David da Bulgária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

David (em búlgaro: Давид; m. 976) foi um nobre búlgaro, irmão do imperador Samuel e filho mais velho do conde Nicolau, senhor de Sérdica (Sredets). Depois da desastrosa invasão dos rus' de Quieve e da queda do nordeste da Bulgária para as forças bizantinas em 971, ele seus três irmãos mais novos, Moisés, Aarão e Samuel, tomaram a frente da defesa do que restava do Império Búlgaro na ocasião. Eles eram chamados de cometópulos ("filhos do conde") e governaram juntos o país enquanto os herdeiros legítimos, Bóris II e Romano, estavam presos em Constantinopla. Para isso, dividiram o país em quatro regiões e David governou a mais meridional tendo como bases Prespa e Castória. Ele era responsável pela defesa das perigosas fronteiras com Tessalônica e a Tessália. Em 976, ele participou de um grande assalto ao Império Bizantino, mas foi morto por bandos valáquios quando retornava.

Família[editar | editar código-fonte]


Outra teoria[editar | editar código-fonte]

Há uma outra versão sobre a origem de David. Segundo ela, ele teria recebido o título de conde durante um período a serviço do exército bizantino, que recrutava muitos armênios na região oriental do império. O historiador do século XI Estêvão de Taraunitis escreveu que Samuel tinha um irmão e que ambos eram armênios do distrito de Tercan[1], uma versão que é apoiada pelos historiadores Nicholas Adontz[2], Jordan Ivanov[3] e pela Inscrição de Samuel, onde se lê que o irmão do imperador era David, sem fazer menção aos demais. Além disso, os historiadores Iáia[4] e Al Makin[5] claramente distinguem a linhagem de Samuel e David (os Cometópulos) da de Moisés e Aarão (da linhagem real):

Segundo esta teoria, estas seriam as descendências de Samuel e Nicolau:

Referências

  1. Asoghik (Estêvão de Taraunitis). L'histoire universelle, Paris, 1859. Translation in German, Leipzig, 1907
  2. Nicholas Adontz. Samuel l'Armenien, Roi des Bulgares. Bruxelles, Palais des academies, 1938. Published also in: Etudes Armeno-Byzantines. Livraria Bertrand. Lisboa, 1965, Pp. 347 – 407.
  3. Иванов, Йордан (Jordan Ivanov). Произход на цар Самуиловия род (The origin of the family of the king Samuil). In: Сборник в чест на В. Н. Златарски, София, 1925.
  4. Extracts of the Chronicle of Yahia of Antioch see in: Patrologia Orientalis, vol. XVIII, XXIII.
  5. Al Makin (El Macine). Historia Saracenica (tradução latina feita por Tomás Erpênio), Leida, 1625.