Dantas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa



Dantas
Gênero Masculino
Todas as páginas iniciadas por "Dantas"

Dantas é um sobrenome de origem portuguesa, provavelmente de origem toponímica, cuja contracção da partícula de ligação "de" com o sobrenome Antas. Representa uma família de tradição na região Seridó do Rio Grande do Norte, vindo a fundar a cidade de Carnaúba dos Dantas, ainda possuindo alguns representantes nas regiões sul e sudeste.

Brasão da família Dantas

Os Dantas em Portugal[editar | editar código-fonte]

São originários de Portugal mais propriamente da província do Minho. Dizem alguns genealogistas que procedem da família de Fernão Mendes de Antas (ou D’antas), pai de D. Fernão Mendes de Bragança o bravo senhor de Bragança. Mem Fernandes Antas ou D. Fernão Mendes de Bragança foi um fidalgo e cavaleiro medieval português, foi Governador de Bragança e alferes do 1º rei de Portugal D. Afonso I (que reinou nos anos de 1143 a 1185). Era filho de Fernão Mendes de Antas e de N…?? Afonso de Leão. D. Afonso I - Primeiro rei de Portugal Casou com Sancha Viegas de Baião, filha de Egas Gosendes de Baião e de Unisco Viegas de quem teve os filhos:

1 - D. Fernão Mendes, senhor de Bragança (1095 -1160) casado por duas vezes, a primeira com Teresa Soares da Maia e a segunda com D. Sancha Henriques, infanta de Portugal, filha de Henrique de Borgonha, conde de Portucale (região portuária) e de Teresa de Leão. Infanta era um titulo dado para as filhas dos reis de Portugal ou da Espanha, mas que não eram as herdeiras das coroas. O casamento com D. Sancha revela a alta linhagem de D. Fernão Mendes.

2 - Rui Mendes.

3 - Urraca Mendes casada por duas vezes, a primeira com Diogo Gonçalves Cête e a segunda com Soeiro Pais Mouro.

4 - Nuno Mendes de Caria casado com Dórdia Mendes de Riba Douro.

Pessoas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um prenome ou sobrenome é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.