Darwin (cratera lunar)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Darwin (cratera lunar)
Geografia
Astro
Coordenadas
Diâmetro
120 km
Profundidade
Desconhecido
Colongitude
70° no nascer do Sol
Quadrângulo
LQ18 (d)
Geologia
Tipos
Exploração
Epónimo
Charles Darwin
Localização no mapa de Lua
ver no mapa de Lua

Darwin é uma cratera da categoria que se classifica como planície cercada por parede. Ela se localiza na parte sudeste da Lua, e está perto o suficiente do limbo para aparecer significantemente diminuída quando vista da Terra. Ligada à sua borda sul Lamarck. A nordeste está a cratera de solo escuro Crüger.

A borda externa desta formação tem sido constantemente desintegrada por impactos da vizinhança. As partes sul e norte da borda, em particular, estão totalmente destruídas. A borda leste está um pouco desgastada mas está intacta, e diversas crateras pequenas se localizam ao longo de sua borda sudoeste. A cratera satélite Darwin B, uma formação longe de ser grande, com 56 km, está ligada à borda externa a oeste.

Partes do solo interno da Darwin voltaram à tona, possivelmente por ação da lava ou por volta de dejetos, e um sistema de rimas corta a parte norte do solo, cruzando a borda leste e continuando para sudeste. Essas rimas são designadas Rimae Darwin, e elas se alongam por uma distância de 280 km. A leste de Darwin, esse sistema de rimas cruza a Rima Sirsalis, uma rima ampla que segue uma linha para o nordeste.

O solo sul de Darwin tem nível áspero, características de superfície irregular e várias pequenas crateletas. Há uma região inclinada irregular na parte nordeste do solo, criaa por impacto dos dejetos da bacia do Mare Orientale que atingem a bacia oeste. No solo a oeste está uma abóbada larga, baixa e um pouco irregular, uma das poucas características não encontradas em um mare. Há, ainda, o remanescente de uma pequena cratera no limite sul do solo.

Crateras Satélite[editar | editar código-fonte]

Por convenção essas formações são identificadas em mapas lunares por posicionamento da letra no local do ponto médio da cratera que é mais próximo de Darwin.

Darwin Latitude Longitude Diâmetro
A 21.8° S 73.0° W 24 km
B 19.9° S 72.2° W 56 km
C 20.5° S 71.0° W 16 km
F 21.0° S 71.0° W 18 km
G 21.5° S 70.7° W 17 km
H 21.0° S 68.8° W 30 km

Referências[editar | editar código-fonte]

Obras em língua portuguesa[editar código-fonte]

Obras em língua inglesa[editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]