Saltar para o conteúdo

Lista de personagens de Star Wars

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Darth Plagueis)
Star Wars

Esta é uma lista de personagens da franquia Star Wars, limitada somente aos personagens que são considerado parte da cânone de Star Wars. Muitos dos personagens originalmente listados fazem parte do Universo Expandido agora chamado de Legends. Eles não são considerados parte da cânone de Star Wars, e podem ser encontrados aqui.

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

Personagens coadjuvantes[editar | editar código-fonte]

#[editar | editar código-fonte]

Personagem Intérprete(s) Descrição
4-LOM Um dróide caçador de recompensas em O Império Contra-Ataca. 4-LOM foi um dróide de protocolo ambicioso que reescreveu sua própria programação para destruir Luke Skywalker. Interpretado por Chris Parsons.[1]
8d8 Um dróide de tortura que trabalha para Jabba the Hutt em O Retorno de Jedi.

A[editar | editar código-fonte]

Gial Ackbar[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Almirante Ackbar

Stass Allie[editar | editar código-fonte]

Stass Allie é uma Mestre Jedi de Tholothian e prima de Adi Gallia. Allie é uma das muitas vítimas da Ordem 66.[2] Ela foi inicialmente planejada para morrer com Kit Fisto.

A personagem foi interpretada por Lily Nyamwasa no Episódio III.

Almec[editar | editar código-fonte]

Almec é um político mandaloriano que atua como primeiro-ministro de Mandalore durante as Guerras Clônicas. Apoiador proeminente de Satine Kryze e de seu governo da Nova Mandaloriana, ele é preso por seu envolvimento em uma rede de contrabando ilegal, mas depois é libertado e reintegrado como líder fantoche após Darth Maul assumir o controle da capital da Nova Mandaloriana, Sundari. Quando Maul é capturado por Darth Sidious, Almec envia os supercomandantes mandalorianos Gar Saxon e Rook Kast para resgatá-lo. Durante o cerco de Mandalore, ele é capturado pela força de Bo-Katan Kryze e é morto por Saxon quando tenta transmitir informações para Ahsoka, Rex e Bo-Katan.[3]

O personagem foi dublado por Julian Holloway em The Clone Wars.

Mas Amedda[editar | editar código-fonte]

Mas Amedda é o vice-presidente chagriano do Senado Galáctico. Ele é grão-vizir e chefe do Conselho Governante Imperial, instalado por Gallius Rax como líder fantoche do Império após a morte de Palpatine. Amedda também é uma das poucas pessoas a saber sobre a personalidade secreta de Palpatine como Darth Sidious. Amedda entrega formalmente o Império à Nova República.

O personagem foi interpretado por Jerome Blake e David Bowers nos Episódios I a III, e dublado por Stephen Stanton em The Clone Wars e The Bad Batch. Sua história também foi expandida em Aftermath: Life Debt e Aftermath: Empire's End.

Padmé Amidala[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Padmé Amidala

Padmé Amidala é a Rainha de Naboo no Episódio I – A Ameaça Fantasma e, mais tarde, torna-se Senadora de Naboo em algum momento entre os Episódios 1 e 2, continuando a servir em Ataque dos Clones, durante as Guerras Clônicas e em A Vingança dos Sith. Mais tarde, ela desenvolve um relacionamento com o Jedi Padawan Anakin Skywalker e se casa secretamente com ele em Naboo. Perto do fim da guerra, ela conta a Anakin que está grávida, mas Anakin começa a ter pesadelos sobre sua morte no parto. Ele vira as costas para os Jedi e se junta a Darth Sidious para tentar salvá-la, tornando-se Darth Vader. Mais tarde, ela viaja para o sistema vulcânico de Mustafar para tentar trazê-lo de volta para a luz, mas ele não dá ouvidos e, depois que Vader vê Obi-Wan Kenobi, ele a enforca e ela cai inconsciente. Depois que Obi-Wan derrota Vader e a leva para a instalação médica em Polis Massa, ela dá à luz Luke e Leia, mas logo depois morre de coração partido.

Cassian Andor[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Cassian Andor

Maarva Andor[editar | editar código-fonte]

Maarva Andor é uma mulher humana que viveu durante as últimas décadas da República Galáctica e na era do Império Galáctico. Ao lado de seu marido, Clem, Maarva se tornou a mãe adotiva de Cassian Andor, que eles resgataram enquanto faziam contrabando no planeta Kenari.

A personagem foi retratada por Fiona Shaw em Andor.

The Armorer[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: The Armorer

Raymus Antilles[editar | editar código-fonte]

Raymus Antilles é o capitão da corveta CR90 Tantive IV, onde é estrangulado até a morte por Darth Vader7[4] Antilles também foi o último mestre de C-3PO e R2-D2 antes de eles ficarem sob a posse de Luke Skywalker. Nos últimos dias da República, Antilles serviu como capitão da corveta CR70 Tantive III.

O personagem foi interpretado por Peter Geddis no Episódio IV – Uma Nova Esperança, por Rohan Nichol no Episódio III – A Vingança dos Sith e por Tim Beckmann em Rogue One.

Wedge Antilles[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Wedge Antilles

Chelli Lona Aphra[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Doutor Aphra

Ryder Azadi[editar | editar código-fonte]

Ryder Azadi é o ex-governador de Lothal e amigo da família de Ephraim e Mira Bridger. Ele os ajudou secretamente em sua campanha contra o Império Galáctico, o que levou à sua prisão. Ryder escapou da prisão, mas seus amigos não. Mais tarde, ele conheceu Ezra e Kanan em Lothal. Depois de ajudar em uma missão que também envolvia a Princesa Leia, Ryder decidiu formar uma nova célula rebelde em Lothal. Mais tarde, ele fingiu trair os rebeldes para atrair o Governador Pryce para uma armadilha. Durante a parte final da batalha, Ryder tenta fazer com que Pryce venha calmamente quando a base imperial começa a decolar e explodir, sem sucesso, mas Pryce escolhe morrer, permanecendo leal ao Império até o fim. Após a libertação de Lothal, Ryder ajudou na reconstrução da cidade e assumiu o cargo de governador.

O personagem foi dublado por Clancy Brown em Rebels, e Brown reprisou seu papel em Ahsoka.

Azmorigan[editar | editar código-fonte]

Azmorigan é um senhor do crime jabloniano e parceiro de negócios de Vizago. Ele foi inicialmente enganado por Lando Calrissian para que desse ao empresário um porco baiacu usado em mineração e o trocasse por Hera, que então foi mais esperta que Azmorigan e escapou de sua nave, a Merchant One, para Calrissian e a tripulação da Fantasma. Azmorigan os encurralou na propriedade de mineração de Vizago, com a intenção de recuperar o porco-espinho e Hera junto com a Fantasma e sua tripulação, mas foi derrotado lá e forçado a fugir. Em The Wynkahthu Job, depois de formar uma aliança com Hondo, os dois atacaram uma nave de carga imperial, mas ela ficou presa nas tempestades de um planeta próximo, forçando-os a pedir ajuda à tripulação da Fantasma. A operação de resgate rende aos rebeldes várias bombas de prótons e um encontro com Droides Sentinelas Imperiais, enquanto Hondo só consegue recuperar, sem querer, um de seus Ugnaughts.

B[editar | editar código-fonte]

Ponda Baba[editar | editar código-fonte]

Ponda Baba é um mercenário aqualês que ataca Luke Skywalker na cantina de Mos Eisley e depois tem seu braço cortado pelo sabre de luz de Obi-Wan Kenobi. Ele é um associado do Dr. Cornelius Evazan, que também se opõe a Luke Skywalker na cantina.[5] Quando a figura de ação original da Kenner para Baba foi lançada, o alienígena então sem nome era chamado simplesmente de "Walrus Man".[6]

No Episódio IV – Uma Nova Esperança, o personagem foi interpretado por Tommy Ilsley. Em Rogue One, ele é visto com o Dr. Evazan nas ruas de Jedha.[6]

Cad Bane[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Cad Bane

Darth Bane[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Darth Bane

Darth Bane foi um antigo Lorde Sith responsável pela criação da Regra de Dois: um mestre e um aprendiz. Nos Episódios Perdidos da 6ª temporada de Clone Wars, o Grande Mestre Yoda viaja para o antigo sistema Sith conhecido como Moraband e encontra uma ilusão de Darth Bane.

Tobias Beckett[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Tobias Beckett

Val Beckett[editar | editar código-fonte]

Val Beckett é a esposa e parceira no crime de Tobias Beckett. Ela é morta durante um roubo fracassado de Coaxium para a Crimson Dawn.

A personagem foi interpretada por Thandiwe Newton em Han Solo: Uma História Star Wars.

O Bendu[editar | editar código-fonte]

Bendu é um antigo portador da Força, cuja filosofia é anterior à Ordem Jedi; encontrado pelos rebeldes no planeta Atollon, onde ele se descreve como sendo "o meio" entre o ashla, o lado claro da Força, e o bogan, o lado escuro da Força.

O personagem foi dublado por Tom Baker em Rebels.

Kelleran Beq[editar | editar código-fonte]

Kelleran Beq é um Mestre Jedi que resgatou Grogu da Ordem 66 com a ajuda das Forças de Segurança Reais de Naboo.

