Deib Otoch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Lojas Express
Privada
Atividade Varejista
Fundação 1949
Sede Fortaleza (Ceará), Brasil

O Grupo Deib Otoch é um aglomerado empresarial brasileiro com matriz em Eusébio, no estado do Ceará.

Marcas do grupo:

  • Varejo: Lojas Esplanada / By Express / Otoch.
  • Imobiliária: Simões Otoch - Construtora e Incorporadora Imobiliária.
  • Financeira: Redesplan Administradora de Cartões de Crédito S/A.

O grupo foi fundado por 3 irmãos assim chamados: Geraldo, José e Deib Otoch começando com uma pequena loja no centro de Fortaleza.

Lojas Esplanada - By Express[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1949 como um armazém especializado em tecidos, a rede Esplanada-By Express é hoje um dos maiores grupos de lojas de departamentos do país, com 30 lojas em diversos estados brasileiros.

Em 1999, a rede de lojas deixou de ser focada em apenas tecidos e artigos para o lar, para se posicionar como uma loja de departamentos para toda a família.

A partir de 2005, o foco da empresa passou a ser "moda jovem", com a entrada de atrizes globais, como Juliana Knust, Grazi Massafera e Deborah Secco nas propagandas e material visual de lojas.

Em 2008 a rede entra na Região Norte através de uma loja em Belém.

Em 2013, o Grupo Otoch anunciou o fechamento das lojas Esplanada By Express, assim como a venda de suas 15 lojas espalhadas pelo Brasil, que foi realizada aos poucos. Em entrevista ao Jornal O POVO, o advogado do grupo, Lúcio Modesto relatou que a decisão de sair do varejo, que foi tomada um mês e meio antes, foi devido à concorrência estrangeira. Boa parte das unidades existentes foram vendidas ao empresário Orlando Fonseca, proprietário da Tecidos & Cia., enquanto que a loja de Maranguape (Região Metropolitana de Fortaleza) foi adquirida pelo Grupo Zenir Móveis. [1] Em julho de 2015 a Esplanada By Express de Arapiraca, Alagoas, encerrou as atividades sem aviso prévio aos clientes, inserindo dois avisos, um, que está vendendo os móveis, e outro, e da situação dos cartões, deixando os funcionários e a população de surpresa. [2]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


  1. [https://www20.opovo.com.br/app/opovo/economia/2013/01/11/noticiasjornaleconomia,2986125/lojas-otoch-foram-vendidas-serao-fechadas-e-voltam-em-fevereiro.shtml «Lojas Otoch foram vendidas, ser�o fechadas e voltam em fevereiro | Economia | O POVO Online»]. www20.opovo.com.br. Consultado em 23 de novembro de 2019  replacement character character in |titulo= at position 32 (ajuda)
  2. «Sem aviso, Lojas Esplanada fecham as portas em Arapiraca». Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Consultado em 23 de novembro de 2019