David Boreanaz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
David Boreanaz
O ator David Boreanaz com a esposa Jaime Bergman
Nome completo David Patrick Boreanaz
Outros nomes David Boreanaz
Nascimento 16 de Maio de 1969 (44 anos)
Buffalo, NY
 Estados Unidos
Ocupação Ator, Produtor, Diretor
Cônjuge Jaime Bergman (2001-presente), Ingrid Quinn (de 1997 a 1999)
IMDb: (inglês) (português)

David Patrick Boreanaz (Buffalo, 16 de maio de 1969) é um ator norte-americano, mais conhecido por ter interpretado o vampiro Angel na série Buffy The Vampire Slayer de 1997 à 1999, e posteriormente num spin-off da série, estrelado por ele e intitulado Angel de 1999 à 2004. Desde 2005, tem atuado como o detetive Seeley Booth na série Bones.

Início de vida[editar | editar código-fonte]

David Boreanaz nasceu em 16 de maio de 1969, em Buffalo, Nova Iorque, e cresceu na Filadélfia, Pensilvânia, onde seu pai, Dave Roberts, foi o meteorologista de um canal de TV, e sua mãe, Patti Boreanaz, é uma agente de viagens. Ele é descendente de italianos e tchecos (Boreanaz é de origem italiana do norte). Ele é católico apostólico romano.

Boreanaz cursou o ensino médio na Malvern Preparatory School, em Malvern, Pensilvânia, e foi para a faculdade em Ithaca College, em Ithaca, Nova Iorque. Após graduar-se, Boreanaz se mudou para Hollywood, Califórnia, para prosseguir numa carreira de ator. Ele tem uma irmã, Beth Boreanaz, que é uma historiadora e professora de matemática na escola de Shipley.

Carreira[editar | editar código-fonte]

A primeira aparição de Boreanaz foi uma ponta no seriado Married with Children, como o namorado motociclista de Kelly. Ele entrou no elenco da série de TV Buffy the Vampire Slayer, após o incentivo de sua primeira esposa, Ingrid Quinn, a participar da audição. Na cultuada série, ele interpretou o misterioso Angel, um vampiro amaldiçoado com uma alma, como punição por seus pecados passados. O show se tornou um enorme sucesso e Boreanaz estrelou uma série spin-off, Angel, que deu ao personagem uma chance de evoluir e concentrou-se na batalha do "anjo de redenção" contra os pecados cometidos antes de recuperar a alma. Ele apareceu em Buffy de 1997 a 1999, altura em que começou a estrelar Angel, que continuou até 2004, com algumas aparições em Buffy após sua partida.

Boreanaz só veio a estrelar no cinema em 2001, foi no filme de terror Valentine, juntamente com Denise Richards, Marley Shelton e Katherine Heigl. Em 2003, ele apareceu no vídeo White Flag, da cantora Dido, e foi a voz de Leon (Squall Leonhart) no vídeogame Kingdom Hearts, mas ele não quis reprisar seu papel na sequência.

Em 2005, Boreanaz começou a atuar ao lado de Emily Deschanel na série de televisão, em horário nobre, Bones. Ele também apareceu em These Girls, um filme canadense no qual interpretou um ciclista; o filme recebeu um lançamento limitado nos cinemas do Canadá, em março de 2006, depois de estrear no Festival de Toronto e no Vancouver International Film Festival. Ele também atuou no filme independente Mr. Fix it and Suffering Man's Charity (também chamado de Ghost Writer). Nesse mesmo ano, ele também teve uma participação no desenho animado Liga da Justiça: A Nova Fronteira (Justice League: The New Frontier). No final da terceira temporada da série de TV Bones, Booth é visto vestido de Clark Kent, o personagem que ele dubla no desenho é o Lanterna Verde.

Além de se tornar um produtor de Bones desde a sua terceira temporada, Boreanaz também dirigiu o episódio The Bones That Foam.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Boreanaz mora em Los Angeles, Califórnia. Ele se casou com Ingrid Quinn em 7 de junho de 1997, porém o casamento durou somente até outubro de 1999. Depois se casou com a atriz e modelo Jaime Bergman, com quem vive desde 24 de novembro de 2001. Ele e Jaime têm um filho, Jaden Rayne, nascido em 1 de maio de 2002, e uma filha, Bardot Vita Boreanaz, nascida em 31 de agosto de 2009. Boreanaz é um fã do Pittsburgh Steelers e dos Philadelphia Flyers.

Em 2004, Boreanaz foi submetido a uma cirurgia reconstrutiva do LCA do joelho esquerdo, resultado de uma lesão que sofreu no colégio e não foi totalmente corrigida na época. A cirurgia não impediu a produção Angel de continuar, mas limitou a sua mobilidade e atividades físicas em vários episódios, incluindo a sua direção.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Obs.
1993 Married... with Children Frank Série de TV
1997-2003 Buffy the Vampire Slayer Angel Série de TV
1999-2004 Angel Angel Série de TV
2001 Valentine Adam Carr
2002 Buffy the Vampire Slayer Angel Dublador
Kingdom Hearts Leon (Squall) Dublador
I'm With Lucy Luke
2005 The Crow: Wicked Prayer Luc Crash
The Hard Easy Roger Hargitay Filme
2005-presente Bones Seeley Booth Série de TV
2006 These Girls Keith Clark Filme
Mr. Fix It Lance Valenteen
The Hard Easy Roger Hargitay
2007 Suffering Man's Charity Sebastian
2007 Our Lady of Victory Ed Rush
2010 Family Guy Ele mesmo
2012 Officer Down Det. Les Scanlon
American Dad! Ele mesmo
2013 Full Circle Em andamento Série de TV

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre David Boreanaz
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.