Debut Records

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Debut Records
Fundação 1952
Fundador(es) Charles Mingus, Celia, Max Roach
Gênero(s) jazz
País de origem  Estados Unidos

Debut Records foi uma gravadora de jazz estadunidense fundada em 1952 pelo baixista Charles Mingus, sua então esposa, Celia e o baterista Max Roach.[1]

Este selo de curta duração foi uma tentativa de evitar os compromissos de trabalhar para grandes companhias. Com a intenção de mostrar o trabalho para novos músicos, apenas cerca de duas dezenas de álbuns foram lançados antes de a empresa encerrar suas atividades em 1957.[2] No entanto, vários artistas fizeram suas primeiras gravações como líderes de bandas para a Debut, incluindo o pianista Paul Bley, e os trompetistas Kenny Dorham e Thad Jones. O saxofonista Hank Mobley fez sua estreia musical no selo, como sideman com Dorham.[3] Teo Macero, depois do trabalho que o tornou conhecido como produtor de Miles Davis, gravou seu primeiro álbum como líder de uma banda como um saxofonista para a Debut Records.

Quando Celia Mingus se casou com Saul Zaentz, então chefe da Fantasy Records, Charles Mingus deu a Saul e Celia o controle do catálogo Debut como presente de casamento. Mingus pensou que o presente adequava-se como Celia lidava com a maior parte dos negócios da Debut, e a maior parte do dinheiro usado para estabelecer o novo negócio veio da mãe de Célia.

Um box de 12 CDs dessas gravações de Mingus para a Debut, a maioria delas de produções da gravadora, foi lançado pela Fantasy Records em 1992.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Série dez polegadas (10" LP)

Série doze polegadas (12" LP):

Referências

  1. Priestley, Brian. Mingus: A Critical Biography. Londres: Quartet Books, 1982. p. 46. ISBN ISBN 0-7043-2275-7
  2. Debut Records discography jazzdisco.org. Visitado em 23 de maio de 2012.
  3. Harvey Pekar. A View of Debut Metro Newspapers. Visitado em 23 de maio de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre gravadoras estadunidenses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.