O personagem foi interpretado por Ahmed Best em The Mandalorian, reprisando seu papel no game show infantil Star Wars: Jedi Temple Challenge, de 2020, baseado na web.

Sio Bibble[editar | editar código-fonte]

Sio Bibble é o governador de Naboo.

O personagem foi interpretado por Oliver Ford Davies nos Episódios I a III.

Depa Billaba[editar | editar código-fonte]

Depa Billaba é uma Mestra Jedi do Alto Conselho Jedi que entra em coma por seis meses após um encontro com o General Grievous em Haruun Kal. Enquanto se recupera, ela forma um vínculo com o Padawan Caleb Dume (que mais tarde se tornará conhecido como Kanan Jarrus), que ela assume como seu aprendiz. Ela se sacrifica durante a Ordem 66 para salvar seu Padawan.

A personagem foi interpretada por Dipika O'Neill Joti nos Episódios I e II, e dublada por Archie Panjabi em The Bad Batch.

Jar Jar Binks[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Jar Jar Binks

Jar Jar Binks é um Gungan do sistema Naboo. No início, Jar Jar foi banido da cidade de Gungan por ser desajeitado, mas depois de conhecer o Mestre Jedi Qui-Gon Ginn e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi, ele os levou para a cidade de Gungan. Assim que pisou na cidade, ele foi levado sob custódia pelo General Tarpals e escoltado junto com os Jedi até o Chefe Nass, líder dos Gungans na época. Quando os Jedi convenceram Chefe Nass a deixar Jar Jar ir com eles, ele os ajudou a resgatar a rainha. Mais tarde, em Tatooine, ele quase se meteu em problemas com Sebulba, um perigoso podracer de Dug, mas foi salvo pelo jovem Anakin Skywalker. Muitos anos depois, Jar Jar se tornou o Representante de Naboo, mas é responsável por dar poderes emergenciais ao Chanceler Palpatine durante as Guerras Clônicas, o que acabou facilitando a ascensão do Império.

Zorii Bliss[editar | editar código-fonte]

Zorri Bliss é líder de um grupo de contrabandistas de especiarias do planeta Kijimi e um antigo interesse amoroso do piloto da Resistência Poe Dameron. Mais tarde, ela esteve entre os muitos que ajudaram a Resistência na batalha aérea contra as forças Sith Eternas em Exegol.

A personagem foi retratada por Keri Russell no Episódio IX.

Lux Bonteri[editar | editar código-fonte]

Lux Bonteri é filho da senadora separatista Mina Bonteri e combatente da liberdade durante as Guerras Clônicas; interesse amoroso de Ahsoka Tano. Após o assassinato de sua mãe, ele se torna o representante de seu planeta natal, Onderon, no Senado Galáctico.

O personagem foi dublado por Jason Spisak em The Clone Wars.

Bossk[editar | editar código-fonte]

Bossk é um notório caçador de recompensas Trandoshano que é um dos seis convocados por Darth Vader para rastrear a Millennium Falcon. Ele também é visto no Palácio de Jabba. Bossk é filho do caçador de recompensas Cradossk e é conhecido por seu ódio e caça aos Wookiees, com uma vingança particular contra o Wookiee Chewbacca.[7] Durante as Guerras Clônicas, ele foi o mentor e serviu como guarda-costas de um jovem Boba Fett, acabando por se juntar ao seu sindicato de caçadores de recompensas.

O personagem foi interpretado por Alan Harris nos Episódios V-VI e dublado por Dee Bradley Baker em The Clone Wars.

No quarto rascunho de O Império Contra-Ataca, Bossk foi escrito como um monstro viscoso, com tentáculos e dois enormes olhos injetados de sangue em um rosto macio e folgado.[8] A arte conceitual de Bossk foi desenhada pelo artista Ralph McQuarrie no final de 1978 ou no início de 1979.[9]

A cabeça, os pés e os braços do personagem foram reciclados da cena da cantina de Mos Eisley em Uma Nova Esperança e esculpidos pelo maquiador Stuart Freeborn.[9] O traje usado para o personagem era um Traje de pressão Windak de alta altitude usado pela Força Aérea Real na década de 1960 e foi reciclado da série The Tenth Planet, de 1966, do Doctor Who. [10][11] Uma insígnia foi aplicada no ombro do traje para dar a impressão de que Bossk fazia parte de uma "unidade organizada".[9] Sua arma foi feita de uma pistola Webley-Schermuly Riot com vários acessórios.[12]

Bossk é mencionado em Han Solo: Uma História Star Wars, quando Val reclama com seu marido Tobias Beckett sobre a contratação de Han Solo e Chewbacca em vez de mercenários experientes como Bossk.[13] Em versões anteriores, Bossk foi incluído como um membro dos Cloud Riders do Enfys Nest que a abandona no final do filme. O roteirista Jonathan Kasdan "lutou muito" para incluir isso em Solo, mas foi rejeitado.

Ezra Bridger[editar | editar código-fonte]

Ezra Bridger é um Cavaleiro Jedi humano do sexo masculino do planeta Lothal. Ele nasceu no dia do Império (quando a República se tornou o Império). Quando era jovem, seus pais se manifestaram contra o Império e, como resultado, foram tirados dele e executados pelo Império. Agora sozinho, Ezra se tornou um ladrão local, sobrevivendo por conta própria. Até que um dia tudo mudou. Seu dia começou igual, mas ele conheceu o lutador rebelde Kanan Jarrus, que estava fugindo de alguns oficiais imperiais. Ezra o alcançou e acabou roubando o sabre de luz de Kanan. Mais tarde, Ezra juntou-se ao resto da equipe da Ghost e tornou-se aprendiz de Kanan. Depois de muitos testes e provas, Ezra se tornou um Jedi forte e fez uma pistola de sabre de luz depois de recuperar seu cristal kyber. No entanto, esse sabre de luz seria destruído por Darth Vader. Mais alguns anos se passaram e o poder de Ezra crescia a cada dia. Ele criou um novo sabre de luz verde, mas começou a se comportar de forma estranha devido aos efeitos de um Holocron Sith que recuperou e começou a procurar o antigo guerreiro Sith Darth Maul, mas, graças ao seu mestre, conseguiu permanecer no Lado da Luz. Mais tarde, Ezra perdeu Kanan quando ele se sacrificou por Ezra, Sabine e Hera em uma Fundição de Combustível e entrou em depressão profunda. Logo depois de saber que Kanan sempre estará com ele, Ezra liderou a Libertação de Lothal e libertou seu povo do Império, mas com um custo. Ele e o Grande Almirante Thrawn foram para as profundezas do espaço e desapareceram. Somente após a queda do Império e a ascensão da Nova República é que Ezra foi finalmente encontrado por Ahsoka Tano e Sabine Wren e conseguiu voltar para casa.

C[editar | editar código-fonte]

Bix Caleen[editar | editar código-fonte]

Bix Caleen é um mecânico e negociante do mercado negro que é aliado de Andor.

O personagem foi interpretado por Adria Arjona em Andor.

Lando Calrissian[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lando Calrissian

Chewbacca[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Chewbacca

Cid Scaleback[editar | editar código-fonte]

Cid Scaleback (primeiro nome completo Ciddarin) é uma ex-informante Jedi que fornece missões mercenárias ao Bad Batch após as Guerras Clônicas. Mais tarde, ela trai o Bad Batch depois que eles retornam de Eriadu, entregando Omega a Royce Hemlock.

A personagem foi dublada por Rhea Perlman em The Bad Batch.

O Cliente[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: O Cliente (Star Wars)

Rush Clovis[editar | editar código-fonte]

Rush Clovis é um Senador Separatista que representa o planeta Scipio no Senado Galáctico, bem como um antigo pretendente de Padmé Amidala, embora tenha ficado claro que ele nunca a conheceu de fato. Quando as Guerras Clônicas começaram, ele se tornou um delegado do Clã Bancário Intergaláctico. Durante a Batalha de Scipio, ele se sacrifica para salvar Padmé.

O personagem foi dublado por Robin Atkin Downes em The Clone Wars.

Comandante CC-2224 "Cody"[editar | editar código-fonte]

CC-2224, ou "Cody", é um comandante clone do 212º Batalhão de Ataque, servindo sob o comando de Obi-Wan Kenobi durante as Guerras Clônicas. Após a Batalha de Utapau, ele trai e tenta matar Kenobi a contragosto quando a Ordem 66 é emitida.

O personagem foi interpretado por Temuera Morrison no Episódio III – A Vingança dos Sith e dublado por Dee Bradley Baker em The Clone Wars e The Bad Batch.

Kaydel Ko Connix[editar | editar código-fonte]

Kaydel Ko Connix é uma controladora júnior da Resistência durante a trilogia sequel.

A personagem foi interpretada por Billie Lourd, filha de Carrie Fisher, nos Episódios VII-IX.

Eno Cordova[editar | editar código-fonte]

Eno Cordova é um Mestre Jedi, suposto sobrevivente da Ordem 66, ex-mentor de Cere Junda e proprietário do BD-1. Ele descobriu um antigo cofre construído pelo Zeffo, sensível à Força, no planeta Bogano, onde escondeu um holocron Jedi contendo uma lista de crianças sensíveis à Força, na esperança de que um dia pudesse ajudar a reconstruir a Ordem Jedi.

