Dean Winchester

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Dean Winchester
Personagem de Supernatural/Sobrenatural
Dean Winchester na série Supernatural.
Nome original Dean Campbell Winchester
Nascimento 24 de janeiro de 1979
Origem Lawrence, Kansas
Sexo Masculino
Espécie Humano
Cabelo Loiro
Olhos Verdes
Ocupação Caçador de demônios e outras criaturas de origem sobrenatural.
Especialidade(s) Armas
Afiliações Família Winchester e Familia Campbell
Família Sam Winchester (irmão mais novo)
John Winchester (pai)
Mary Winchester (mãe)
Adam Milligan (meio irmão)
Henry Winchester (avô paterno)
Samuel Campbell(avô materno)
Deanna Campbell (avó materna)
Gwen Campbell (prima)
Mark Campbell (primo)
Christian Campbell (primo)
Lisa Braeden (ex-namorada)
Ben Braeden (ex-enteado)
Emma (filha)
Amigo(s) Bobby Singer
Castiel
Inimigo(s) Criaturas sobrenaturais
Criado por Eric Kripke
Voz Reginaldo Primo (dublador)
Série(s) Supernatural
Primeira aparição "Piloto"
Interpretado por Jensen Ackles
Ridge Canipe (10 e 12 anos)
Dylan Everett (13 anos)
Brock Kelly (adolescente)
Chad Everett (idoso)
IMDb IMDb
Projecto Televisão  · Portal Televisão

Dean Winchester é um personagem fictício protagonista da série dramática/paranormal Supernatural, da rede televisiva The CW, criado por Eric Kripke, é ao lado de seu irmão mais novo Sam Winchester (Jared Padalecki) um dos personagens protagonistas da série.

Ele é interpretado pelo ator estadunidense Jensen Ackles, e no Brasil, é dublado por Reginaldo Primo.

Características do personagem

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Dean Campbell Winchester (nascido em 24 de Janeiro de 1979 em Lawrence, que transante), é o filho mais velho de John e Mary Winchester. Ele tinha apenas quatro anos quando salvou seu irmão Sam Winchester de um incêndio anormal causado por um demônio chamado Azazel, que acaba matando Mary Winchester[1] , desde então os Winchester viviam-o caçando desesperadamente até Dean conseguir o matar no último episódio da segunda temporada.

Durante sua infância Dean sempre teve de tomar conta de seu irmão mais novo. Por ordens de seu pai, Dean teve de se sacrificar muitas vezes pelo bem estar e a proteção de Sammy, seu irmão, o que fez com que Dean tivesse certa mágoa e até mesmo raiva de seu irmão. Durante suas vidas Sam e Dean sempre competiram e brigavam por discordância, mas Dean sempre ajudou e protegeu seu irmão mais novo até a morte.

No penúltimo episódio da segunda temporada, Sam Winchester foi morto por Jake, um dos soldados de Azazel, o que fez com que Dean fizesse um pacto de um ano com o demônio da encruzilhada. Dean foi morto por um cão do inferno guiado por Lilith no último episódio da terceira temporada e foi para o inferno, onde lá permaneceu durante 4 meses, sendo mais tarde salvo por um anjo chamado Castiel, que lhe deu uma missão muito importante.

Na sexta temporada, depois que Sam se sacrificou para trancar Lúcifer e Miguel na jaula, Dean desiste de ser caçador e resolve ter uma vida normal. Passado um ano, Dean já estando com Lisa e Ben, Sam escapa do inferno e tenta convencer seu irmão a voltar a ativa. Apesar de inicialmente relutar muito, Dean aceita. Porém nada será como antes, pois ambos os irmãos estão muito diferentes: Dean se tornou mais responsável e ficou bastante paternal, enquanto Sam está sem sua alma, que ficou presa no inferno junto com Miguel e Lúcifer, agora Dean e Bobby irão juntos com Castiel tentar salvar a alma de Sam do inferno. Dean faz um acordo com a Morte e salva a alma de Sam. Eles descobrem que Castiel fez um acordo com Crowley, mas Dean tenta ser fiel e se recusa a acreditar nisso, decepcionando-se. Depois que Castiel engana Crowley e pegou todas as almas do purgatório, ele mata Raphael e faz todos se curvarem a ele, inclusive Dean. Ele acaba convencendo Castiel a devolver as almas ao purgatório, mas eles não conseguem devolver todas, e os Leviatãs permanecem em Castiel. Depois que esses monstros do purgatório deixam o corpo de Castiel e se espalham pela cidade e logo pelo mundo, Dean e Sam fazem de tudo para reunir o máximo de informações possíveis para ajudá-los a exterminar esse inimigo desconhecido, mas com a morte de Bobby, se sentem totalmente desorientados e sem saber como continuar. Dean está mais bravo do que nunca e está determinado a acabar com os Leviatãs, especialmente o chefe deles, Dick Roman, por ter matado Bobby. Apesar disso, começa a aceitar mais a morte de seu velho amigo, e ele e Sam estão contando com a ajuda de Frank (o novo amigo dos Winchester) para vencer as novas criaturas sobrenaturais.

No final da sétima temporada Dean e Castiel (que volta meio maluco) vão atrás do Leviatã chefe (Dick) para matá-lo e por fim, vão parar no purgatório. Na oitava temporada, os irmãos ajudam Kevin Tran a descobrir o que há escrito tábua dos demônios. É revelado que a tábua contém uma série de teste que devem ser realizados com a intenção de fechar de uma vez os portões do inferno. Assim, Sam decide fazer o que é preciso pra fechar de vez os portões do Inferno, porém se Sam continuar ele morrerá, e Dean o impede de continuar. Na nona temporada Dean tenta encontrar Caim, por que a marca de Caim é o único jeito de matar Abaddon. Ao encontrá-lo, Caim passa a marca para Dean, Dean mata Abaddon, e vai atrás de Metatron (o escriba de Deus), que acaba matando Dean.

