Danish Blue (queijo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Danablu
Danish Blue cheese.jpg
Outros nomes
Danish Blue
País de origem
Origem do leite
Textura
semimacio
Designação
Danablu: PGI
Tempo de envelhecimento
8-12 semanas

Danablu, também conhecido pela marca registrada Danish Blue Cheese,[1] é um queijo azul de sabor forte.[2] De origem dinarmaquesa, é um queijo levemente úmido, de textura semimacia e coloração branca-amarelada. Produzido a partir de leite integral e creme homogenizado, contém entre 25 e 30% de gordura e é envelhecido por um tempo de oito a doze semanas.[1]

Antes do envelhecimento, arames e varetas de cobre são inseridas na coalhada para permitir o crescimento homogêneo do fungo (Penicillium roqueforti) por todo o produto. Os marcas desse processo são visíveis quando o queijo é cortado para ser servido.

Danablu foi criado no começo do século XX por um produtor de queijos dinamarquês chamado Marius Boel, com a intenção de produzir um queijo semelhante ao Roquefort. Danablu tem um sabor suave, salgado, e é geralmente servido em pedaços pequenos com salada ou em sobremesas com frutas. Na Dinamarca, é servido em sanduíches ou com bolachas Cream Cracker.

Danablu, Danbo e Esrom são os únicos queijos dinarmaqueses com a certificação Indicação Geográfica Protegida (IGP), fornecida pela União Europeia,[3], o que significa que podem ser produzidos apenas na Dinamarca, com leite Dinamarquês e em instalações aprovadas de acordo com especificações determinadas.

Referências[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]