David Choquehuanca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
David Choquehuanca
David Choquehuanca em 2006.
Chanceler da Bolívia Bolívia
Mandato 23 de janeiro de 2006
até atualidade
Antecessor(a) Armando Loaiza
Vida
Nome completo David Choquehuanca Céspedes
Nascimento 7 de maio de 1961 (52 anos)
Omasuyos, La Paz
Dados pessoais
Partido MAS
Profissão Diplomata

David Choquehuanca Céspedes (Cota Cota Baja, cantão de Huarina, província de Omasuyos, departamento de La Paz, 7 de Maio de 1961) é chanceler da Bolívia desde 23 de janeiro de 2006.

Originário de uma pequena comunidade situada às margens do lago Titicaca, o mais alto do mundo, a 70 Km de Copacabana, Choquehuanca iniciou seus estudos na escola da comunidade, onde aprendeu a falar castelhano aos sete anos. Posteriormente transferiu-se para Huarina, onde concluiu os estudos secundários na Escola José Miguel Lanza, em 1980.

Em seguida transferiu-se para La Paz no intuito de estudar Filosofia na Escuela Normal Superior Simón Bolívar. Porém, logo mudou seus planos, passando a dedicar-se às organizações do movimento de camponeses, especialmente a Confederación Sindical Única de Campesinos de Bolivia (CSUTCB).

Em 1985 obteve uma bolsa de estudos no Centro Nacional de Capacitação “Niceto Pérez García” da ANAP - Asociacion Nacional de Agricultores Pequeños, em Cuba.

Em 1987, como integrante do Movimiento Campesino Indígena, atuou na campanha "500 Anos de Resistência", cujo objetivo era recuperar a cultura, assim como as formas próprias de organização, o territorio e os símbolos indígenas.

Autodidata, em 1990 Choquehuanca realizou estudos nas áreas de História e Antropologia no CIDES - UMSA, programa de pós-graduação em Ciências do Desenvolvimento da Universidad Mayor de San Andrés, em La Paz. Entre 2001 e 2002 estudou Direitos dos Povos Indígenas na Universidad Cordillera.

Nos últimos 15 anos e até a eleição do Presidente Evo Morales - ele próprio um aimará - Choquehuanca atuou no Programa Nina (em aimará e em quíchua, "nina" significa "o fogo" que nunca se apaga), apoiado pelo Haut Conseil de la coopération internationale da França e dedicado à capacitação de camponeses.

Choquehuanca é casado e tem dois filhos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.