Dalton-in-Furness

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a vila e paróquia civil em West Lancashire, veja Dalton (Lancashire).
 Nota: Para a paróquia civil no borough de Barrow-in-Furness, veja Dalton Town with Newton.
Dalton-in-Furness
  Cidade  
Market Street, uma das principais vias de Dalton-in-Furness
Market Street, uma das principais vias de Dalton-in-Furness
Market Street, uma das principais vias de Dalton-in-Furness
Localização
Pais Inglaterra
Região Noroeste da Inglaterra
Condado Cúmbria
Borough Barrow-in-Furness
Paróquia Civil Dalton Town with Newton
Características geográficas
População total (2019) 7 424[1] hab.
LA15

Dalton-in-Furness é uma cidade no Borough de Barrow-in-Furness, Cumbria, Inglaterra. Localiza-se 4,4 milhas (7 km) a nordeste da cidade de Barrow-in-Furness. Sua população, em 2019, era estimada de 7424 habitantes.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Dalton é mencionada no Domesday Book (nomeada como "Daltune") como uma das cidades que formam o Feudo de Hougun, mantido por Tostigo Godwinson, Conde da Nortúmbria.[2] Historicamente, foi a capital de Furness. A antiga paróquia de Dalton cobria a área que agora é ocupada pelo Borough de Barrow-in-Furness. A cidade, hoje, encontra-se na paróquia de Dalton Town with Newton. Ainda historicamente, fazia parte de Lancashire, até a reorganização do governo local, em 1974, quando tornou-se parte do novo condado administrativo de Cúmbria.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A cidade está situada perto do centro de Low Furness, na crista oriental de um vale glaciar que atravessa obliquamente a península de Furness. Pouco mais de um quilômetro ao sul ficam as ruínas da Abadia de Furness, e quatro milhas ao sudoeste está a cidade principal mais próxima, Barrow-in-Furness. A região é geralmente acessada pela estrada A590, estrada de ligação da rodovia M6 à zona de Furness, e que contornar Dalton, reduzindo o fluxo de tráfego.

O Castelo de Dalton

O Conselho de Dalton with Newton Town foi o primeiro membro corporativo dos Friends of Real Lancashire (em tradução livre, Amigos da Lancashire Real), uma organização dedicada a reconhecer os limites tradicionais do condado de Lancashire.

Transportes[editar | editar código-fonte]

A estação ferroviária de Dalton, que serve a cidade, está localizada na Furness Line, oferecendo conexões para Barrow, Ulverston, Grange-over-Sands e Lancaster. Existem serviços de longa distância para Preston e Manchester Victoria.

Esportes[editar | editar código-fonte]

Futebol[editar | editar código-fonte]

Os times de futebol locais Dalton United e Crooklands Casuals (também conhecidos como Orangemen) jogam na West Lancashire Football League.

O futebol feminino na cidade é oferecido pelo Dalton Girls and Ladies FC, que tem times de juniores e de idade aberta competindo em várias ligas de Cúmbria.

Há também 2 clubes de futebol na categoria júnior. O Crooklands Casuals possui a maior configuração com equipes de base, com atletas de 8 a 16 anos, enquanto o Dalton Junior FC, que atualmente joga nos campos da Dowdales School, oferece mini-ligas de futebol (menores de 8 anos, menores de 9 anos e menores de 10 anos).

Rugby[editar | editar código-fonte]

Dalton Rugby League Football Club está localizado na entrada da cidade, em Crooklands Brow. Atualmente na primeira divisão da North West Counties League. Seu campo foi recentemente renomeado Kelland Park, em memória ao homem-forte da liga de rugby de Dalton, Ivor Kelland.

Críquete[editar | editar código-fonte]

Dalton Cricket Club disputa a North Lancashire & Cumbria Cricket League. Dalton venceu a primeira partida organizada de críquete disputada em Furness, derrotando Barrow. Também tem muitos times juniores, como os das categorias sub-11 e sub-13.

Educação[editar | editar código-fonte]

Dowdales School é a escola secundária da cidade, com aproximadamente 1.050 alunos. A escola não tem turmas do sistema Sixth Form, mas os alunos podem ser transferidos para o Sixth Form College, em Barrow, ou para Barrow College e Kendal College, de educação complementar.

Há quatro escolas primárias na cidade: Chapel Street School, George Romney Junior School, Dalton St Mary's Church of England e Our Lady of The Rosary Catholic School.

Atrações[editar | editar código-fonte]

Além de estar a um quarto de hora de viagem do Parque Nacional Lake District, Dalton tem uma série de atrações turísticas dentro de suas próprias fronteiras, incluindo:

Moradores notáveis[editar | editar código-fonte]

George Romney, um dos mais importantes pintores ingleses do século XVIII, e que nasceu e viveu em Dalton

Cidades gêmeas[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons


Referências

  1. a b «Dalton-in-Furness». City Population De 
  2. Cumbria: Hougun (The Domesday Book On-Line)
  3. Between Boston and Bombay: Cultural and Commercial Encounters of Yankees and Parsis, 1771–1865. [S.l.]: Springer Nature. 2019. pp. 57–58. ISBN 9783030252052