]

Referências

  1. 이트라이브 키우는 걸그룹 달샤벳 최초공개 ‘소시 인기 재현할까?’. Newsen (10 de dezembro de 2010). Acessado em 17 de janeiro de 2012.
  2. Página oficial de Dal Shabet / Lista de datas de nascimento das integrantes. (3 de janeiro de 2011). Acessado em 19 de junho de 2012.
  3. «Dal Shabet receives Popularity Award at the 19th Republic of Korea Entertainment News Awards». Consultado em 17 de janeiro de 2012. 
  4. «Bugs 2011 Music Awards Winners». Consultado em 28 de dezembro de 2011. 
  5. «2011 Soompi Gayo Awards Results». Soompi. 31 de dezembro de 2012. Consultado em 28 de dezembro de 2011. 
  6. «달샤벳,'생애 첫 신인상 수상했어요». Consultado em 17 de janeiro de 2012. 
  7. «Dal Shabet chosen as the ‘Best New Girl Group’ of 2011». Consultado em 27 de janeiro de 2012. 
  8. «Winners of the 2012 allkpop awards presented by Naver BAND!». Consultado em 1 de fevereiro de 2012. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Dal Shabet