Tatu-galinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Dasypus novemcinctus)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaTatu-galinha
Florida-015.jpg
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Superordem: Xenarthra
Ordem: Cingulata
Família: Dasypodidae
Género: Dasypus
Espécie: D. novemcinctus
Nome binomial
Dasypus novemcinctus
( Lineu, 1758)
Distribuição geográfica
Common Long-nosed Armadillo area.png

Dasypus novemcinctus L., chamado vulgarmente tatu-galinha, tatu-verdadeiro, tatu-de-folha, tatu-veado e tatuetê,[2] é um tatu encontrado dos Estados Unidos ao Norte da Argentina e Brasil. Tal espécie de tatu possui carapaça quase inteiramente nua, bastante convexa e lateralmente comprimida, com nove cintas de placas móveis, cabeça alongada, olhos pequenos, orelhas grandes, cauda comprida, cônica e de ponta fina.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Tatu-galinha" é uma referência ao sabor de sua carne, que se assemelha à da galinha, bem como ao fato de possuir pelos parecidos com penas em suas patas. "Tatuetê" se origina do tupi tatue'té, "tatu verdadeiro".[2]

Características[editar | editar código-fonte]

Uma característica curiosa distingue o tatu-galinha das outras espécies: a fêmea sempre dá a luz quatro filhotes do mesmo sexo. Este fenômeno recebe a denominação científica de poliembrionia. Pode chegar a 80 cm quando adulto. Possui um casco blindado que o protege contra os predadores.

Atravessa cursos de água não muito largos sem respirar, com facilidade, caminhando tranquilamente sobre o fundo. Se o rio é muito largo, enche os pulmões e os intestinos de ar e nada semi-imerso, apenas com a extremidade do focinho fora da água. Este é um animal muito caçado pelo homem, o que vem reduzindo as populações em alguns locais em ritmo acelerado.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. IUCN SSC Edentate Specialist Group (2008). Dasypus novemcinctus (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 . . Página visitada em 31 de janeiro de 2013..
  2. a b FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 653