David Prowse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
David Prowse
David Prowse em 2006
Nascimento 1 de julho de 1935 (81 anos)
Bristol, Inglaterra  Reino Unido
Ocupação Ator
Atividade 1957-Presente (Afastado)
Cônjuge Norma Prowse (1963-atual)
IMDb: (inglês)

David Prowse (Bristol, Inglaterra, 1 de Julho de 1935) é um ator inglês. Seu papel mais conhecido é Darth Vader na trilogia classica de Star Wars: Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca e Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi. Atuou também no filme "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick, no papel do guarda-costas do escritor que tem a sua casa invadida pela gang de Drugs. Sua carreira, na verdade, começou na produtora de filmes de horror britânica Hammer Film - em que, graças a seu físico, trabalhou duas vezes como o monstro de Frankenstein, participando também de O circo do vampiro - sem contar que, em 1967, aparece como Frankenstein na primeira versão de Casino Royale.

Darth Vader[editar | editar código-fonte]

Foi eleito para esse papel por sua constituição física (2 metros de altura e 118 kg), porém George Lucas decidiu alterar sua voz, dublada ; dobrada (português europeu), pelo ator James Earl Jones por cima da de Prowse. Segundo declarou mais tarde o próprio Prowse, ele não possuía conhecimento desta substituição até a sessão de estreia do filme.

Lucas declarou que queria para o personagem de Vader uma voz "mais sombria" que Prowse não era capaz de proporcionar-lhe e que nunca teve a intenção de utilizar sua voz original.

Ao final de O Retorno de Jedi quem aparece no papel de Anakin Skywalker como um Espírito da Força sem o traje negro habitual da primeira trilogia, não é Prowse, e sim o ator Sebastian Lewis Shaw. No entanto, na edição em DVD do filme, foi substituído na sequência final pelo ator Hayden Christensen.

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.