Danzig (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Danzig
Danzig no Sweden Rock Festival de 2010
Informação geral
Origem Lodi, Nova Jérsei
País  Estados Unidos
Gênero(s) Heavy metal, hard rock,
southern rock, doom metal
Período em atividade 1987 — atualmente
Gravadora(s) Def American, Hollywood, E-Magine, Spitfire, Evilive, Megaforce, Restless
Afiliação(ões) Samhain
Misfits
Integrantes Glenn Danzig
Johnny Kelly
Tommy Victor
Steve Zing
Ex-integrantes Eerie Von
John Christ
Chuck Biscuits
Joey Castillo
Josh Lazie
Todd Youth
Howie Pyro
Página oficial www.danzig-verotik.com

Danzig é uma banda americana de heavy metal que usa letras, riffs e imagens "escuras" como tema de suas músicas e tem influências de doom metal e southern rock.[1] É a terceira banda formada pelo vocalista e compositor Glenn Danzig, que já fez parte do Misfits e Samhain.

História[editar | editar código-fonte]

Formada em 1977, a banda Misfits fez muito sucesso tendo à sua frente Glenn Danzig no vocal, Jerry Only no baixo e mais tarde o guitarrista Doyle. Apesar do sucesso, desentendimentos entre Glenn e Jerry levaram a banda ao seu desfecho. O fim da formação original da banda nunca foi esclarecido. Quando questionado sobre o assunto, Glenn fica nervoso e desconversa.

Glenn queria mudar o estilo de tocar e cantar e começou a escrever outras músicas, coisa que para ele não era problema, pois todas as músicas dos Misfits foram compostas por ele. Dali saíram os primeiros passos do que viria se tornar o Danzig.

Em 1988 o Danzig lança seu primeiro disco auto-intitulado, com Glenn Danzig nos vocais, Eerie Von no baixo, John Christ na guitarra, e Chuck Biscuits na bateria. Contavam com o apoio do Metallica, que sempre tocou cover dos Misfits, e resolveu dar uma força para a nova banda de Glenn. Segundo boatos a faixa "Possession" do primeiro disco tem a participação de James Hetfield, embora sem créditos.

De 88 a 89 a banda excursionou, e em 1990 lançou um vídeo com clips e declarações de seus integrantes.

Seu segundo álbum, "Lucifuge Lucifugeé", sai em 1990, com músicas como "Long Way Back From Hell", "Her Black Wings". No ano seguite lançam um segundo vídeo, também chamado Lucifuge.

Em 1992 é a vez de How the Gods Kill considerado o melhor trabalho da banda. Além da faixa-título, destacam-se "Dirty Black Summer" e "Do You Wear the Mark".

Em 1993, lançam o EP "Thrall", com três músicas inéditas, juntamente com o EP "Demonsweatlive", com quatro músicas ao vivo.

"Danzig IV" sai em 1994 com o hit "Cantspeak". No ano seguinte, nos dias 20 e 21 de junho a banda se apresenta pela primeira vez no Brasil. O show foi no Olympia e marcou o lançamento do CD. No palco uma surpresa para os brasileiros era a saída de Chuck Biscuits da batera, dando lugar a Joey Castillo, que superou a expectativas.

Glenn se desentendeu com a banda, o que leva ao seu término, e abre uma editora e começa a fazer quadrinhos. Eerive Von foi para o ramo de trilhas sonoras de filmes e John Christ começa a trabalhar solo. Glenn resolve voltar com a banda, chama Joey Castillo de volta, convida Joseph Bishara para os teclados e Josh Lazie para o baixo, e fazem um som totalmente diferente do antigo Danzig, se voltando para o eletrônico.

Em 2010, a banda lançou o álbum "Deth Red Sabaoth", que trouxe um som mais parecido com o do começo da carreira.

Formação[editar | editar código-fonte]

Glenn Danzig no Wacken Open Air 2013
Cenário de um show comum de Danzig

Formação atual[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Danzig

Referências

  1. Iwasaki, Scott. «Danzig scores megapoints with saltair moshers». Deseret News. Consultado em 20 de agosto de 2013 
  2. «Glenn Danzig On 'Skeletons' Covers Ep: 'If I'm Going To Cover A Song, I'm Going To Give It A New Life'». Blabbermouth.net. 25 de julho de 2015. Consultado em 30 de outubro de 2015 
  3. Dail, Jim (8 de julho de 2015). «POMONA: Glenn Danzig unearths 'Skeletons' from his past - Press Enterprise». Pe.com. Consultado em 30 de outubro de 2015 
  4. «Glenn Danzig Pays Tribute to Black Sabbath, ZZ Top and More on New Covers Album». Ultimateclassicrock.com. 26 de junho de 2015. Consultado em 30 de outubro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Danzig (banda)