David Bonneville

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

David Bonneville (Porto, 1978) é um cineasta português..

Biografia e obra[editar | editar código-fonte]

Licenciou-se em som e imagem pela Universidade Católica Portuguesa, e pela Universidade Pompeu Fabra, em Espanha. Ganhou a bolsa por mérito Académico da Universidade de Westminster para o mestrado em Argumento e Produção para Cinema e TV. Foi também um dos jovens cineastas seleccionados para o curso de realização do Programa da Fundação Gulbenkian com a Academia Alemã de Cinema de Berlim.

Cigano (Golden Cat para Melhor Filme de Ficção Internacional no Izmir Film Festival; Medalha de Ficção no Faro Short Film Festival; Prémio de Melhor Ficção no Elche Festival de Cine; Prémio do Público para Melhor Curta-Metragem no QueerLisboa18; Palma de Ouro no Mexico Int. Film Festival; Prémio de Melhor Representação para Tiago Aldeia e Jaime Freitas e Prémio de Melhor Fotografia para Vasco Viana no Toronto WildSounds Film Festival, Prémio de Melhor Realizador (David Bonneville) e Melhor Ator (Tiago Aldeia) na Gala de Prémios Anuais Shortcutz Viseu; Prémio de Melhor Actor para Jaime Freitas no Festival Caminhos do Cinema Português, etc.), foi subsidiado pelo Ministério da Cultura / ICA / RTP. Teve estreias no Festival Internacional de Cinema de Locarno e no Festival Curtas Vila do Conde. Foi um dos 5 filmes nomeados para o Golden Starfish Award no Hamptons International Film Festival, em Nova Iorque. Esteve também nomeado em Guadalajara, Palm Springs, Rhode Island e SXSW South by Southwest.

O seu filme Heiko (Melhor Curta Metragem no 24º Mix:Copenhagen Film Festival e Menção Especial no Festival de Slamdance, Park City, Utah, nos EUA), esteve nomeado em Seattle, Toronto, Hong Kong, Melbourne, São Paulo, Londres e Paris. Bonneville foi realizador seleccionado para o Talent Campus no 58º Festival de Berlim, e o seu filme tem distribuição em DVD no Reino Unido com a Peccadillo Pictures.

L'Arc-en-Ciel , foi laureado com o prémio de melhor actriz pelo desempenho de Sofia Ferrão (Festival Internacional de Cinema em Língua Portuguesa '09). Conta ainda com a interpretação de Carloto Cotta, Ana Moreira, Nuno Casanovas e Takuya Oshima. Com a duração de 20 minutos, é uma co-produção da Fundação Gulbenkian / RTP2 / David & Golias. O filme é distribuído pela Bosque Secreto, em Portugal, e pela ArtCinema, na Rússia.

Atualmente vive entre Lisboa e Londres, onde trabalhou para a BBC. O realizador portuense morou também em Barcelona e Paris.

Filmografia seleccionada[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cineasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.