Deborra-Lee Furness

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Deborra-Lee Furness
Deborra-Lee em 2009.
Nome completo Deborra-Lee Furness
Nascimento 08 de dezembro de 1955 (59 anos)
Austrália
Ocupação Atriz, Diretora e Produtora
Cônjuge Hugh Jackman (1996 -); 2 filhos adotados
IMDb: (inglês)


Deborra-Lee Furness (Sydney, 08 de dezembro de 1955) é uma atriz, diretora e produtora australiana. É casada com o ator Hugh Jackman desde 1996, com quem tem dois filhos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Furness foi filha de uma mãe solteira, já que seu pai morreu em um acidente de carro, quando ela tinha apenas oito anos. Furness desenvolveu desde cedo um conceito de forca da mulher feminina. "Acho que naquele tempo, na Austrália, havia uma certa dominação masculina, e aqui estava eu, filha de uma mãe solteira. Eu achava que as mulheres eram as verdadeiramente fortes, porque minha mãe era diretora, tinha uma funcionária mulher e eu via como ela deixava tudo do jeito que ela queria. Então, acho que foi aí que vi a força da mulher."[1]

Furness estudou no Methodist Ladies' College, em Melbourne, onde se formou em 1973. Em 1981, ela se graduou na American Academy of Dramatic Arts, em Nova York.

Em 2005, foi co-fundadora da The Rafiki Society em Vancouver, que consiste em ajudar orfanatos na África. Ela é também a fundadora e Patrona da National Adoption Awareness Week, na Austrália.

Furness com o marido, Hugh Jackman, no Aeroporto Internacional de Mumbai, em 2011.

Furness é Patrona da Lighthouse Foundation para crianças deslocadas em Melbourne, Patrona do Bone Marrow Donor Institute para crianças com leucemia, e Patrona da International Adoption Families for Queensland. Ela também está trabalhando no Advisory Committee for Film Aid International, trabalhando com refugiados pelo mundo. Como embaixadora da World Vision, ela recentemente viajou ao Camboja e a Etiópia para ajudar na consciencialização e angariar fundos. Ela é também diretora executiva da Worldwide Orphans Foundation Australia e foi recentemente homenageada no Worldwide Orphans Gala em Nova York por todo seu trabalho em defesa das crianças vulneráveis.

A primeira aparição de Deborra foi como atriz, na série Prisioner em 1979, onde ela participou de três episódios. Alguns dos trabalhos mais importantes da atriz são os filmes Shame (1988), Correlli (1995) - em que interpretou Louisa Correlli, e onde conheceu seu futuro marido, Hugh Jackman -, Jindabyne (2006) e em A Lenda dos Guardiões (2010) - empregando sua voz a personagem Barran.

Furness também já trabalhou como produtora, nas séries An Aussie Goes Barmy (2006), An Aussie Goes Bolly (2008) e The Directors' Series (2007); como diretora e roteirista, em Standing Room Only (2004) e Stories of Lost Souls (2005); e como diretora.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Furness casou-se com o também ator Hugh Jackman em 11 de abril de 1996. Eles se conheceram no set da série de televisão australiana Correlli.

Após sofrer dois abortos espontâneos, ela e Jackman adotaram duas crianças: o filho Oscar Maximillian (15 de maio de 2000) e a filha Ava Eliot (1o de julho de 2005).


Indicações e prêmios[editar | editar código-fonte]

  • 1988 - Vencedora do premio de Melhor Atriz no Seattle International Film Festival, por Shame
  • 1988 - Vencedora do premio de Melhor Atriz no Film Critics Circle of Australia Awards, por Shame
  • 1991 - Vencedora do premio de Melhor Atriz no San Sebastián International Film Festival, por Waiting
  • 2000 - Indicada ao premio de Melhor Performance de Atriz Convidada em Série de Drama no Australian Film Institute, por SeaChange
  • 2006 - Indicada ao premio de Melhor Atriz Coadjuvante no Australian Film Institute, por Jindabyne
  • 2006 - Vencedora do premio de Melhor Atriz Coadjuvante no Film Critics Circle of Australia Awards, por Jindabyne

Referências