Dataprev

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2013).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde março de 2013). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.


Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social
Tipo Empresa pública
Indústria Tecnologia da informação
Fundação 4 de novembro de 1974 (43 anos)
Sede Brasília, DF, Brasil Brasil
Locais Rio de Janeiro, RJ
Brasília,
São Paulo,
Ceará,
Paraíba,
Rio Grande do Norte,
Santa Catarina
Presidente André Leandro Magalhães[1]
Pessoas-chave Rogério Souza Mascarenhas
Daniel Darlen Corrêa Ribeiro
Álvaro Luis Pereira Botelho
Janice Fagundes Brutto
Empregados 3.800 (ano de 2017)
Produtos Desenvolvimento de Sistemas
Consultoria em TIC
Serviços de datacenter
Serviços de Telecomunicações
Lucro 72,7 Mi USD (2012)[2]
Faturamento Baixa460,4 Mi USD (2012)[2]Baixa437,5 Mi USD (2017)[2]
Website oficial portal.dataprev.gov.br

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) é uma empresa pública brasileira, vinculada ao Ministério da Previdência Social.[3] É responsável pela gestão da Base de Dados Sociais Brasileira, especialmente a do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Sua administração central está localizada no Distrito Federal e possui unidades em todos os estados da federação. Ainda possui três centros de processamento de dados nas cidades de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro e administra uma rede com mais de 1300 pontos no território brasileiro.

Adicionalmente a empresa dispõe de cinco unidades de desenvolvimento de software:

  • Unidade de Desenvolvimento Ceará (UDCE);
  • Unidade de Desenvolvimento Paraíba (UDPB);
  • Unidade de Desenvolvimento Rio Grande do Norte (UDRN);
  • Unidade de Desenvolvimento Rio de Janeiro (UDRJ);
  • Unidade de Desenvolvimento Santa Catarina (UDSC); e
  • Unidade de Desenvolvimento de Software Livre (UDSL).

A empresa hospeda o maior banco de dados da América Latina.[carece de fontes?]

Data centers[editar | editar código-fonte]

A empresa conta com 3 Data centers[4]:

  • Data Center de Brasília - DCDF (com 257 m2);
  • Data Center do Rio de Janeiro - DCRJ (com 1028 m2);
  • Data Center de São Paulo - DCSP (com 384 m2).

Capacidade de processamento:Dataprev, “Dataprev em síntese”. Consultado em 25 de maio de 2017.</ref>

  • RISC: 58 Tflops/s;
  • X86: 1.028 Tflops/s;
  • Mainframe: 154.305 RPM;

Capacidade de armazenamento: +10 Petabytes.

História[editar | editar código-fonte]

Em 4 de novembro de 1974, através da Lei nº. 6.125, foi criada a Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social, oriunda da fusão dos Centros de Processamento de Dados dos institutos de previdência existentes até 1964. Posteriormente a sua razão social foi alterada para Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social.

Características[editar | editar código-fonte]

A Dataprev é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social, possuindo personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira. O capital social é distribuído entre a União Federal, com cinquenta e um por cento e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com os restantes quarenta e nove por cento.[5]

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A empresa possui três centros de processamento, localizados nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

O atendimento operacional e técnico dos clientes da empresa são garantidos pelas 27 regionais, uma em cada capital.

A estrutura da empresa contempla ainda o desenvolvimento de software através de cinco unidades de desenvolvimento, localizadas nas cidades de Fortaleza, João Pessoa, Natal, Rio de Janeiro e Florianópolis.

Produtos[editar | editar código-fonte]

CNIS[editar | editar código-fonte]

A Dataprev gerencia o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS),[6] que desde 2009 é utilizado como prova para a concessão de aposentadoria por tempo de contribuição e idade e também o salário-maternidade. No CNIS encontra-se armazenadas 216 milhões de informações cadastrais de pessoas físicas e jurídicas, que somadas as informações de dados sobre vínculos, remunerações e contribuições, totalizam mais 14 bilhões de dados.

Aplicativos móveis[editar | editar código-fonte]

  • SINE Fácil - aplicativo para dispositivos móveis (para o sistema operacional Android) desenvolvido para antigo MTE (atual MTb). Este aplicativo permite que o citadão possa acesso os serviços oferecidos pelos SINEs.[7]

Clientes[editar | editar código-fonte]

Serviços de Tecnologia e Informações.

Serviços especializados de Tecnologia da Informação.

Serviços especializados em Tecnologia da Informação.

