Dark Funeral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dark Funeral
Dark Funeral at Wacken.jpg
Dark Funeral tocando no Wacken Open Air 2012.
Informação geral
Origem Estocolmo
País  Suécia
Gênero(s) Black metal
Período em atividade 1993 - atualmente
Gravadora(s) No Fashion Records
Metal Blade Records
Necropolis Records
Candlelight Records

Regain Records
Integrantes Lord Ahriman
Chaq Mol
Dominator
Heljarmadr
Natt
Página oficial www.DarkFuneral.se

Dark Funeral é uma banda de black metal da Suécia. Foi fundada em 1993 por Lord Ahriman e Blackmoon em Estocolmo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Tudo começou em 1993 quando Lord Ahriman e Blackmoon (David Parland) começaram a tocar juntos. Dark Funeral foi o nome escolhido para este projecto. Mais tarde, juntaram-se a eles Draugen e Themgoroth.

Em 1994 a banda grava pela primeira vez um álbum, auto-financiado, no estúdio de Dan Swanö, o Uni-Sound em Janeiro. Esta EP é lançada a dia 4 de Maio. Nesse mesmo dia, a banda faria seu primeiro show no Lottes Pub em Oslo, Noruega.

Depois das sessões de gravação, Draugen deixa a banda e é substituído por Equimanthorn. A banda assina com a No Fashion Records e começa a preparar músicas para um álbum completo.

Lord Ahriman, guitarrista e fundador do Dark Funeral

No ano seguinte a banda gravou The Secrets of the Black Arts nos estúdios Uni-Sounds, mas a banda decide regravar o álbum nos Abyss Studio. Durante esta nova gravação é adicionada uma nova música (When Angels Forever Die) ao álbum. A banda filma o seu primeiro video, para a música The Secrets Of The Black Arts.

Emperor Magus Caligula junta-se á banda como vocalista e pouco depois, a banda estreia-se a tocar em festivais, no Under The Black Sun I, em Berlim.

No dia 28 de Janeiro de 96 The Secrets of the Black Arts é lançado e licenciado para a Metal Blade (América do Norte) e Mystic Production (Polónia).

Blackmoon decide sair da banda e Alzazmon ocupa a bateria e Typhos a guitarra. Emperor Magus Calígula, para além de vocalista, torna-se no baixista.

Juntamente com a banda Necromass, a banda parte para a Satanic War Tour I pela Europa. Em 97 a banda continua em tour (Satanic War Tour II), onde toca pela primeira vez na América. Bal Sagoth e Ancient também participam nesta tour. Ainda em 97, a banda grava o álbum "Vobiscum Satanas".

Em 1998 inicia-se a tour The Ineffable Kings Of Darkness, que conta também com as bandas Enthroned e Liar of Golgotha. Para esta tour é contratado o baixista Dominion. Após a participação da banda no festival sueco Hultsfreds Festival, Thyphos é expulso e Dominion passa a ser o guitarrista da banda, com Calígula acumulando novamente as funções de vocalista e baixista.

A formação da banda muda de novo, quando Alzazmon deixa a banda, pouco antes da banda embarcar para a tour Bleed For Satan (com as bandas Cannibal Corpse e Infernal Majesty). Gaahnfaust é o seu substituto.

No ano de 99 continuam as turnés da banda. Desta vez o destino é o México e o estado da Califórnia. Mais tarde, juntamente com a banda Dimmu Borgir, fazem uma digressão pela Europa, na tour The Satanic Inquisition.

Em 2000 a banda volta ao estúdio para gravar a EP Teach Children to Worship Satan. Esta EP inclui uma nova versão de An Apprentice Of Satan, bem como covers de Slayer, Mayhem, Sodom e King Diamond e um videocip.

Dark Funeral, Deicide, Immortal e Cannibal Corpse começam uma tour, que se inicia no festival No Mercy.

Gaahnfaust deixa a banda e Matte Modin (da banda Defleshed) toma o seu lugar.

Em princípios de 2001 a banda volta aos estúdios Abyss para gravar seu terceiro álbum: Diabolis Interium. Segue-se novas tours: pela Europa, com as bandas Tidfall, Anorexia Nervosa e o Ragnarok; pelos Estados Unidos, como banda de abertura de Cannibal Corpse e Ásia. Após esta tour Dominion abandonou a banda e é substituído, em 2003, por Chaq Mol.