O personagem foi dublado por Tony Amendola em Jedi: Fallen Order e Jedi: Survivor.

CT-9904 "Crosshair"[editar | editar código-fonte]

CT-9904, ou "Crosshair", é um soldado clone deformado e membro da Clone Force 99. Ele é o atirador de elite da equipe, possuindo mutações genéticas que lhe dão uma visão excepcional. Ele é o único membro da Clone Force 99 cujo biochip é ativado quando a Ordem 66 é emitida, fazendo com que ele se volte contra seus companheiros de esquadrão depois que eles se rebelam contra o recém-formado Império Galáctico. Mais tarde, Crosshair é encarregado de uma unidade de soldados imperiais recrutados e recebe a tarefa de caçar o Bad Batch. Embora acabe descobrindo seu biochip e o remova, ele continua a servir ao Império de boa vontade, acreditando que tentar combatê-lo é inútil e guardando rancor do Bad Batch por tê-lo abandonado. Depois de ser forçado a trabalhar com o Bad Batch para sobreviver à destruição da cidade de Tipoca, Crosshair faz as pazes com seus antigos companheiros de esquadrão, mas ainda se recusa a se juntar a eles. Mais tarde, ele é capturado por Royce Hemlock e aprisionado na base do Dr. Hemlock no Monte Tantiss, escapando com Omega e um cão de caça lurca chamado Batcher. Ele se junta ao grupo em Pabu e, a pedido de Hunter, tem sua mão examinada pelo AZI-3. Ele está perdendo a precisão e tem um tremor na mão devido aos meses que passou no Monte Tantiss.

O personagem foi dublado por Dee Bradley Baker em The Clone Wars e The Bad Batch.

Salacious B. Crumb[editar | editar código-fonte]

Salacious B. Crumb é um lagarto-macaco kowakiano da corte de Jabba the Hutt.[14] O nome do personagem (e aspectos de sua aparência) é derivado da pronúncia errada e bêbada da palavra "shoelaces" (cadarços) pelo criador de criaturas Phil Tippett e uma homenagem ao cartunista de underground comix Robert Crumb.[15][16]

O personagem foi interpretado por Tim Rose no Episódio VI, com sua voz fornecida por Mark Dodson. As travessuras de Rose controlando o fantoche de Crumb levaram a um aumento da proeminência do personagem.[14]

D[editar | editar código-fonte]

Figrin D'an[editar | editar código-fonte]

Figrin D'an é o líder da banda Bith "Figrin D'an e os Modal Nodes", que atua na cantina de Mos Eisley.

O personagem foi interpretado por Rick Baker no Episódio IV.

Poe Dameron[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Poe Dameron

Biggs Darklighter[editar | editar código-fonte]

Biggs Darklighter é um piloto da Aliança Rebelde e amigo de infância de Luke Skywalker. Na Batalha de Yavin, Darklighter foi abatido e morto por Darth Vader.

O personagem foi interpretado por Garrick Hagon no Episódio IV.

Dengar[editar | editar código-fonte]

Dengar é um caçador de recompensas Corelliano convocado por Darth Vader para caçar a Millennium Falcon, e é também brevemente visível mais tarde no Palácio de Jabba.[17] Durante as Guerras Clônicas, Dengar faz parte de um sindicato de caçadores de recompensas traído por Asajj Ventress no planeta Quarzite.

A personagem foi interpretada por Morris Bush nos Episódios V-VI e por Simon Pegg em The Clone Wars.

Dengar tenta capturar Han Solo e Chewbacca na série de histórias em quadrinhos da Marvel de Star Wars de 2015, com o enredo "Showdown on the Smuggler's Moon", e também faz aparições na série de histórias em quadrinhos Star Wars: Darth Vader.[18] Nos romances Star Wars: Aftermath, Dengar luta e faz amizade com o caçador de recompensas Mercurial Swift, antes de se juntar a Jas Emari para resgatar Norra Wexley durante a Batalha de Jakku, e recebe um perdão da Nova República.[19][20]

DJ[editar | editar código-fonte]

DJ, acrônimo de "Don't Join",[21] é um cortador que ajuda e depois trai Finn e Rose Tico na sua missão a bordo do navio almirante da Primeira Ordem, o Mega-class Star Dreadnought Supremacy.

A personagem foi interpretada por Benicio del Toro no Episódio VIII.

Din Djarin / O Mandaloriano[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: O Mandaloriano (personagem)

Tan Divo[editar | editar código-fonte]

Tan Divo é um inspetor da polícia de Coruscant durante as Guerras Clônicas, exibindo frequentemente uma atitude pomposa. Após o fim das Guerras Clônicas, Divo viveu em Alderaan e morreu quando a primeira Estrela da Morte fez explodir o planeta, num evento conhecido como "O Desastre".

A personagem foi interpretada por Tom Kenny em The Clone Wars.

Lott Dod[editar | editar código-fonte]

Lott Dod é um senador Neimoidiano da Federação do Comércio, representando os interesses do conglomerado comercial no Senado Galáctico.

O personagem foi interpretado por Silas Carson no Episódio I (com a voz de Toby Longworth) e por Gideon Emery em The Clone Wars.

Jan Dodonna[editar | editar código-fonte]

Jan Dodonna é um general e líder da base Rebelde em Yavin 4 que planeia o ataque à primeira Estrela da Morte.[22]

O personagem foi interpretado por Alex McCrindle no Episódio IV, por Michael Bell em Rebels, e por Ian McElhinney em Rogue One. No Episódio IV, é também a primeira personagem a proferir a frase "Que a Força esteja com você".[23]

Conde Dookan / Darth Tyranus[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Conde Dookan

Cin Drallig[editar | editar código-fonte]

Cin Drallig é um Mestre Jedi que serve como mestre de batalha e chefe de segurança do Templo Jedi nos últimos dias das Guerras Clônicas. É morto por Darth Vader durante o cerco ao Templo Jedi.

A personagem foi interpretada por Nick Gillard no Episódio III e por Robin Atkin Downes em The Clone Wars.

Caleb Dume / Kanan Jarrus[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Kanan Jarrus

Cara Dune[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Cara Dune

Rio Durant[editar | editar código-fonte]

Rio Durant é um piloto ardenniano e associado de longa data dos criminosos Tobias e Val Beckett. É morto durante um assalto falhado ao Coaxium para a Crimson Dawn.

O personagem foi interpretado por Jon Favreau em Solo.

Tala Durith[editar | editar código-fonte]

Tala Durith é uma oficial imperial desiludida em Mapuzo que ajuda Ben Kenobi e a Princesa Leia através do Caminho.[24]

A personagem foi interpretada por Indira Varma em Obi-Wan Kenobi.

E[editar | editar código-fonte]

CT-1409 "Echo"[editar | editar código-fonte]

CT-1409, ou "Echo", é um Soldado ARC e membro do Domino Squad e da 501ª Legião, que aparentemente foi morto na Batalha de Lola Sayu. Na realidade, porém, foi capturado e usado contra a sua vontade como peão pelos Separatistas para a sua campanha em Anaxes. Depois de ser resgatado pelo Capitão Rex e pelo Bad Batch, desempenha um papel fundamental na vitória da República na batalha de Anaxes, antes de se juntar à Clone Force 99 como o seu último membro. Após a Ordem 66, Echo e a maior parte da equipa rebelam-se contra o Império e tornam-se mercenários. Mais tarde, deixa a equipa para se juntar a Rex para "fazer mais" contra o Império.

A personagem foi interpretada por Dee Bradley Baker em The Clone Wars e The Bad Batch.

Morgan Elsbeth[editar | editar código-fonte]

Morgan Elsbeth é uma antiga protegida do Grande Almirante Thrawn que lidera um pequeno remanescente Imperial no planeta Corvus e uma sobrevivente das Irmãs da Noite. É alvo de Ahsoka Tano, que acaba por a derrotar e liberta a cidade de Calodan com a ajuda de Din Djarin, antes de a interrogar sobre o paradeiro de Thrawn. Mais tarde, Elsbeth será libertada pelos seus aliados Baylan Skoll e Shin Hati. Ela contrata Marrok, um antigo Inquisidor para matar Ahsoka e libertar Thrawn do seu exílio. Apesar da morte de Marrok, Elsbeth, Skoll e Hati vão a Peridea e encontram Thrawn e as Grandes Mães. Durante a batalha em Peridea, Elsbeth é morta por Ahsoka.

A personagem foi interpretada por Diana Lee Inosanto em The Mandalorian, Ahsoka e Tales of the Empire.

Embo[editar | editar código-fonte]

Embo é um caçador de recompensas Kyuzo que trabalha para quem paga mais, mas tem um sentido de honra. As suas armas incluem um bowcaster e o seu chapéu, que usa como boomerang e prancha.

O personagem foi interpretado por Dave Filoni em The Clone Wars.

Galen Erso[editar | editar código-fonte]

Galen Erso é um cientista de investigação Imperial e pai de Jyn Erso. Como principal projetista da Estrela da Morte, Erso fornece à Rebelião informações sobre uma fraqueza crítica que tinha deliberadamente incluído no desenho da arma, permitindo um ataque à estação de batalha aparentemente invulnerável. Apesar disso, é mais tarde mortalmente ferido pelos Rebeldes num ataque a uma base Imperial em Eadu, e consegue reunir-se brevemente com a sua filha antes de morrer.