Modernização tecnológica dos sistemas de informações do MTE, compreendendo as etapas de desenvolvimento, implantação, manutenção, operação e sustentação destes novos sistemas.

Concessão de uso pela Dataprev da infraestrutura computacional para tratamento de qualidade de dados.

Serviços de produção de sistemas, desenvolvimento e manutenção de sistemas, diagnóstico e proposição de soluções.[8]

Serviços[editar | editar código-fonte]

  • Inteligência de Negócio – A Dataprev oferece um conjunto de serviços especializados na produção de informações estratégicas, capazes de gerar valor para o negócio do cliente. São soluções de visualização de dados, mineração, análises estatísticas, qualificação e validação de bases, entre outras tecnologias que permitem integrar ou cruzar dados de fontes diferentes para torná-los mais confiáveis e para apoiar a tomada de decisão.
  • Operação e Suporte – As aplicações e os sistemas do cliente são mantidos nos data centers da Dataprev, com monitoramento e sustentação integral, e toda a infraestrutura tecnológica necessária ao ambiente – servidores, sistemas de armazenamento de dados, dispositivos de rede, dispositivos de segurança, entre outros. Maior segurança e alta disponibilidade das aplicações.
  • Desenvolvimento – As equipes de engenharia de software atuam em conjunto com analistas de negócio para criar sistemas ou desenvolver novas funcionalidades, de acordo com as necessidades dos clientes.
  • Hosting e Nuvem – Diferentes opções de capacidade computacional são oferecidas ao cliente, para hospedar seus dados e aplicações. O Hosting e a Nuvem da Dataprev asseguram a rápida disponibilidade de servidores e demais equipamentos, podendo ser contratados no conceito de Infraestrutura como Serviço (IaaS), desonerando o cliente do investimento em infraestruturas complexas.
  • Hospedagem de Portais
    • Blogs e Portais – A solução combina recursos de infraestrutura e de software para hosting e publicação de conteúdo dos clientes na internet em formato de blogs ou portais. Inclui ferramenta de gestão de conteúdo (CMS).
    • Plataforma de Educação a Distância – Disponibilização de infraestrutura e software para hospedar o serviço de Ensino a Distância (EaD) do cliente.
  • Consultoria – Profissionais especializados da Dataprev apoiam os clientes no diagnóstico e no desenho de soluções para demandas tecnológicas. Também atuam na implantação de novos sistemas ou processos. A consultoria inclui identificar melhores ferramentas e opções de software, apontar soluções para eventuais gargalos operacionais, avaliar potenciais benefícios e riscos da adoção de tecnologias, apoiar a estruturação de parcerias e de métodos de trabalho.
  • Dados Abertos – Para instituições que querem dar maior transparência às suas atividades e compartilhar informações relevantes com a sociedade, as equipes da Dataprev fazem a publicação dos dados selecionados na internet, integrados ao Portal Brasileiro de Dados Abertos. O portal de dados abertos do cliente é baseado no software CKAN (Comprehensive Knowledge Archive Network), e fica hospedado em infraestrutura customizada, disponível na Dataprev.
  • Correio Eletrônico – Ferramenta de colaboração e compartilhamento de informações de forma eletrônica, composta por módulos com as funcionalidades de uma solução completa para a comunicação corporativa do cliente. A solução é oferecida no modelo de computação em nuvem.
  • Solução de PPM – Plataforma de Project Portfolio Management (PPM) apoia o planejamento e a análise de portfólio de projetos, programas e processos. A solução contribui para dar visibilidade a ações estratégicas, ajustando a disponibilidade de recursos às iniciativas, e promovendo a entrega dos resultados planejados.


Referências

  1. Dataprev (15 de maio de 2017). «Quem é quem». Consultado em 15 de maio de 2017 
  2. a b c «DATAPREV». Exame. Consultado em 10 de julho de 2013 
  3. Estatuto Social - Dataprev
  4. Dataprev, “Dataprev em síntese”. Consultado em 25 de maio de 2017.
  5. Dataprev, “Dataprev em síntese”. Consultado em 25 de maio de 2017.
  6. DATAPREV. «Cadastro Nacional de Informações Sociais» 
  7. EM - Estado de Minas, “Ministério do Trabalho lança aplicativo para ajudar na busca por emprego". Consultado em 25 de maio de 2017.
  8. Dataprev (27 de julho de 2012). «Clientes da Dataprev». Consultado em 1 de abril de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]