Delgado de Carvalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Carlos Miguel Delgado de Carvalho (Paris, 4 de Novembro de 1884 - Rio de Janeiro, 1980) foi um geógrafo e professor francês, radicado no Brasil.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de pai brasileiro, fez seus primeiros estudos em escolas da Suíça e aos 11 anos, mudou-se para a França para cursar o segundo grau em Lyon. Posteriormente estudou Direito na Universidade de Lausanne e Ciências Políticas em Paris. Em seguida realizou estudos em Diplomacia, com uma passagem pela London School of Economics. Chegou ao Brasil na primeira década do século XX, visando escrever a sua tese de graduação à Escola de Ciências Políticas de Paris.

Em 1910 lançou o livro "Le Bresil Meridional", baseado em sua tese de doutorado e que se tornou uma importante referência para os estudos geográficos no país.

Atuou no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e na Sociedade Geográfica do Rio de Janeiro (1920). Participou da fundação do Conselho Nacional de Geografia.

No Magistério, lecionou nas Escolas de Intendência e Estado Maior do Exército (1921), no Colégio Pedro II (Geografia, Sociologia e Inglês) e na Escola Normal, vindo a organizar o Curso Livre Superior de Geografia (1926) destinado à atualização dos professores do Ensino Fundamental.

Obra[editar | editar código-fonte]

Em Geografia, os seus primeiros trabalhos foram "O Brasil Meridional" (1910), "Geografia do Brasil" (1913), e "Meteorologia do Brasil" (1916). Posteriormente publicou "Geographia do Brasil" (1923) e "Introdução à Geografia Política" (1929).

No campo da História foi autor de "História Geral" (4 vol.) e do conceituado "História Diplomática do Brasil" (1959), fruto das atividades desempenhadas junto ao Instituto Rio Branco em meados da década de 1950.

Aos setenta anos de idade, publicou o "Manual de Organização Social e Política Brasileira" (OSPB), livro didático oficial do MEC/Inep.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CARVALHO, Delgado de. Geographia do Brasil (4a. ed.). Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1929.
  • CARVALHO, Delgado de. "Brazil as a Latin American Political Unity". Rice Institute Pamphlet, v. 27, n. 4, 1940. Disponível em: [1]
  • CARVALHO, Delgado de. A Excursão Geográfica. Revista Brasileira de Geografia, p. 96-105, out./dez., 1941.
  • CARVALHO, Delgado de. História Diplomática do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1959. 409 p.
  • CARVALHO, Delgado de. Manual de Organização Social e Política Brasileira. Brasília: Ministério da Educação; Inep, 1967.
  • CARVALHO, Delgado de. Introdução à Geografia Política. Rio de Janeiro: s/ed., 1929. 132 p.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.