Deeplick

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde fevereiro de 2013). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Fernando DeepLick
Informação geral
Nome completo Fernando Santos Leite
Também conhecido(a) como DeepLick
Nascimento 28 de dezembro de 1976 (41 anos)
Local de nascimento São Paulo, São Paulo
Brasil
Gênero(s) House music, Indie Music, Pop Music, Brazilian Music
Período em atividade 1990 – presente
Outras ocupações DJ e produtor musical
Gravadora(s) REMASH ME, Sony Music
Página oficial [1]

Fernando Leite, mais conhecido como Fernando DeepLick[1] ou DeepLick (São Paulo, SP, 10 de fevereiro de 1977[2]) é um DJ e produtor musical brasileiro, conhecido pelos trabalhos com cantoras como Shakira, Wanessa Camargo e Claudia Leitte, sendo um dos maiores nomes da música eletrônica brasileira.[3]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Fernando Nascimento sempre nutriu o sonho de trabalhar com música, especialmente música eletrônica, sua maior paixão desde a infância. Em 1990, com apenas 14 anos, começou a carreira como DJ profissional ao ganhar um importante campeonato de discotecagem, tocando em clubes noturnos tradicionais de São Paulo e cidades próximas, como o Clube Rhapsody, em Osasco. Na época o DJ adorou o nome de Fernando Deep. Em 1991 começou a tocar na boate Sunshine, em Santo André, considerada uma das melhores festas da cidade, além de ser convidado para discotecar nas boates BroadwayResumo da Ópera e Toco, considerado o maior templo da música de dança do país. Em 1992, com apenas 16 anos de idade, recebeu o prêmio de DJ Revelação pela revista DJ Sound, passando a utilizar o nome artístico de DeepLick.

A partir de 1995, com apenas 18 anos, trabalhou como DJ e produtor em grandes estações de rádio no Brasil como a Nova FMTransaméricaJovem Pan89 FM e a Mix. Em 2003 produziu remixes para a cantora Luiza Possi em seu álbum de estréia, sendo que na mesma época aplicou-se a trazer inovações da house music ao Brasil.

Em 2006 o DJ reuniu 1 milhão de pessoas no Ano Novo da Avenida Paulista, na cidade de São Paulo. No mesmo ano produziu o remix da faixa Ai, Ai, Ai..., de Vanessa da Mata, sendo a canção mais executada do ano. Dentre os remixes e as produções criadas pelo DJ estão canções como Pessoal particular [], Burguesinha[[2]] e Mina do condomínio[], do cantor Seu JorgeNão É Proibido, de Marisa MonteBoa Sorte de Vanessa da Mata e Ben HarperAinda Gosto Dela do grupo Skank junto com Negra LiCoisas Que Eu Sei de Danni CarlosOne Last Cry de Marina Elali, além das produções para artistas internacionais como Lily AllenCorinne Bailey RaeShakira e outras. Em 2010, aos 34 anos, o DJ e produtor completou 20 anos de carreira e produziu o disco de estréia da girlband brasileira Valkyrias, como os singles Dar Certo e Feel Good. Também remixou músicas de TihuanaJorge Vercilo e Marcelo D2.

Em 2013, DeepLick se consagra como diretor musical do álbum de Gabriel, o Pensador, "Sem Crise" e internacionaliza-se ainda mais pela Europa e Ásia. Em 2014 lança o seu primeiro álbum autoral. As faixas são em parceria com grandes artistas que trabalham com produtor, como Tiago Iorc, Carlinhos Brown, Bukassa, DJ Patife, entre outros.

DeepLick ainda é idealizador do coletivo de música eletrônica brasileira chamado Batida Nacional, em parceria com a percussionista Lan Lan e a atriz Nanda Costa. O projeto recebe a participação de outros artistas e mistura artes como grafite e circo em suas apresentações. Também é idealizador do projeto Remash Me, uma gravadora e label de festas que reúne artistas de várias artes.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver também: [[Produções de DeepLick]]

Referências

  1. «Biografia no Cravo Albin». dicionariompb.com.br. Consultado em 7 de maio de 2014 
  2. Silvio Singer (16 de fevereiro de 2013). «Fernando Deeplick, o novo rei do remix nacional». O Globo. Globo.com. Consultado em 7 de maio de 2014 
  3. http://www.deeplick.net/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]