O personagem foi interpretado por Mads Mikkelsen em Rogue One.

Jyn Erso[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Jyn Erso

Haja Estree[editar | editar código-fonte]

Haja Estree é um vigarista humano que trabalhou no planeta Daiyu durante o reinado do Império Galáctico.

O personagem foi interpretado por Kumail Nanjiani em Obi-Wan Kenobi.

Cornelius Evazan[editar | editar código-fonte]

O Dr. Cornelius Evazan é uma personagem que antagoniza Luke Skywalker e é subsequentemente atacado com um sabre de luz por Obi-Wan Kenobi na Cantina de Mos Eisley. É um homem humano com um rosto cheio de cicatrizes, acompanhado pelo seu associado aqualish Ponda Baba. Ele afirma ser um homem procurado que tem a sentença de morte em 12 sistemas.[25] Evazan também se depara com Jyn Erso e a ameaça nas ruas de Jedha em Rogue One.[26]

O personagem foi interpretado por Alfie Curtis no Episódio IV, e por Michael Smiley em Rogue One.

F[editar | editar código-fonte]

Onaconda Farr[editar | editar código-fonte]

Onaconda Farr é um senador de Rodia inicialmente alinhado com a Confederação de Sistemas Independentes, antes de regressar à República graças à sua velha amiga e colega senadora Padmé Amidala. Mais tarde, é morto com uma bebida envenenada pelo seu assistente pessoal, Lolo Purs, que o considera responsável por trazer a guerra a Rodia.

A personagem foi interpretada por Zuraya Hamilton no Episódio II e também participou da série The Clone Wars.

O Pai[editar | editar código-fonte]

Um dos três deuses Mortis, o Pai representa o equilíbrio da Força, entre a sua Filha, que encarna o lado da luz da Força, e o seu Filho, que encarna o lado negro. Depois de envelhecer, ele atrai Anakin Skywalker, Obi-Wan Kenobi e Ahsoka Tano para Mortis, a fim de testar o primeiro e ver se ele é de facto o "Escolhido" e trará o equilíbrio à Força. O Pai acaba por se convencer disso, mas Anakin recusa a sua oferta para ficar em Mortis e tornar-se o seu sucessor. Mais tarde, o Pai suicida-se, o que torna o Filho mortal e permite a Anakin matá-lo por todo o mal que tinha feito.

Boba Fett[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Boba Fett

Jango Fett[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Jango Fett

A Filha[editar | editar código-fonte]

Um dos deuses Mortis, a Filha é a personificação do lado da luz da Força, filha do Pai e irmã do Filho. Ela é obediente ao pai e ajuda-o a testar Anakin Skywalker para ver se ele é o Escolhido e pode substituir o Pai. Acaba por se sacrificar para salvar o pai do irmão e consegue também salvar Ahsoka Tano, que tinha sido corrompida por este último, antes de morrer. Acredita-se que tenha reencarnado como Morai, uma coruja que é vista várias vezes a acompanhar Ahsoka e a quem ela afirma dever a sua vida.

A personagem foi interpretada por Adrienne Wilkinson em The Clone Wars.[19]

Finn / FN-2187[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Finn (Star Wars)

Kit Fisto[editar | editar código-fonte]

Kit Fisto é um Mestre Jedi Nautolano e membro do Conselho Jedi. Morreu quando tentava prender Darth Sidious.

O personagem foi interpretado por Zachariah Jensen e Daniel Zizmor no Episódio II, por Ben Cooke no Episódio III e pela voz de Phil LaMarr em The Clone Wars. Fisto foi inicialmente desenvolvido como um conceito Sith masculino pelo artista conceptual Dermot Power. Quando a ideia do aprendiz Sith alienígena foi abandonada, Power revisitou o alienígena com cabeça de tentáculo como um Jedi, com um rosto menos malévolo, mas ainda assim com uma presença imponente.

Foi inicialmente planeado para morrer às mãos de traiçoeiros clone troopers na Ordem 66.

CT-27-5555 "Fives"[editar | editar código-fonte]

CT-27-5555, ou "Fives", é um Soldado ARC e membro do Esquadrão Dominó e da 501ª Legião, que participa em numerosas batalhas das Guerras Clônicas. Depois de ver o seu amigo Clone Trooper Tup executar inadvertidamente o General Jedi Tiplar durante a Batalha de Ringo Vinda, Fives esforça-se por encontrar respostas para as ações de Tup, levando-o a descobrir a Ordem 66. No entanto, por causa disso, Palpatine incrimina-o por uma tentativa de assassinato. Antes de poder revelar o que aprendeu ao Capitão Rex e a Anakin Skywalker, Fives é morto pelo Comandante Fox sob as ordens de Palpatine.[27]

O personagem participa da série The Clone Wars

Bib Fortuna[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Bib Fortuna

Babu Frik[editar | editar código-fonte]

Babu Frik é uma droidsmith Anzellan em Kijimi que ajuda Rey, Finn e Poe Dameron a decifrar uma mensagem dentro da memória de C-3PO. Mais tarde, sobrevive à destruição de Kijimi pelos Sith Eternos e está presente na Batalha de Exegol.

A personagem foi interpretada por Shirley Henderson no Episódio IX. Mais tarde, Henderson deu voz a outros droidsmiths Anzellan na terceira temporada de The Mandalorian.

Garsa Fwip[editar | editar código-fonte]

Garsa Fwip é a proprietária Twi'lek do Santuário, uma cantina em Mos Espa, em Tatooine, nos anos que se seguiram à queda do Império. Interagiu brevemente com Boba Fett depois de este ter assumido o controlo do império criminoso de Jabba, antes de ser morta pelos Pykes na luta pelo poder que se seguiu.

G[editar | editar código-fonte]

Adi Gallia[editar | editar código-fonte]

Adi Gallia é um Mestre Jedi de Tholothiano e membro do Conselho Jedi. Gallia é morta por Savage Oppress durante as Guerras Clônicas. Ela também aparece como uma voz desencarnada que dá poder a Rey para enfrentar o rejuvenescido Darth Sidious.

A personagem foi interpretada por Gin Clarke no Episódio I e por Angelique Perrin no Episódio IX e teve participação da série animada The Clone Wars.

Yarna d'al' Gargan[editar | editar código-fonte]

Yarna d'al' Gargan é uma dançarina Askajiano que é escravizada por Jabba the Hutt.[28]

O personagem foi interpretado por Claire Davenport no Episódio VI.

Garindan[editar | editar código-fonte]

Garindan é um espião Kubaz que conduz os stormtroopers Imperiais até à Millennium Falcon.[29]

A personagem apareceu no Episódio IV – Uma Nova Esperança.

Phee Genoa[editar | editar código-fonte]

Phee Genoa é uma pirata que procura frequentemente maravilhas e artefatos antigos. Ela torna-se próxima da Clone Force 99 e apresenta-lhes o calmo e tropical planeta de Pabu.[30]

A personagem aparece na série animada The Bad Batch.[31]

Serra Gerrera[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Saw Gerrera

Steela Gerrera[editar | editar código-fonte]

Steela Gerrera é a irmã de Saw Gerrera, que fez parte da sua rebelião contra os Separatistas em Onderon durante as Guerras Clônicas, e foi morta por uma nave droide durante a batalha final enquanto arriscava a vida para salvar o Rei Dendup. A sua morte afetou profundamente o seu irmão.

A personagem aparece na série animada The Clone Wars.

Moff Gideon[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Moff Gideon

O Grande Inquisidor[editar | editar código-fonte]

O Grande Inquisidor é um Jedi sem nome da espécie Pau'an que fica desiludido com a Ordem Jedi devido às ações do Conselho Jedi durante as Guerras Clônicas, e acaba por abandonar a Ordem durante a Ordem 66, juntando-se ao Império Galáctico. Treinado por Darth Vader juntamente com os outros Inquisidores, é incumbido de caçar todos os Jedi que restam na galáxia, uma missão que acaba por o colocar em conflito com o Jedi Padawan Kanan Jarrus, líder de uma célula Rebelde no planeta Lothal. Depois de ser derrotado por Jarrus, o Grande Inquisidor opta por se suicidar para evitar o castigo de Vader pelo seu fracasso. Mais tarde, o seu espírito redimido, conhecido como a Sentinela, ajuda Jarrus a completar o seu treino Jedi para se tornar um Cavaleiro Jedi, antes de ser novamente escravizado pelos Sith como Guarda do Templo.

O personagem aparece nas séries Rebels, Obi-Wan Kenobi e Tales of the Empire. O Grande Inquisidor teve uma recepção positiva por parte da crítica, o que levou ao interesse em que ele reprisasse o seu papel em live-action no Disney+.[32][33] Por fim, Rupert Friend foi escalado para o papel de Grande Inquisidor, interpretando a personagem na sua primeira aparição em live-action em Obi-Wan Kenobi.[34]

Comandante CC-1004 "Gree"[editar | editar código-fonte]

CC-1004, ou "Gree", é um Comandante clone do 41º Corpo de Elite, ao serviço da Jedi Luminara Unduli durante as Guerras Clônicas. Participa na Batalha de Kashyyyk e tenta cumprir a Ordem 66 executando Yoda, mas o Mestre Jedi detecta as suas intenções e decapita-o rapidamente a ele e a outro soldado.

