David A. Cooper

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
David A. Cooper
uma ilustração licenciada gratuita seria bem-vinda
Biografia
Nascimento
Morte
Período de atividade
A partir de Visualizar e editar dados no Wikidata
Cidadania
Alma mater
Atividades
Outras informações
Empregador
Universidade de Nova Gales do Sul, St Vincent's Hospital (en), Kirby Institute (en)Visualizar e editar dados no Wikidata
Área de trabalho
Membro de
Distinções
Lista detalhada
Membro do Real Colégio de Médicos (en)
Fellow of the Australian Academy of Health and Medical Sciences (d)
Oficial da Ordem da Austrália ()
Fellow of the Australian Academy of Science ()
James Cook Medal (en) ()Visualizar e editar dados no Wikidata

David Albert Cooper (Sydney, 1 de janeiro de 1949-18 de março de 2018[1]) foi um médico e inmunologo australiano, líder da luta contra o HIV em Austrália.[2] Foi presidente da Sociedade Internacional de AIDS de 1994 a 1998.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Recebeu-se de médico na Universidade de Sydney em 1972 e foi-lhe outorgada uma bolsa na Universidade de Nova Gales do Sul; aqui obteve sua especialização em inmunologia em 1975 e mais tarde também se doutorou em 1983.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1975 marchou-se aos Estados Unidos para aprofundar suas investigações no Centro médico da Universidade de Arizona. Regressou a Austrália em 1979 e trabalhou no St. Vincent's Hospital onde estabelecer-se-ia.[3]

Em 1981 viajou a Boston em Massachusetts para pesquisar mais profundamente o cancro, encontrando com o começo da epidemia de HIV/aids nos Estados Unidos. Após observar os sintomas do aids em homens homossexuais jovens, regressou a Austrália onde reconheceu a mesma doença em australianos, documentando o primeiro caso do país em outubro de 1982.

Em 1986 fundou o Instituto Kirby para a investigação, prevenção, detecção e tratamento do HIV; é seu director desde então. Em 1996 junto aos Dres. Praphan Phanuphak e Joep Lange, fundaram o Centro de Investigação HIVNAT em Banguecoque e estabeleceram um programa de aumento ao acesso de antirretrovirais em Camboja.

Referências