Dante's Inferno (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dante's Inferno
Desenvolvedora(s) Visceral Games
Artificial Mind and Movement (PSP)[1]
Publicadora(s) Electronic Arts
Diretor(es) Jonathan Knight, Stephen Barry
Produtor(es) Jonathan Knight (produtor executivo). Justin Lambros
Designer(s) Stephen Desilets, Michael Cheng (design de nível)
Vincent Napoli (design de luta)
Escritor(es) Will Rokos
Programador(es) Brad McKee
Artista(s) Ash Huang
Compositor(es) Garry Schyman, Paul Gorman
Motor Visceral Engine
Plataforma(s) PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation Portable
Lançamento Xbox360 e PlayStation 3[2][3]
  • AN 9 de fevereiro de 2010
  • EU 5 de fevereiro de 2010
  • AU 4 de fevereiro de 2010

PSP[4]
  • AN 1 de março de 2010
  • EU 26 de fevereiro de 2010
  • AU 25 de fevereiro de 2010
Gênero(s) Hack and slash
Modos de jogo Um jogador, multijogador

Dante's Inferno é um jogo eletrônico do gênero Hack and slash. O jogo foi desenvolvido pela Visceral Games foi publicado pela Eletronic Arts para Xbox 360 e PlayStation 3.[5] Em Julho de 2018 foi anunciado pela Microsoft/EA como um jogo retro compatível para Xbox One. O enredo do jogo gira em torno do Inferno de Dante Alighieri na Divina Comédia e compartilha muitas semelhanças com o poema épico.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Dante é um guerreiro das Cruzadas (uma adaptação do original) que acaba sendo atingido mortalmente durante uma batalha. Ele então se encontra com a própria Morte, que tenta "buscá-lo", entretanto, Dante consegue destruí-la e toma sua foice.

Ele segue sua jornada em busca de sua amada Beatrice, e é revelado que ela foi sequestrada e se encontra no Inferno. Assim, ele parte para reivindicar a alma de sua amada das mãos de Lúcifer.[6]

Então, o guerreiro consegue abrir os Portões do Inferno e adentrá-lo, e se encontra com Virgil, um poeta latino que promete orientá-lo durante sua jornada. Enquanto atravessa os círculos do inferno e enfrenta monstros, muitos deles adaptações do livro o qual serviu de inspiração do jogo, para no fim acabar tendo que confrontar seus pais e o pecado que eles cometeram.

Eventualmente, Beatrice revela que ela decidiu se aliar a Lúcifer por vontade própria, mas Dante consegue convencê-la a se purificar novamente. Por fim, Dante enfrenta o próprio Diabo, que revela que iria usar a alma pura de Beatrice para adentrar o Paraíso e conquistá-lo, mas Dante consegue enfrentá-lo e derrotá-lo.

Antes de dar o golpe final, o Diabo lembra a Dante que ele foi morto durante suas batalhas no mundo dos vivos, e que ele não poderá escapar do Inferno. Dante, então, clama pela ajuda das almas que ele ajudou durante sua jornada, e seus pecados são perdoados. O jogo termina com Dante no Paraíso, dizendo "Eu não estou vivo, e eu não estou morto", pois apesar de ter sido ferido mortalmente, a Morte em si não pôde encaminhá-lo a seu destino.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

A jogabilidade do jogo consiste em combates contra ondas de inimigos utilizando basicamente de duas armas: a Foice e a Cruz. A Foice da Morte é uma arma "física" que serve para combates diretos e a curta-distância, já a Cruz realiza ataques mágicos a longa distância.

A combinação dos ataques destas duas armas é o modelo-base da mecânica do jogo. E através de uma árvore de habilidades, o jogador é capaz de evoluir a Cruz e a Foice coletando pontos específicos para cada. Ao absolver almas o jogador ganha pontos especificamente para evoluir a Cruz, e ao condenar almas, ganha especificamente para a Foice. Tais almas podem ser encontradas ao longo de todo o jogo, inertes, com somente uma descrição de seus pecados e a possibilidade do jogador de ajudá-las ou destruí-las.

Além dessas armas principais, o jogador pode coletar equipamentos secundários durante as fases, estes complementam as habilidades do personagem durante os combates.

Referências

  1. Robinson, Martin (22 de abril de 2009). «Dante's Inferno for PSP». Consultado em 23 de abril de 2009 
  2. «Dante's Inferno for Xbox 360 Release Summary». GameSpot. Consultado em 3 de maio de 2010 
  3. «Dante's Inferno for PlayStation 3 Release Summary». GameSpot. Consultado em 3 de maio de 2010 
  4. «Dante's Inferno for PSP Release Summary». GameSpot. Consultado em 3 de maio de 2010 
  5. Eddy, Andy (17 de junho de 2009). «TeamXbox Dante's Inferno Hands-on Preview (Xbox 360)» (em inglês). TeamXbox. Consultado em 12 de março de 2010. Arquivado do original em 9 de março de 2012 
  6. EA, ed. (2010). Dante's Inferno instruction manual. [S.l.]: EA. p. 6–7 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Dante's Inferno (jogo eletrônico)
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.