O personagem foi interpretado por Temuera Morrison no Episódio III e também teve a sua participação na série animada Star Wars: The Clone Wars.

Greedo[editar | editar código-fonte]

Greedo é um caçador de recompensas Rodiano do Clã Tetsu e trabalhou para o chefe do crime Jabba the Hutt.[35] O idioma Huttês de Greedo é baseada no Quechua, a língua Inca.[36] Aparece no filme original de Star Wars durante uma cena em que confronta e ameaça Han Solo, e consequente é morto por Solo. A cena foi mais tarde alterada para que Greedo também disparasse contra Han, levando à infame controvérsia dos fãs conhecida como "Han shot first", com a qual a personagem passou a ser mais associada.[37]

Greedo foi interpretado em 1977 por Paul Blake, bem como por Maria De Aragon para algumas tomadas de perto em 1977.[38] O linguista Larry Ward fez a voz, falando numa forma simplificada de Quechua, uma língua sul-americana.[39] Uma versão mais jovem dele foi interpretada por Simon Rose e Oliver Walpole numa cena eliminada do filme prequela de 1999, Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma. O personagem fez aparições em algumas outras partes da mídia de Star Wars, incluindo a série animada de 2008 Star Wars: The Clone Wars e o jogo eletrônico de 2015 Star Wars Battlefront.[40][41]

Capitão CC-5576-39 "Gregor"[editar | editar código-fonte]

CC-5576-39, ou "Gregor", é um Comando clone que se pensa ter morrido na Batalha de Sarrish. Com amnésia e a viver em Abafar, o Coronel Meebur Gascon diz-lhe mais tarde que ele é um soldado clone e parece sacrificar-se para ajudar o Coronel e os seus droides a sair de Abafar para salvar muitas vidas da República. No entanto, ele sobrevive a esta provação e acaba por regressar à República, após isso remove o seu biochip, para não ser forçado a cumprir a Ordem 66. Quando a República é reorganizada em Império após o fim das Guerras Clônicas, Gregor é forçado a treinar soldados imperiais recrutados, até que os Bad Batch o resgatam. Anos mais tarde, Gregor acaba no sistema Seelos com os clones reformados Rex e Wolffe, e mostra ter desenvolvido algumas tendências excêntricas. Ele ajuda um grupo de rebeldes contra as forças imperiais numa escaramuça no planeta e, mais tarde, participa numa batalha para libertar o planeta Lothal da ocupação imperial, embora seja mortalmente ferido por um técnico imperial durante a batalha.

O personagem aparece em The Clone Wars, Rebels e The Bad Batch.

Grievous[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: General Grievous

Din Grogu / A Criança[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Grogu

Nute Gunray[editar | editar código-fonte]

Nute Gunray é o Vice-Rei Neimoidiano da Federação do Comércio, cuja invasão de Naboo é apoiada por Darth Sidious. A sua animosidade para com Padmé Amidala leva-o a juntar-se à Aliança Separatista como um dos seus membros de alto nível. Após a morte do Conde Dookan, Gunray foi enviado com os outros líderes do Conselho Separatista para Mustafar pelo General Grievous, onde acabaram por ser executados por Darth Vader.

O personagem foi interpretado por Silas Carson nos Episódios I-III, e também aparece em The Clone Wars.

Acredita-se que George Lucas, um democrata de longa data, tenha criado o nome com base em duas figuras famosas do Partido Republicano que não lhe agradavam: Newt Gingrich e Ronald Reagan.

H[editar | editar código-fonte]

Rune Haako[editar | editar código-fonte]

Rune Haako é o braço direito de Nute Gunray. É um membro de alto nível da Federação do Comércio e do Conselho Separatista. É morto juntamente com os outros líderes Separatistas em Mustafar por Darth Vader.

A personagem foi interpretada por Jerome Blake no Episódio I, por Alan Ruscoe no Episódio II, e por Sandy Thompson no Episódio III.

Shin Hati[editar | editar código-fonte]

Shin Hati é o aprendiz do antigo Jedi Baylan Skoll, que encontrou Hati depois de ele próprio ter sobrevivido à Ordem 66 e fugido para as Regiões Desconhecidas. Durante a era da Nova República, ambos operam como mercenários Jedi Negros em busca de poder, trabalhando com Morgan Elsbeth. Depois da batalha em Peridea, Hachi fica a liderar os bandidos de Peridea.

O seu nome é uma alusão ao lobo celestial Hati da mitologia nórdica, companheiro do lobo celestial Sköll.[42]

A personagem foi interpretada por Ivanna Sakhno em Ahsoka.

Dr. Royce Hemlock[editar | editar código-fonte]

O Dr. Royce Hemlock serviu a República Galáctica e tornou-se chefe da Divisão de Ciência Avançada no Monte Tantiss. Ele reporta diretamente ao Imperador enquanto trabalha numa experiência secreta e altamente classificada sobre tecnologia de clonagem. O Dr. Hemlock usa crianças como cobaias para obter resultados.[43]

O personagem aparece em The Bad Batch.[44]

Valin Hess[editar | editar código-fonte]

Valin Hess é um oficial imperial que costumava ter Migs Mayfeld como soldado. Reencontra Mayfield quando ele e Din Djarin se infiltram numa refinaria imperial de rhydonium em Morak para descobrir o paradeiro de Moff Gideon e é morto pelo seu antigo soldado no momento em que o reconhece por este ter insultado os soldados mortos durante a Operação: Cinder.

O personagem foi interpretado por Richard Brake em The Mandalorian.

Amilyn Holdo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Vice-almirante Holdo

Ri-Lee Howell[editar | editar código-fonte]

Ri-Lee Howell é um Mestre Jedi revelado em Star Wars: The Rise of Skywalker - The Visual Dictionary. Neste romance, que expande mais o universo do filme A Ascensão Skywalker, Howell é citado como um Mestre Jedi que reuniu os textos sagrados que foram passados de Luke Skywalker para Rey. Esses textos foram apresentados no Episódio VIII. Enquanto muitos dos textos sagrados Jedi foram armazenados e perdidos em holocrons posteriores, a dedicação de Howell em escrever passagens físicas foi o que os manteve vivos.

O nome de Ri-Lee Howell é uma homenagem a Riley Howell, um jovem de 21 anos que foi morto ao enfrentar um atirador que abriu fogo na Universidade da Carolina do Norte. Graças às suas ações, salvou a vida dos seus colegas de turma. Um perfil escrito pelo New York Times após a sua morte dizia: "Era também um profundo estudioso de Star Wars, acumulando uma legião de figuras de ação Jedi com o seu irmão Ted, de 14 anos". A Lucasfilm entrou em contato com a família e prometeu que ele seria homenageado no universo de Star Wars. "A coragem e o altruísmo de Riley fazem emergir o Jedi em todos nós", lê-se na carta.[45]

"Hunter"[editar | editar código-fonte]

O sargento "Hunter" é um clone trooper deformado e comandante da Clone Force 99. Ele tem mutações genéticas que lhe dão sentidos aprimorados, como rastrear e sentir sinais eletromagnéticos. Durante a Ordem 66, depois de testemunhar a morte da Mestre Jedi Depa Billaba, ele deixa o seu Padawan, Caleb Dume, escapar. Após a formação do Império, Hunter, juntamente com a maioria da Clone Force 99, rebela-se e foge de Kamino com um jovem clone inalterado chamado Omega. Tornam-se mercenários e Hunter cria uma forte relação de pai e filha com Omega, o que o leva a querer deixar de ser soldado para lhe dar uma vida normal.

O personagem teve a sua aparição nas séries animadas de The Clone Wars e The Bad Batch.

Armitage Hux[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: General Hux

I[editar | editar código-fonte]

IG-88B[editar | editar código-fonte]

A linha IG-88 era um derivado dos droides sentinela IG-86 utilizados durante as Guerras Clônicas. O IG-88B tornou-se mais tarde num dos mais infames caçadores de recompensas da galáxia.

Chirrut Îmwe[editar | editar código-fonte]

Chirrut Îmwe é um guerreiro cego que acredita na Força e que se diz ser um dos Guardiões dos Whills. Ele ajuda a Aliança Rebelde a roubar os planos da Estrela da Morte em Rogue One e é morto durante a Batalha de Scarif.

O personagem foi interpretado por Donnie Yen em Rogue One.

J[editar | editar código-fonte]

Jabba the Hutt[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Jabba the Hutt

Jannah[editar | editar código-fonte]

Jannah é uma antiga stormtrooper da Primeira Ordem, originalmente designada como TZ-1719, que se junta à Resistência e faz amizade com Finn. Mais tarde, Jannah aceita a oferta de Landos para a ajudar a encontrar a sua família.

A personagem foi interpretada por Naomi Ackie no Episódio IX.

