Del Feliz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2017).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Del Feliz
Informação geral
Nome completo Del Feliz Ramos de Oliveira Santos
Também conhecido(a) como Del Feliz
Local de nascimento Riachão do Jacuípe, Bahia Bahia
 Brasil
Nacionalidade brasileiro
Gênero(s) Forró
Ocupação(ões) cantor, compositor
Período em atividade 2001-presente
Afiliação(ões) The Voice Brasil,
Página oficial http://www.delfeliz.com

Del Feliz é um músico brasileiro, natural de Barreiros, Riachão do Jacuípe, Bahia. Influenciado pela sua mãe, Dona Nicinha, cantadora de reisado e samba, e pelos tios, todos músicos e sambadores, Del despertou desde cedo a paixão pela música e pelas manifestações culturais nordestinas, se tornando um dos mais jovens escritores de Cordel da Bahia, aos 11 anos de idade.

Arrimo de família, ele teve dezenas de experiências profissionais, desde catador de lixo, a radialista, feirante, ajudante de pedreiro, ajudante de padeiro, pintor, faxineiro, diarista, camelô, radialista, fotógrafo, entre tantas outras. Del começou sua carreira musical tocando percussão [1] e depois veio a cantar na noite, principalmente em Feira de Santana e Salvador, escola que ele considera importante para sua formação como artista.

Ao longo de sua carreira, o cantor e compositor já fez parcerias musicais e contou com participações de nomes como: Maria Bethânia, Dominguinhos, Elba Ramalho, Carlinhos Brown, Dudu Nobre, Geraldo Azevedo, Genival Lacerda, Flavio José, Alcymar Monteiro, Luiz Caldas, Bule-Bule, entre outros.[2]

Em outubro de 2015, o artista participou da 4ª temporada do talent show The Voice Brasil[1], ingressando no programa com a aprovação dos quatro técnicos: Lulu Santos, Carlinhos Brown, Michel Teló e Claudia Leitte.

Com 15 CDs e 2 DVDs gravados de forma independente, Del Feliz tem uma turnê nacional com destaque para o São João e cumpre agenda internacional ao longo do ano, em países como, por exemplo: EUA, China, Bélgica, Chile, Canadá, Inglaterra e França. O artista viaja o mundo há anos divulgando a música nordestina, se apresentando em importantes casas de show internacionais (a exemplo de Le Poisson Rouge, BB King Blues em New York, Cabaret Sauvage, Barrio Latino e La Belle Villoise em Paris, Guanabara em Londres), e em grandes eventos (como Bazilian Day em New York, onde fez homenagem em 2012 a Luiz Gonzaga; Semana do Brasil em NY; Lavage De La Madeleine em Paris; Forró London em Londres; e o Festival Ai Que Bom em Paris e Bruxelas).

O seu projeto "Cantos do Brasil", em que faz duetos com Elba, Brown, Bethânia, Dudu Nobre, Geraldo Azevedo, e outros nomes, tem como objetivo contar a história de diversas cidades brasileiras e ressaltar: cultura, arquitetura, gastronomia, vocação econômica, atrações turísticas, vultos, e tudo o que identifica cada um dos municípios brasileiros. Este trabalho já lhe rendeu uma série de homenagens e premiações, incluindo a Medalha Thomé de Souza (a maior honraria de Salvador) e dezenas de títulos de cidadania em diversos municípios brasileiros, entre eles, Feira de Santana (BA), Bezerros (PE), Cruz das Almas (BA), Retirolândia (BA), Valente (BA). Em New York, o artista recebeu da Legião da Boa Vontade (LBV) o título do "Mérito em Solidariedade 2014" , e em maio do mesmo ano, recebeu em Campina Grande (PB), das mãos de Elba Ramalho, o Troféu Gonzagão, no maior evento da música nordestina.

Del Feliz compôs também O Hino do São João da Bahia, gravado por cerca de 40 cantores, principais representantes nos festejos juninos da Bahia.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • 2003: Minha Raiz
  • 2005: O que é o Amor
  • 2006: Isso é Forró
  • 2007: No Rastro da Saudade
  • 2008: Cantos da Bahia Volume I
  • 2008: Cantos da Bahia Volume II
  • 2008: Forró Enredo
  • 2009: Tributo a Accioly Neto
  • 2011: É Festa
  • 2012: Pé e Cabeça
  • 2012: Missa do Vaqueiro
  • 2013: Peneirado
  • 2014: Meu Mundo
  • 2015: Cordel Feliz - Ao Vivo
  • 2015: Cordel Feliz - Lado B

Referências

  1. a b Gabriella Dias (9 de outubro de 2015). «Del Feliz tem músicas gravadas por Maria Bethânia e Dudu Nobre» (html). globo.com. Consultado em 9 de outubro de 2015. 
  2. «Forrozeiro Del Feliz completa 15 anos de carreira e lança CD duplo; assista» (html). G1. 8 de junho de 2015. Consultado em 9 de outubro de 2015.