Danilo Caymmi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Danilo Caymmi
Danilo em 2014, no 25º Prêmio da Música Brasileira.
Informação geral
Nome completo Danilo Candido Tostes Caymmi
Nascimento 7 de março de 1948 (69 anos)
Origem Rio de Janeiro
País Brasil Brasil
Gênero(s) MPB
Instrumento(s) Flauta, Violão

Danilo Candido Tostes Caymmi (Rio de Janeiro, 7 de março de 1948) é um músico, cantor, compositor e arranjador brasileiro.

É filho de Dorival Caymmi e Stella Maris, e irmão de Dori e Nana Caymmi. Começou a tocar flauta e violão na adolescência. Abandonou o curso de arquitetura no fim do curso.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Iniciou a carreira artística, participando como flautista, da gravação do disco "Caymmi Visita Tom", de 1964. Seu primeiro trabalho como compositor a ser registrado foi com a música "De Brincadeira", feita em parceria com Edmundo Souto, interpretada por Mário Castro Neves em 1967. Atuou como flautista e compositor, obtendo o terceiro lugar no III Festival Internacional da Canção, na fase nacional, transmitido pela Rede Globo, em 1968, com a canção Andança, sendo seus parceiros na composição da canção Edmundo Souto e Paulinho Tapajós), lançando a cantora Beth Carvalho, contando com a participação do grupo vocal Golden Boys.

Fez sucesso com a canção Casaco Marrom, composta juntamente com Guarabyra, na voz da cantora Evinha. Danilo trabalhou com seus irmãos e fez espetáculos em 1973 com Edu Lobo. No mesmo ano, participou da gravação do disco "Matança do Porco", do grupo Som Imaginário. Em 1983 entra para o conjunto musical Banda Nova de Tom Jobim. Foi convidado pela TV Globo (Rede Globo) a escrever trilhas musicais para alguns seriados e novelas como Riacho Doce, Teresa Batista, Corpo e Alma e Mulheres de Areia, sendo lançado o longplay Trilhas.

Em 2001 participou com Roberto Menescal, Marcos Valle e Wanda Sá do Fare Festival, realizado em Pavia, na Itália pela Società dell'Academia.

Fez turnê nas seguintes cidades Estocolmo, na Suécia, Helsinki na Finlândia e em Moscou na Rússia.

Em comemoração aos noventa anos do pai, lançou em 2004, junto com seus irmãos Nana e Dori, o compact disc Para Caymmi de Nana, Dori e Danilo, com os maiores sucessos de Dorival Caymmi.

Em 2009, foi lançado pela Rob Digital, em parceria com o Canal Brasil (televisão por assinatura), o CD e DVD "Danilo Caymmi e Amigos", cujo registro teve a participação de Roberto Menescal, Fafá de Belém, Zé Renato, Claudio Nucci, Dori Caymmi e sua filha Alice Caymmi.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Alguns intérpretes[editar | editar código-fonte]

Nana Caymmi, Beth Carvalho, Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa, Tom Jobim, Dominguinhos, Joyce, Luiz Eça, Evinha, Milton Nascimento, Boca Livre, Cláudia, MPB-4, Walter Wanderley, Alaíde Costa e Fagner.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. «Nominados - 15.ª Entrega Anual del Latin Grammy». Latin Grammy Awards Site oficial (em espanhol). Consultado em 12 de outubro de 2014