CT-5597 "Jesse"[editar | editar código-fonte]

CT-5597, ou "Jesse", é um ARC Trooper da 501ª Legião que luta em muitas batalhas durante as Guerras Clônicas. Durante o Cerco de Mandalore, é capturado por Darth Maul para ser usado como isca para atrair Ahsoka Tano até ele, mas acaba sendo resgatado. Quando a Ordem 66 é emitida, Jesse está entre os clones que tentam executar Ahsoka, bem como Rex, depois de lhe ter sido retirado o chip e ficar do lado dela. Juntamente com todos os outros soldados a bordo, Jesse é morto quando o Star Destroyer Tribunal da classe Venator em que se encontravam se despenha numa pequena lua, e é enterrado por Ahsoka e Rex.

O personagem aparece nas séries animadas de The Clone Wars e Tales of the Jedi.

Dexter Jettster[editar | editar código-fonte]

Dexter Jettster é o Besalisk dono do Dex's Diner, e um velho amigo de Obi-Wan Kenobi, que fornece a Kenobi informações sobre o planeta Kamino.

O personagem foi interpretado por Ronald Falk no Episódio II.

Tiaan Jerjerrod[editar | editar código-fonte]

O Moff Tiaan Jerjerrod é o comandante da segunda Estrela da Morte. Jerjerrod é encarregado por Darth Vader de apressar a conclusão da segunda Estrela da Morte e avisa que o Imperador não é tão indulgente como Vader.[46]

O personagem foi interpretado por Michael Pennington no Episódio VI.

Qui-Gon Jinn[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Qui-Gon Jinn

Cere Junda[editar | editar código-fonte]

Cere Junda é uma antiga Cavaleira Jedi que treinou Trilla Suduri, sobrevivente da Ordem 66, e copiloto do Stinger Mantis. Torna-se a figura mentora e mestre de Cal Kestis, enquanto tenta escapar ao seu passado conturbado e retomar o seu próprio papel como Jedi.

A personagem tem a sua aparição nos jogos eletrônicos Jedi: Fallen Order e Jedi: Survivor.

K[editar | editar código-fonte]

Alexsandr Kallus[editar | editar código-fonte]

O agente Alexsandr Kallus é um antigo membro do Gabinete de Segurança Imperial que liderou os esforços para suprimir uma revolta no planeta Lothal e desenvolveu uma rivalidade com Zeb Orrelios porque Kallus participou nos ataques que dizimaram grande parte da sua espécie. Ele começa a questionar a sua moralidade e lealdade para com o Império depois de ele e Zeb serem forçados a trabalhar juntos para sobreviverem ao ficarem presos num planeta remoto, perto de Geonosis. Na altura em que Thrawn é promovido a Grande Almirante, Kallus torna-se um espião da Aliança Rebelde e deserta completamente quando a sua traição é descoberta. Kallus desempenha um papel importante na libertação de Lothal da ocupação Imperial, e acaba fazendo amizade com Zeb.

O personagem apareceu na série animada Rebels.

Maz Kanata[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Maz Kanata

Greef Karga[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Greef Karga

Syril Karn[editar | editar código-fonte]

Syril Karn é um inspetor-adjunto da Autoridade de Preox-Morlana (Pre-Mor), um conglomerado empresarial responsável por um setor comercial. Karn trabalha para os serviços de segurança da Pre-Mor e está determinado a capturar Andor depois de este ser suspeito de assassinar dois funcionários da segurança da Pre-Mor.

O personagem foi interpretado por Kyle Soller em Andor. Soller descreveu a sua personagem como tendo "um sentido extremo de necessidade de impressionar e de preencher um vazio em si próprio. E isso tem a ver com a ascensão ao topo de qualquer área em que ele esteja. O campo que ele escolheu é o da restrição e do controlo total, e o da dominação."[47]

Dra. Emerie Karr[editar | editar código-fonte]

A Dra. Emerie Karr faz parte da equipe de profissionais médicos que trabalha numa experiência altamente classificada no Monte Tantiss. Estuda diretamente sob a alçada do Dr. Hemlock, o diretor da Divisão de Ciências Avançadas do Império. No entanto, mostra mais compaixão para os seus filhos cobaias do que os outros membros da sua equipe. Está diretamente relacionada com Omega e Jango Fett.[48]

A personagem foi interpretada por Keisha Castle-Hughes em The Bad Batch.

Kassius Konstantine[editar | editar código-fonte]

O Almirante Kassius Konstantine é um oficial da Marinha Imperial que ajuda os Inquisidores, Darth Vader e o Grande Almirante Thrawn a perseguir os Rebeldes. É morto durante a Batalha de Atollon.

O personagem foi interpretado por Dee Bradley Baker em Rebels.

Katuunko[editar | editar código-fonte]

Katuunko é o monarca Toydariano que ajuda a República durante as Guerras Clônicas; morto por Savage Oppress após a Batalha de Sullust.

O personagem foi interpretado por Brian George em The Clone Wars.

Cinta Kaz[editar | editar código-fonte]

Cinta Kaz é uma mulher humana que era uma rebelde dentro de uma rede operada por Luthen Rael em resistência ao Império Galáctico.

A personagem foi interpretada por Varada Sethu em Andor.

Obi-Wan Kenobi / Ben Kenobi[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Obi-Wan Kenobi

Cal Kestis[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Cal Kestis

Agen Kolar[editar | editar código-fonte]

Agen Kolar é um Mestre Jedi Iridoniano Zabrak e membro do Conselho Jedi. Costumava ter um sabre de luz verde, tal como o Mestre Jedi Eeth Koth, mas depois de o seu Padawan Tan Yuster ter morrido durante a Arena Geonosiana, Agen Kolar pegou no seu cristal kyber e substituiu o cristal verde pelo cristal azul do seu Padawan para se lembrar dele. É o primeiro Jedi que foi morto quando tentava prender Darth Sidious.

O personagem foi interpretado por Tux Akindoyeni nos Episódios II-III.

Plo Koon[editar | editar código-fonte]

Plo Koon é um Mestre Jedi Kel Dor e membro do Conselho Jedi na trilogia prequela. Descobriu Ahsoka Tano no seu planeta natal, Shili, e participou em muitas batalhas durante as Guerras Clônicas. É morto quando o seu caça estelar Jedi é abatido em Cato Neimoidia pela sua própria escolta militar (um esquadrão de caças ARC-170 liderado pelo Capitão Jag) como parte da Ordem 66.

O personagem foi interpretado por Alan Ruscoe no Episódio I, por Matt Sloan nos Episódios II-III e pela voz de James Arnold Taylor em The Clone Wars.

Eeth Koth[editar | editar código-fonte]

Eeth Koth é um Mestre Jedi Zabrak iridoniano e membro do Conselho Jedi. Foi afastado do Conselho Jedi no final das Guerras Clônicas e pretendia abandonar a Ordem, mas a Ordem 66 foi emitida antes de o fazer. Sobrevivendo, esconde-se e começa uma família, mas acaba sendo localizado e morto por Darth Vader.

O personagem foi interpretado por Hassani Shapi no Episódio I, e também teve a sua participação em The Clone Wars.

Pong Krell[editar | editar código-fonte]

Pong Krell é um Jedi Besalisco que serve como comandante temporário da 501ª Legião durante a Batalha de Umbara nas Guerras Clônicas. Ele odeia clones e tem aspirações secretas de ser o novo aprendiz do Conde Dookan, mas é executado pelo soldado Dogma depois de a sua traição se tornar conhecida. A sua anatomia distinta permite-lhe empunhar dois sabres de luz com duas lâminas.

O personagem apareceu em The Clone Wars.

Orson Krennic[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Orson Krennic

Krrsantan Negro[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Krrsantan Negro

Bo-Katan Kryze[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Bo-Katan Kryze

Satine Kryze[editar | editar código-fonte]

Satine Kryze é a Duquesa de Mandalore, irmã de Bo-Katan, e interesse romântico de Obi-Wan Kenobi. Líder pacifista, tenta não se envolver nas Guerras Clônicas e forma o Conselho de Sistemas Neutros, para grande desgosto da Guarda da Morte, que tenta assassiná-la e substituí-la várias vezes ao longo da guerra, mas todas as suas tentativas são frustradas pelos Jedi, particularmente Kenobi. O Mestre Jedi já tinha protegido Satine na sua juventude e os dois formaram uma ligação próxima, com Kenobi afirmando que teria deixado a Ordem Jedi há muito tempo se Satine o tivesse pedido. Mais tarde, Satine vê o seu mundo cair nas mãos do Coletivo das Sombras, sob o comando de Darth Maul, que acaba assassinando-a em frente a um Kenobi capturado.

A personagem aparece em The Clone Wars.

Kuiil[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Kuiil

L[editar | editar código-fonte]

Beru Whitesun Lars[editar | editar código-fonte]

Beru Lars é a esposa de Owen, tia adotiva por casamento e mãe substituta de Luke Skywalker, que o acolhe depois que a mãe de Luke, Padmé Amidala, morre no parto e seu pai, Anakin Skywalker, se volta para o lado sombrio e se torna Darth Vader, embora ela, assim como Owen, seja informada pelo ex-Mestre Jedi de Anakin, Obi-Wan Kenobi, que Anakin morreu, mas, ao contrário de seu marido, não parece estar ressentida com Obi-Wan. Ela e Owen são mortos por stormtroopers em sua casa em Tatooine.[49]

A personagem foi interpretada por Shelagh Fraser no Episódio IV, e por Bonnie Piesse nos Episódios II-III e Obi-Wan Kenobi.

