Rafael Urdaneta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Delicias (Venezuela))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rafael José Urdaneta y Faría
Rafael José Urdaneta y Faría
presidente da Grã-Colômbia
Período 5 de setembro de 1830 - 30 de abril de 1831
Antecessor(a) Joaquín de Mosquera
Sucessor(a) Domingo Caycedo
Dados pessoais
Nascimento 24 de outubro de 1788
Maracaibo, Venezuela
Morte 23 de agosto de 1845 (56 anos)
Paris, França
Primeira-dama Dolores Vargas Paris
Profissão Militar e político

Rafael José Urdaneta y Faría (24 de outubro de 1788 - 23 de agosto de 1845) foi um militar e político venezuelano. Foi o presidente da Grã-Colômbia entre 1830 e 1831.

Dados biográficos[editar | editar código-fonte]

Urdaneta nasceu na província de Maracaibo na Venezuela, em família da elite de ascendência espanhola em 24 de outubro de 1789. Morreu em Paris, França, em 23 de agosto de 1845, no exercício das suas funções diplomáticas para a Colômbia, devido a complicações de pedras nos rins.[1] Urdaneta, foi muitas vezes referido como "El Brillante" ("O Brilhante") na historiografia venezuelana.

Infância[editar | editar código-fonte]

Urdaneta começou sua educação primária em Maracaibo e depois o ensino médio em Caracas. Mais tarde ele viajou para Santa Fé de Bogotá para continuar com a sua educação universitária. Antes da guerra de independência, ele foi aluno de América e filosofia e um oficial nas tropas do vicerei em Bogotá.

Carreira militar[editar | editar código-fonte]

Logo após os acontecimentos de 10 de julho de 1810,"El Grito de Independência",Urdaneta decide se juntar ao exército revolucionário. Ele está inscrito como tenente do batalhão"Patriotas de Cundinamarca".

Após o estabelecimento da Junta de Caracas, Urdaneta se juntou ao exército na luta contra os monarquistas. Depois de anos de serviço à causa patriótica, ele se tornou um dos colaboradores mais próximos deSimón Bolívar e foi promovido a general do exército republicano em 1821.

Carreira Política[editar | editar código-fonte]

Urdaneta atuou como Secretário da Justiça Militar e como Ministro da Guerra. Ele também foi eleito senador em diversas ocasiões para o Congresso da Grã-Colômbia (no que foi a união das hoje Venezuela, Colômbia e Equador).

Referências

  1. Posada, Ignacio Arizmendi (1983). Gobernantes colombianos, 1819-1980 Segunda ed. [S.l.]: Interprint Editors Ltd., Italgraf. p. 35 
Precedido por
Joaquín de Mosquera
Presidente de Grã-Colômbia
1830 - 1831
Sucedido por
Domingo Caycedo
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.