Dark Funeral com Caligula

Em 2004 a banda trocou a gravadora MNW/No Fashion Records pela Regain Records. Em conjunto com as bandas Goatwhore e Zyklon deram uma série de concertos no Japão. Seguiram-se depois o México e Espanha.

Em Janeiro de 2005 a banda começa a preparar materiais para lançar um novo álbum e quatro meses depois começam as gravações para o oitavo álbum da banda, Attera Totus Sanctus. Seguem-se uma série de turnês para promover este álbum.

Após vários shows promovendo o álbum, a banda lança o nono álbum em 2009, Angelus Exuro Pro Eternus[1]. E no ano seguinte Emperor Magus Caligula deixa a banda. Caligula declarou que os motivos de sua saída eram pessoais e que sua vida tomou um novo rumo. Logo em seguida B-Force e Dominator também deixam a banda. Dominator alegou razões pessoais e privadas sobre sua saída. Já B-Force comunicou que era sua própria decisão deixar a banda.

Em 2011 o Dark Funeral recrutou Nachtgarm (Negator) como o novo vocalista da banda após a saída em julho de 2010 de Magnus "Masse" Broberg (conhecido como Emperor Magus Calígula).[2] O baixista Zornheym também foi adicionado à formação do grupo. Ahriman comentou: "Agora, que concretizamos nossa formação, devo dizer que a atmosfera e a química dentro da banda está absolutamente fantástica. Além disso, cada membro do Dark Funeral está mais uma vez compartilhando de um enorme e forte compromisso, uma dedicação absoluta, bem como total profissionalismo."[3]

Dark Funeral no Wacken 2012

No mesmo ano, Dominator anunciou o seu retorno ao Dark Funeral e comentou que "após uma pequena temporada focando outros aspectos da minha vida, é um grande privilégio para mim anunciar o meu retorno ao Dark Funeral. O tempo que fiquei fora me encheu de inspiração e estou pronto para voltar atrás do kit e destruir tudo. É uma honra tocar ao lado de meus parceiros novamente. A DARK FUNERAL surge novamente para dominar tudo uma vez mais."[4]

O Dark Funeral foi confirmado para a edição de 2012 do cruzeiro 70000 Tons of Metal, que saiu de Miami, Flórida até as Ilhas Cayman, em 23 de janeiro de 2012 e retornou quatro dias depois. Cerca de 40 bandas tocaram no cruzeiro.

Em 2013 a banda completa 20 anos de história e comemora com vários shows em festivais pela Europa.[5] Em 19 de Março de 2013 foi anunciada a morte de Blackmoon por Lord Ahriman.[6]

Em 16 de dezembro de 2014, o Dark Funeral lançou uma nova faixa e um videoclipe intitulado "Nail them to the Cross". O vídeo revelou o novo vocalista, Heljarmadr (GRÁ, DOMGÅRD e CURSED 13) e o baixista Natt (ANGREPP e WITHERSHIN) para a formação do grupo. A banda confirmou o sexto disco de estúdio para 2015. "Nail them to the Cross", ao lado da faixa "Temple of Ahriman", foram lançadas como single em 26 de fevereiro de 2015.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Ao vivo[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

Vídeos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Dark Funeral no Brasil 2011: Em entrevista exclusiva, líder Ahriman anuncia turnê». agendametal.com.br. Consultado em 7 de julho de 2013 
  2. «Dark Funeral Announces New Vocalist». Blabbermouth.net. June 30, 2011. Consultado em July 30, 2011  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  3. «Dark Funeral Announces New Bassist». Blabbermouth.net. July 27, 2011. Consultado em July 30, 2011  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  4. «Dark Funeral Rejoined by Drummer Nils Fjallstrom». Blabbermouth.net. June 23, 2011. Consultado em July 30, 2011  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  5. «DARK FUNERAL: New Video Interview With LORD AHRIMAN». www.blabbermouth.net. Consultado em 7 de julho de 2013 
  6. «DARK FUNERAL's LORD AHRIMAN On Passing Of DAVID PARLAND: 'You Will Be Missed Deeply!'». www.blabbermouth.net. Consultado em 7 de julho de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]