Cliegg Lars[editar | editar código-fonte]

Cliegg Lars é um fazendeiro de umidade que compra, liberta e se casa com Shmi Skywalker, tornando-se padrasto de Anakin Skywalker, a quem conhece brevemente. Ele perde a perna ao perseguir o Povo da Areia que havia sequestrado Shmi. Cliegg morre em algum momento entre o início das Guerras Clônicas e a mudança de Anakin para o lado negro.

O personagem foi interpretado por Jack Thompson no Episódio II. O nome Cliegg e suas variações estão presentes nos rascunhos de Star Wars desde 1974.

Owen Lars[editar | editar código-fonte]

Owen Lars é o enteado de Shmi, meio-irmão de Anakin e tio e pai substituto de Luke Skywalker, que o acolhe depois que a mãe de Luke, Padmé, morre no parto e seu pai, Anakin, cai para o lado negro da Força e se torna Darth Vader, embora Obi-Wan tenha dito a Owen que seu meio-irmão morreu, acaba ressentido com o Mestre Jedi por ter tirado Anakin de Shmi e por ter destruído a família Skywalker. Owen e sua esposa, Beru, são mortos por stormtroopers em sua casa em Tatooine, enquanto Luke estava em uma reunião com Obi-Wan "Ben" Kenobi.[50]

O personagem foi interpretado por Phil Brown no Episódio IV, e por Joel Edgerton nos Episódios II-III e Obi-Wan Kenobi.

Cut Lawquane[editar | editar código-fonte]

Cut Lawquane é um ex-soldado clone que desertou do exército para viver uma vida tranquila como fazendeiro em Saleucami. Ele tem uma esposa, Suu, e dois filhos, Jek e Shaeeah. Durante as Guerras Clônicas, ele conhece o Capitão Rex, e os dois acabam confiando um no outro depois de trabalharem juntos para defender a família de Cut dos Commando Droids, com Rex decidindo não denunciar Cut.[51] Após a formação do Império Galáctico, Cut e sua família, com a ajuda do Bad Batch, deixam Saleucami devido ao aumento da presença militar no planeta.

O personagem aparece em The Clone Wars e The Bad Batch.

Lobot[editar | editar código-fonte]

Lobot é o ajudante ciborgue de Lando Calrissian. Ele tem um implante cibernético que lhe permite interagir diretamente com o computador central da Cidade das Nuvens.[52]

O personagem foi interpretado por John Hollis no Episódio V.

Kino Loy[editar | editar código-fonte]

Kino Loy é um capataz de confiança nas instalações da fábrica imperial no planeta Narkina 5.

O personagem foi interpretado por Andy Serkis em Andor. Serkis já havia interpretado o Líder Supremo Snoke na trilogia sequela.

M[editar | editar código-fonte]

Crix Madine[editar | editar código-fonte]

Crix Madine é um general rebelde que apresenta o plano de destruir o gerador de escudo da segunda Estrela da Morte.[53]

O personagem foi interpretado por Dermot Crowley no Episódio VI.

Baze Malbus[editar | editar código-fonte]

Baze Malbus é um mercenário e amigo de Chirrut Îmwe que ajuda a Aliança Rebelde a roubar os planos da Estrela da Morte em Rogue One. Ele é morto durante a Batalha de Scarif.

O personagem foi interpretado por Jiang Wen em Rogue One.

Taron Malicos[editar | editar código-fonte]

Taron Malicos é um Mestre Jedi que lutou nas Guerras Clônicas e sobreviveu à Ordem 66. Deixado preso em Dathomir por anos, ele acabou sucumbindo ao lado sombrio e procurou aprender a magia das Irmãs da Noite manipulando a Irmã da Noite Merrin. Ele tenta atrair Cal Kestis para o lado sombrio, mas Kestis o derrota com a ajuda de Merrin, que o enterra vivo.

O personagem aparece no jogo eletrônico Jedi: Fallen Order.

Kleya Marki[editar | editar código-fonte]

Kleya Marki é uma mulher humana que serviu como concierge na galeria de artefatos e antiguidades de Luthen Rael nos níveis superiores da capital galáctica Coruscant. Ela também é crucial para a operação das atividades de resistência de Rael.

A personagem foi interpretada por Elizabeth Dulau em Andor.

Rafa e Trace Martez[editar | editar código-fonte]

Rafa Martez, contrabandista, e Trace Martez, piloto e mecânica, são irmãs de Coruscant que usam um hangar e uma lavanderia como fachada para os negócios ilegais de Rafa. Depois que seus pais foram mortos e os Jedi pouco ou nada fizeram para ajudá-las, as irmãs ficaram amarguradas com a Ordem e tentaram ganhar dinheiro suficiente para deixar Coruscant. Perto do fim das Guerras Clônicas, as irmãs fazem amizade com Ahsoka Tano, que as ajuda quando um trabalho de entrega de especiarias para o Sindicato Pyke fracassa, levando Rafa e Trace a mudar sua visão dos Jedi. Pouco depois da ascensão do Império Galáctico, as irmãs são contratadas pelo Capitão Rex para recuperar dados de um droide tático em Corellia, onde elas se deparam com o Bad Batch, procurando os mesmos dados. No final, o Bad Batch entrega os dados a Rafa e Trace depois de saber que elas querem usá-los para combater o Império.

Rafa Martez e Trace Martez aparecem nas séries animadas The Clone Wars e The Bad Batch.

Darth Maul[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Darth Maul

Migs Mayfeld[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Migs Mayfeld

Mart Mattin[editar | editar código-fonte]

Mart Mattin é um jovem piloto rebelde humano que fazia parte do esquadrão de caças de Hera Syndulla durante o ataque malfadado à base imperial da cidade de Lothal. Ele é o único outro piloto rebelde, além de Hera e Chopper, que sobreviveu à batalha e escapou do cativeiro e, mais tarde, foi recuperado para se juntar à célula rebelde de Lothal em sua luta de guerrilha contra o Império, implementando um plano secreto elaborado por Ezra Bridger para trazer uma cápsula de Purrgil contra a frota do Almirante Thrawn.

O personagem aparece na série Rebels.

Dedra Meero[editar | editar código-fonte]

Dedra Meero é uma supervisora do Departamento de Segurança Imperial que tem um interesse especial nas ações de Cassian Andor e na crescente rebelião.

A personagem foi interpretada por Denise Gough em Andor.

Ruescott Melshi[editar | editar código-fonte]

O sargento Ruescott Melshi é um membro das forças especiais da Aliança Rebelde durante os estágios iniciais da Guerra Civil Galáctica. Retratado por Duncan Pow, o personagem aparece pela primeira vez no filme Rogue One (2016) como parte da equipe que sacrifica suas vidas para recuperar os planos da nova Estrela da Morte da instalação de segurança imperial em Scarif. Mais tarde, Melshi aparece na série de televisão Andor (2022-presente), ambientada antes dos eventos de Rogue One, que narra como ele e Cassian Andor se conheceram e fugiram da prisão imperial. Melshi também fez aparições em livros de Star Wars, audiolivros e um jogo eletrônico.[54][55][56]

Sly Moore[editar | editar código-fonte]

Sly Moore é um Umbaran assessor pessoal de Palpatine e uma das poucas pessoas cientes de sua identidade como Darth Sidious.[57]

O personagem foi interpretado por Sandi Findlay nos Episódios II e III.

Mon Mothma[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Mon Mothma

General Conan Antonio Motti[editar | editar código-fonte]

O General Conan Antonio Motti faz uma aparição na sala de conferências da Estrela da Morte no início do Episódio IV. Ele é estrangulado por Darth Vader depois de expressar pouca fé na capacidade de Vader de usar a Força.

O personagem foi interpretado por Richard LeParmentier no filme original de Star Wars.

Peli Motto[editar | editar código-fonte]

Peli Motto é uma atendente de doca e mecânico de navios que trabalha em Mos Eisley e é visitada várias vezes por Din Djarin, tornando-se amiga dele e de Grogu.

A personagem foi retratada por Amy Sedaris em The Mandalorian e O Livro de Boba Fett.

Ki-Adi-Mundi[editar | editar código-fonte]

Ki-Adi-Mundi é um Mestre Jedi Cereano e membro do Conselho Jedi na trilogia prequel. Ele é um dos líderes da força de ataque Jedi enviada para resgatar Obi-Wan Kenobi, Anakin Skywalker e Padmé Amidala em Geonosis, e um general Jedi durante as Guerras Clônicas. No final das Guerras Clônicas, ele lidera suas tropas de clones na Batalha de Mygeeto e é morto na Ordem 66. Originalmente, Saesee Tiin foi planejado para morrer com ele.

O personagem foi interpretado por Silas Carson nos Episódios I-III, Derek Arnold em The Acolyte e também tem aparição nas séries animadas The Clone Wars e Tales of the Jedi.

O[editar | editar código-fonte]

O Oitavo Irmão[editar | editar código-fonte]

O Oitavo Irmão é um Jango Jumper terelliano mascarado que seguiu o antigo Lorde Sith Darth Maul até ao planeta Malachor, antes de cair para a morte ao tentar fugir do poder combinado de Maul, Kanan Jarrus e Ahsoka Tano.

A personagem foi interpretada por Robbie Daymond em Rebels.

