Daniel Treadwell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Daniel Treadwell
Nascimento 10 de outubro de 1791
Ipswich, Massachusetts
Morte 27 de fevereiro de 1872 (80 anos)
Cambridge, Massachusetts
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Prêmios Prêmio Rumford (1865)
Campo(s) Inventor

Daniel Treadwell (Ipswich, Massachusetts, 10 de outubro de 1791Cambridge, Massachusetts, 27 de fevereiro de 1872) foi um inventor estadunidense.[1]

Dentre suas invenções mais importantes estão uma máquina de fiação de cânhamo para a produção de cordas, e um método de construção de canhões de ferro forjado e aço.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sua primeira invenção foi uma máquina para produzir parafusos de madeira. Em 1818 criou uma nova forma de prensa móvel. Em 1819 foi para a Inglaterra, onde concebeu a ideia de uma prensa motorizada. Esta foi construída um ano após seu retorno aos Estados Unidos, e foi a primeira pela qual uma folha foi impressa no continente por um meio não acionado manualmente. Foi amplamente usada, e em Nova Iorque grandes edições da Bíblia foram impressas por ela.

Em 1822, em parceria com o John Ware, fundou o Boston Journal of Philosophy and the Arts. Em 1825 foi contratado pela cidade de Boston para fazer um levantamento sobre a introdução da água, e em 1826 desenvolveu um sistema de ramais para transporte ferroviário em um único trilho.

Completou com sucesso a primeira máquina de fiação de cânhamo para a produção de cordas em 1829. Fábricas com capacidade de produção de mil toneladas de cordas foram instaladas em Boston em 1831. Máquinas que ele forneceu em 1836 para o Estaleiro Naval de Charlestown produziram toda a cordoalha por algum tempo para a Marinha dos Estados Unidos. estas máquinas foram usadas no Canadá, Irlanda e Rússia.

Em 1835 aperfeiçoou um método para fazer canhões de ferro forjado e aço, que se assemelha ao processo que foi posteriormente introduzido por William George Armstrong. Ele patenteou o processo e obteve contratos com o governo, mas o custo elevado de seu canhão impediu uma demanda para eles.

De 1834 a 1845 ocupou a Cátedra Rumford da Universidade Harvard.[2] A teologia também foi um de seus interesses; ele é ficcionalizado como o teólogo de Tales of a Wayside Inn, de Henry Wadsworth Longfellow.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • The Relations of Science to the Useful Arts (Boston, 1855)
  • On the Practicability of constructing a Cannon of Great Calibre (Cambridge, 1856)
  • On the Construction of Hooped Cannon (a sequel to the foregoing; 1864)

Referências

  1. Biographical sketch by M. Wyman in Memoirs of the American Academy of Arts and Sciences, volume xi, (Cambridge, 1888)
  2. «Science at Harvard University: Historical Perspectives» (em inglês) 
Ícone de esboço Este artigo sobre engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.