David Graf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
David Graf
David Graf em Estocolmo em junho de 1989
Nome completo Paul David Graf
Nascimento 16 de abril de 1950
Zanesville, Ohio
Nacionalidade Estados Unidos estadunidense
Morte 7 de abril de 2001 (50 anos)
Phoenix, Arizona
Ocupação Ator
Atividade 1981 - 2001
Cônjuge Kathryn Graf
IMDb: (inglês)

Paul David Graf (Zanesville, 16 de abril de 1950 - Phoenix, 7 de abril de 2001) foi um ator americano, mais conhecido por seu papel como Sargento Eugene Tackleberry, na série de filmes Loucademia de Polícia[1].

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

David Graf nasceu em Zanesville, em 1950, mas mudou-se para Lancaster, também no estado de Ohio ainda criança. Estudou Teatro, depois de se formar no ensino médio, no Otterbein College, em Westerville, perto de Columbus, graduando-se em 1972. De lá em foi para a Universidade Estadual de Ohio, estudar Drama e saiu em busca de papéis no teatro e no cinema[2].

Casou-se com a também atriz, Kathryn Graf em 1983, com quem teve dois filhos, Daniel e Sean[2][1]. Toca saxofone como hobby[2].

Carreira[editar | editar código-fonte]

David fez sua primeira aparição na televisão como um concorrente do game show The Pyramid $ 25.000, em dezembro de 1979, quando se juntou à atriz Patty Duke. Ele viria a aparecer em versões posteriores do show como convidado. Como um ator lutando no início de 1980, ele também teve pequenos papéis em populares sitcoms, incluindo M*A*S*H, Airwolf, The Dukes of Hazzard e Esquadrão Classe A[2].

Sua estréia no cinema foi em 1981, quando interpretou Gergley no drama de Quatro Amigos. Mais tarde, interpretou o Cadete Eugene Tackleberry (mais tarde Sargento Tackleberry) em 1984, na comédia Loucademia de Polícia, e estrelou em cada uma das seis continuações, sendo este seu maior sucesso. Em 1992, Graf voltou a atuar num papel menor, como um policial de novo para a série de comédia Seinfeld durante sua quarta temporada, no episódio "O Bilhete" e também apareceu em Night Court. Atuou como Tackleberry pela última vez em uma aparição no curta Police Academy: The Series[2][1].

Fez aparições notáveis após seu papel em Loucademia de Polícia, incluindo uma parte de repetição em The West Wing. Participou do episódio "The 37s", de Star Trek: Voyager. Em Star Trek: Deep Space Nine, David interpretou o klingon Leskit, no episódio "Soldiers of the Empire", na quinta temporada[2][3].

Sua última participação na televisão foi em um episódio de The Amanda Show, do canal Nickelodeon, apenas três meses antes de falecer[2].

Morte[editar | editar código-fonte]

Graf morreu de um ataque cardíaco em 7 de abril de 2001 enquanto assistia a um casamento da família em Phoenix, Arizona. Ele foi sepultado no Cemitério Forest Rose, em Lancaster, Ohio[4].

Referências

  1. a b c «David Graf; Played Many Film, TV Roles». The Los Angeles Times. Consultado em 12 de abril de 2017 
  2. a b c d e f g Family Search (ed.). «Paul David Graf passes away at 51 in Phoenix, AZ». Family Search. Consultado em 12 de abril de 2017 
  3. Memory Alpha (ed.). «David Graf». Memory Alpha. Consultado em 12 de abril de 2017 
  4. Find a Grave (ed.). «Paul David Graf». Find a Grave. Consultado em 11 de abril de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]