David McMurtrie Gregg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2011)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Foto de David McMurtrie Gregg

David McMurtrie Gregg (10 de Abril de 1833 - 7 de Agosto de 1916) foi militar estadunidense e oficial de cavalaria da União durante a Guerra Civil dos Estados Unidos da América.

Gregg nasceu em Huntingdon (Pensilvânia) numa família com vários políticos influentes, incluindo o governador do estado da Pensilvânia à época da guerra civil. Após a formatura na Academia Militar de West Point, serviu nas fronteiras indígenas e na guarnição de Fort Tejon, Califórnia, onde se encontrava quando a guerra eclodiu.

Nomeado coronel do 8º Regimento de Cavalaria de Pensilvânia, prestou bom serviços sob o George McClellan nas campanhas da Península e de Maryland. Já como general de brigada de voluntários, comandou uma divisão durante a Incursão de Stoneman de 1863, uma fracassada tentativa de alcançar Richmond às vésperas da Batalha de Chancellorsville.

Sob o comando de Alfred Pleasonton, foi encarregado de cobrir o flanco direito das tropas federais em Gettysburg e é frequentemente creditado pelo sucesso em repelir o ataque da cavalaria confederada de Jeb Stuart, garantindo as rotas de comunicação vitais para a manutenção das posições da União.

Na Campanha Overland comandou com competência a 2ª Divisão de Cavalaria da União até a sua, até solicitar reforma em 8 de Fevereiro de 1865, por motivos até hoje inexplicados.

Até a morte em 1916, Gregg dedicou-se a administração da sua fazenda, exceto por um breve período em 1874 que passou como Ministro (Embaixador) dos Estados Unidos em Praga, nomeado por Grant.

Referências[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]