Danoninho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Danoninho é um produto alimentício da Danone voltado para o público infantil. Trata-se de um queijo chamado petit suisse, não maturado, adicionado de minerais e vitaminas, e polpa de frutas. Ele foi originado do produto francês "Danino", que também é distribuído ao redor do mundo pela Danone e tal como Danoninho possui um dinossauro estampado nas embalagens. Em alguns países o produto também costuma ser chamado de "Danonino".[1]

Processo de produção[editar | editar código-fonte]

O processo de produção consiste na pasteurização, na fermentação e na concentração do leite de vaca, até que se torne um queijo fresco, não maturado. Após essa fase, são adicionados minerais, vitaminas e a polpa de fruta. Diferentemente do iogurte, na fabricação do petit suisse inclui-se a etapa de concentração da massa, com a retirada do soro do leite, o que resulta em uma consistência mais densa e um teor maior de proteína e cálcio.

Compilação[editar | editar código-fonte]

O produto oferece um complemento a alimentação infantil. Comparado à composição nutricional do iogurte com polpa de fruta regular o petit suisse contém três vezes mais cálcio, além de ser enriquecido com nutrientes para complementar a dieta da população infantil brasileira. Está presente em 33 países, e a fórmula de Danoninho é desenvolvida constantemente.

Em 2008, a Danone desenvolveu a nova fórmula para Danoninho, com base nos resultados do estudo da Danone Research, o centro de pesquisa e desenvolvimento da Danone[2]

Com dois potinhos de 45g, a nova fórmula de Danoninho entrega 55% do cálcio que as crianças brasileiras precisam diariamente, com base na IDR (Ingestão Diária Recomendada) para crianças de 4 a 6 anos, além de ferro, zinco, vitaminas D e E, e baixo teor de açúcar.

Danoninho não tem adição de sódio na fórmula: o mineral presente é totalmente proveniente do leite, principal matéria-prima do produto.

Danoninho contém glúten[3] podendo causar a doença celíaca - uma patologia autoimune que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos, precipitada pela ingestão de alimentos que contêm glúten. Danoninho também contém castanhas de caju[3] podendo causar alergias.

Produtos[editar | editar código-fonte]

O mix de produtos da marca Danoninho é composto pela bandeja com oito potes de 45g, pelo Potão, com 100g, além da versão em iogurte para beber. O Danoninho Ice é um produto sazonal, que vem com pazinhas, especial para ser consumido congelado. Pelo Danoninho Crush que pode ser consumido com apenas uma das mãos. Associada a textura do produto permite que, ao apertar a embalagem, ele seja projetado para fora, possibilitando o consumo sem a necessidade de uso da colher. E também o Danoninho Para Levar, que vem em um saquinho de 70g, que depois de aberto pode ser fechado novamente e pode ser consumido em até cinco horas fora da geladeira.

História[editar | editar código-fonte]

No Brasil, Danoninho inaugurou a categoria de petit suisse em 1973, três anos depois da chegada da Danone ao país. Foi o primeiro petit a adicionar cálcio, ferro e zinco em sua formulação, a trazer sabores diferentes e novas aplicações. Já em Portugal foi a empresa portuguesa Longa Vida, que iniciou a comercialização deste tipo de produtos durante os anos setenta, adotando o nome de Suissinhos.

LP do Danoninho - O Bifinho[editar | editar código-fonte]

Danoninho - O Bifinho
Trilha sonora de Danoninho
Lançamento 1989
Gênero(s) Infantil
Duração 0:45
Idioma(s) Português
Formato(s) LP

O LP do compacto duplo do Danoninho - O Bifinho foi lançado originalmente em 1989. na trilha sonora de mesmo nome.

Faixas[editar | editar código-fonte]

  1. O Bifinho - 0:45

História (LP)[editar | editar código-fonte]

Na faixa um, "O Bifinho", um grande sucesso do momento, trilha sonora do mesmo nome, estrelado pelo famoso Danoninho.

Crítica[editar | editar código-fonte]

Na Europa, principalmente na Alemanha e Áustria, Danone é criticado pelo marketing para Danoninho (produto homónimo: Fruchtzwerge) por órgãos de defesa do consumidor, criticando afirmações premeditadamente inexatas em comerciais e na embalagem do produto. Nos anos 80 a Danone lançou o slogan So wertvoll wie ein kleines Steak" (traduzido para o português como: Vale por um bifinho), comparando o teor de calorias do Danoninho com um bife. Depois de intervenções, indicando que as calorias do Danoninho resultam do alto teor de açúcar e gordura sem alcançar o nível das proteínas de um bife, a Danone evitou o uso do slogan.

Na Áustria a organização de defesa do consumidor Verein für Konsumenteninformation abriu, com suporte do Ministério da Segurança Social, Generações e Defesa do Consumidor da Áustria (BMSG), um processo judicial em 2005 obrigando a Danone em mudar as afirmações em comerciais e as declarações na embalagem.[4]

Mascote[editar | editar código-fonte]

O produto tem como mascote e garoto propaganda o dinossauro em desenho animado Dino. Nas versões internacionais o personagem é azul, porém na versão brasileira ele é verde. Nas suas primeiras aparições ele era um dinossauro gordinho e enorme, mas no design atual ele tem uma aparência mais humana semelhante a uma criança. Em 2015 tornou protagonista de uma série de animação no canal Disney Junior.

Referências

  1. «Danonino reforça gama com Topper». Grande Consumo. 5 de março de 2020. Consultado em 30 de setembro de 2020 
  2. Estudo Nutri-Brasil Infância Arquivado em 1 de outubro de 2008, no Wayback Machine..
  3. a b «DANONE BRASIL - Danoninho Morango 360g». www.danone.com.br. Consultado em 16 de outubro de 2008 
  4. «:: Verbraucherrecht.at::: Fruchtzwerge: VKI-Erfolg gegen irreführende Gesundheitswerbung». www.verbraucherrecht.at. Consultado em 16 de outubro de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]