Q[editar | editar código-fonte]

O Quinto Irmão[editar | editar código-fonte]

O Quinto Irmão é o segundo Inquisidor introduzido em Rebels. Um humanoide de pele cinzenta, ele e a Sétima Irmã são enviados para caçar a tripulação da Fantasma após a morte do Grande Inquisidor. Ambos acabam por ser mortos por Maul em Malachor.

O personagem foi interpretado por Sung Kang em Obi-Wan Kenobi e também teve participação da série Star Wars Rebels.

T[editar | editar código-fonte]

Tahiri Veila

Tan Yuster

Tarados Gon

Tarfull

Tarr Seirr

TC-14

Tekli

Tenel Ka

Tesar Sebatyne

The Patron

Tionne

Tott Doneeta

Torreta Mano

Tritos Nal

Tyvokka

Trilla Suduri

U[editar | editar código-fonte]

U-3PO

Ulic Qel-Droma

Ulic Qel-Droma

Uthar Wynn

Utris

V[editar | editar código-fonte]

Vandar Tokare

Vergere

Vice Rainha Swea Gunray

Vice-Rei Nute Gunray

Visas Marr

Vodo Baas

Voolvif Monn

Vrook

W[editar | editar código-fonte]

Wat Tambor

Watto

Wicket

Wullf Yularen

Wurth Skidder

Y[editar | editar código-fonte]

Yaddle

Yaddle

Yarael Poof

Yarael Poof

Yoda

Yuthura Ban

Z[editar | editar código-fonte]

Zekk

Zez-Kai Ell

Zhar

Zorii

Zuckuss

Referências

  1. «4-LOM». Lucasfilm. Consultado em 8 de Outubro de 2008. Arquivado do original em 23 de outubro de 2008 
  2. «Stass Allie». StarWars.com (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  3. «Prime Minister Almec». StarWars.com (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  4. Blog, N. M. E. (29 de setembro de 2016). «'Star Wars': The Series' Most Underrated Characters». NME (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  5. «Ponda Baba». StarWars.com (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  6. a b Orange, B. Alan (17 de dezembro de 2016). «19 Star Wars Cameos in Rogue One You Probably Missed». MovieWeb (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  7. Graff, Michael (1 de fevereiro de 2017). «Star Wars: 15 Things You Didn't Know About Bossk». ScreenRant (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  8. Bouzereau, Laurent (8 de setembro de 1997). Star Wars: The Annotated Screenplays. [S.l.]: Del Rey Books. ISBN 0345409817 
  9. a b c Alinger, Brandon (28 de outubro de 2014). Star Wars Costumes: The Original Trilogy. [S.l.]: Chronicle Books. 105 páginas. ISBN 978-1-4521-3805-3 
  10. «5 Recycled Star Wars Props and Costumes | StarWars.com». web.archive.org. 9 de setembro de 2019. Consultado em 4 de julho de 2024 
  11. Kim, Karsten (28 de outubro de 2020). «Star Wars: Bossk's Costume Was Recycled From Doctor Who». ScreenRant (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  12. Royal Armouries (22 de março de 2023), The riot gun used by a Star Wars assassin, with firearms and weapon expert, Jonathan Ferguson, consultado em 4 de julho de 2024 
  13. «'Solo: A Star Wars Story' Easter Eggs: Aurra Sing and Bossk Explained». Inverse (em inglês). 25 de maio de 2018. Consultado em 4 de julho de 2024 
  14. a b «StarWars.com | Crumb, Salacious». web.archive.org. 3 de outubro de 2008. Consultado em 4 de julho de 2024 
  15. Louis, Brandon (1 de junho de 2022). «Star Wars: Phil Tippett Reveals Salacious Crumb's Hilarious Origin Story». ScreenRant (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  16. Valverde, Hector (7 de julho de 2020). «What's the MOST Star Wars Name in the Star Wars Universe?». CBR (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  17. «Dengar». StarWars.com (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  18. White, Brett (19 de dezembro de 2015). «10 Most Awesome Moments From Marvel's "Star Wars" Comic». CBR (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  19. a b Ratcliffe, Amy. «9 Connections Star Wars: Aftermath Makes to the Known Star Wars Universe». StarWars.com (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  20. Wendig, Chuck (21 de fevereiro de 2017). Aftermath: Empire's End. [S.l.]: Del Rey. ISBN 9781101966969 
  21. Vejvoda, Jim (17 de dezembro de 2017). «Star Wars: The Last Jedi - Why Benicio del Toro's Character Is Named DJ». IGN (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  22. «Jan Dodonna». StarWars.com (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  23. «National Star Wars Day: Our top 10 Star Wars quotes». Christian Science Monitor. ISSN 0882-7729. Consultado em 4 de julho de 2024 
  24. Young, Bryan (8 de junho de 2022). «Obi-Wan Kenobi Episode 4 Puts Obi-Wan Back On The Path». SlashFilm (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  25. «Doctor Cornelius Evazan». StarWars.com (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  26. «How Rogue One Connects to the Greater Star Wars Universe - Geek.com». web.archive.org. 16 de março de 2017. Consultado em 4 de julho de 2024 
  27. «ARC Trooper Fives». StarWars.com (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  28. «Yarna d'al' Gargan». StarWars.com (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  29. «Garindan». StarWars.com (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  30. «Phee Genoa». StarWars.com (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  31. Star Wars: The Bad Batch (TV Series 2021–2024) - IMDb, consultado em 4 de julho de 2024 
  32. «The new Disney+ 'Star Wars' Halloween special looks like a fever dream in hyperdrive». EW.com (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  33. Bennett, Tara; published, Jack Shepherd (4 de outubro de 2021). «The LEGO Star Wars movies are "canon adjacent"». gamesradar (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  34. Bulletin, Bespin (8 de fevereiro de 2022). «EXCLUSIVE: Rupert Friend is playing the Grand Inquisitor in Obi-Wan Kenobi». Bespin Bulletin (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  35. «Greedo». StarWars.com (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  36. «'Star Wars' Languages Owe to Tibetan, Finnish, Haya, Quechua, and Penguins». Inverse (em inglês). 8 de dezembro de 2015. Consultado em 4 de julho de 2024 
  37. Block, Alex Ben (9 de fevereiro de 2012). «5 Questions With George Lucas: Controversial 'Star Wars' Changes, SOPA and 'Indiana Jones 5'». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  38. McMillan, Graeme (9 de junho de 2015). «From "Allen" to Greedo: 'Star Wars' Secrets Revealed by Chewbacca Actor». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  39. «'Star Wars' Languages Owe to Tibetan, Finnish, Haya, Quechua, and Penguins». Inverse (em inglês). 8 de dezembro de 2015. Consultado em 4 de julho de 2024 
  40. Meenan, Devin (27 de fevereiro de 2022). «10 Actors Who Voice The Most Characters In Star Wars: The Clone Wars». CBR (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  41. McWhertor, Michael (2 de março de 2016). «Star Wars Battlefront's first DLC adds playable Greedo, Nien Nunb and Jabba's Palace». Polygon (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  42. Jennings, Collier (29 de agosto de 2023). «The Names of 'Ahsoka's Baddies Have an Important Meaning». Collider (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  43. «Dr. Royce Hemlock». StarWars.com (em inglês). Consultado em 4 de julho de 2024 
  44. Star Wars: The Bad Batch (TV Series 2021–2024) - IMDb, consultado em 4 de julho de 2024 
  45. Yehl, Joshua (26 de dezembro de 2019). «Star Wars Honors Hero Who Tackled UNCC Gunman By Making Him a Jedi Master». IGN.com. IGN. Consultado em 4 de julho de 2024 
  46. «Jerjerrod, Moff». StarWars.com. Lucasfilm. Consultado em 4 de julho de 2024 
  47. Maytum, Matt (17 de agosto de 2022). «Exclusive: First look at Kathryn Hunter's character in Andor». GamesRadar+. Consultado em 4 de julho de 2024 
  48. «Dr. Emerie Karr». starwars.com. Lucasfilm. Consultado em 4 de julho de 2024 
  49. «Beru Lars». StarWars.com. Lucasfilm. Consultado em 4 de julho de 2024 
  50. «Owen Lars». StarWars.com. Lucasfilm. Consultado em 4 de julho de 2024 
  51. «Databank: Cut Lawquane». StarWars.com. Lucasfilm. Consultado em 4 de julho de 2024 
  52. «Lobot». StarWars.com. Lucasfilm. Consultado em 8 de outubro de 2008 
  53. «Madine, General Crix». StarWars.com. Lucasfilm. Consultado em 4 de julho de 2024. Cópia arquivada em 30 de março de 2010 
  54. Lopes, Carlos T. (28 de outubro de 2022). «Andor: Who Is Ruescott Melshi?». Comic Book Resources. Consultado em 4 de julho de 2024 
  55. Arens, Brynna (26 de outubro de 2022). «Andor Just Brought Back Surprise Rogue One Characters». Den of Geek. Consultado em 4 de julho de 2024 
  56. Britt, Tyan (9 de novembro de 2022). «Six years later, Star Wars just explained a pivotal Rogue One plot hole». Inverse. Consultado em 4 de julho de 2024 
  57. «Moore, Sly». StarWars.com. Lucasfilm. Consultado em 4 de julho de 2024 
Esta lista está incompleta. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-a.