Na décima temporada Dean acorda como demônio, e Sam faz o possível para desfazer isso, e com a ajuda de Castiel, conseguem trazer Dean de volta, porém, ele continua agressivo, e novamente Sam com a ajuda de Castiel procuram um jeito de tirar a marca.

Na décima primeira temporada Dean e Sam terão que lidar com algo novo, a Escuridão (The Darkness). Dean, por sua vez, sente uma ligação com ela por conta da marca de Caim mas parece não ser algo a ver com amor ou relação de afeto, o problema é que Amara (Escuridão) não sabe distinguir a diferença.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Relacionamentos

Relação com Sam Winchester

Dean têm com Sam uma relação de completa proteção, amor fraternal, momentos tristes, felizes e engraçados. No começo da série, vemos os irmãos separados pelas circunstâncias, unidos por um objetivo: "Salvar pessoas, caçar coisas. O Negócio da Família". A medida que a temporada vai avançando, vemos que apesar das diferenças, os irmãos vão se unindo cada vez mais. Com alguns flashbacks é possível ver que Dean levava muito a sério sua responsabilidade como irmão mais velho, várias vezes substituindo inclusive o pai, John. Apesar de ser totalmente devoto do pai, Dean muitas vezes se colocou no meio das discussões de ambos, sempre protegendo Sam.

Com o passar do tempo, vemos os irmãos cada vez mais protetores um com o outro, com Dean sempre tentando salvar a vida do caçula, se sacrificando e se sentindo mal quando não conseguia proteger Sam. Toda a proteção, algumas vezes, foram motivos de brigas, mas eles acabaram encontrando sempre o equilíbrio. Durante as 11 temporadas, poucas foram as vezes que os irmãos lutaram separados, seja por decisão própria, seja por alguma intervenção de outros planos. Apesar das personalidades serem completamente diferentes, eles são o equilíbrio, a força e, na maioria das vezes, a unica pessoa em que podem confiar.

Relação com John Winchester

Completamente devoto do pai, Dean era incapaz de contradizê-lo. John era um ex-militar durão e ausente, mas protetor, que sempre colocou a segurança dos filhos em primeiro lugar. Dean e John foram parceiros de caça por muitos anos. Quando ele some, no meio de uma caçada individual, Dean se sente extremamente culpado. O pai é o modelo e o herói de Dean. Sua devoção a ele lhe causa alguns problemas, quando, por exemplo, na quarta temporada ele recebe uma ligação 'do além' afirmando ser o pai ou na quinta temporada, quando um Deus ao ameaçá-lo diz que vai tomar a forma de seu ídolo, que é justamente John.

Relação com Bobby Singer

Bobby é, segundo palavras do próprio Dean, a figura mais próxima a um pai que ele teve (4ª Temporada, Episódio 01). O caçador, experiente, várias vezes deu dicas, conselhos e ensinamentos sobre caçadas e história de vida. Dean respeitava e tinha um enorme carinho por Bobby e vice-versa. Quando o personagem morre, Dean fica extremamente abalado e fixado em vingá-lo.

Relação com Castiel

Dean Winchester nutre uma relação de afeto com o anjo, a qual evolui ao longo da série. Castiel aparece no primeiro episódio da 4ª temporada (Lazarus Rising) como o enviado para resgatar a alma de Dean do inferno. No decorrer da temporada, ele age como um mediador entre o céu e o caçador, repassando ordens. No entanto, Castiel nutre uma empatia crescente por Dean, que acaba por aproximar os personagens, culminando em sua queda e morte no último episódio da 4ª temporada (Lucifer Rising), Castiel é posteriormente ressuscitado. Com o desmanchar dos eventos, sua relação com o anjo extrapola os limites do profissional e ambos passam a se reconhecer como grandes amigos. Na 6ª temporada, o anjo diz se considerar protetor dos Winchesters. (A maioria dos fãs da série insistem em dizer que a relação dele com o Castiel é amorosa).

Relação com o Impala

Dean ganhou o carro do pai tão logo aprendeu a dirigir e têm com ele um amor incondicional. Cuida do carro como se fosse uma parte de si e não deixa quase ninguém dirigi-lo, nem mesmo o irmão tem permissão muitas vezes. O carro foi comprado pelo pai sob sua influência, já que John preferia comprar uma Kombi, quando volta no passado para salvar sua família. Já o reconstruiu algumas vezes.

Personalidade

Dean aparenta ser um personagem rude e durão. Mais brincalhão que Sam, não dispensava comida, bebida e mulheres. Era um grande fã de revistas de mulheres asiáticas (asiáticas peitudas). Com o passar dos anos, com as perdas e todo o sofrimento que os irmãos enfrentam, acaba ficando mais sério, mais comedido, mas continua irônico e rende momentos de boas gargalhadas.

Extremamente responsável, Dean cuida de todos que pode e se sente abalado quando não consegue proteger alguém. Têm dificuldade de construir amizades, mas é muito fiel as pessoas que cativa. Bom caçador, é aquele que atira primeiro e depois pergunta. Guarda suas dúvidas para ele, mas divide algumas coisas com o irmão.

Ligações Externas

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. "Pilot". Writer: Eric Kripke, Director: David Nutter. Supernatural. WB. September 13, 2005. Episódio número 1, 1ª temporada.