Deglaçagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Deglaçagem é o processo da culinária básica que consiste em utilizar um líquido, muitas vezes uma bebida alcoólica, para retirar do fundo da panela, assadeira ou frigideira, a parte do alimento que fica ali agarrada.

Esta técnica é mais comum com a carne, mas pode ser uma sobremesa, que tenha sido feita no fogo, para compor o molho que acompanhará o prato. Por exemplo, na receita do Filet au Poivre, utiliza-se o conhaque para retirar do fundo da frigideira o suco da carne que vai regar o prato.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Carlos Alberto Doria, Alex Atala, "Com unhas, dentes e cuca - Prática Culinária: E papo-cabeça ao alcance de Todos", Senac, 1899, ISBN 8573597232
  • Charles Gordon Sinclair, International Dictionary of Food & Cooking: Ingredients, Additives, Techniques, Equipment, Menu Terms, Catering Terms, Food Science and Outline Domestic and Production Recipes, Taylor & Francis, 1998, ISBN 1579580572


Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.