Delino Marçal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Delino Marçal
Informação geral
Nome completo Valdelino Marçal da Costa
Também conhecido(a) como Delino
Nascimento 18 de fevereiro de 1986
Local de nascimento
 Brasil
Gênero(s) Música cristã contemporânea
Cônjuge Déborah Rocha Vieira Marçal
Instrumento(s) Vocal, violão
Período em atividade 2011 - atualmente
Outras ocupações Cantor e compositor
Gravadora(s) MK Music (2015 - atualmente)
Página oficial Perfil do cantor na MK Music

Valdelino Marçal da Costa, mais conhecido como Delino Marçal (Arapoema, 18 de fevereiro de 1986) é um cantor e compositor de música gospel.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Delino nasceu em Arapoema, no Tocantins, no dia 18 de fevereiro de 1986. É cantor e compositor de música gospel, presbítero, membro da Igreja Sede da Assembleia de Deus Campo Campinas, em Goiânia, presidida pelo pastor Oídes José do Carmo.

Nascido e criado em um lar cristão, o mais novo de 9 filhos, foi para Goiânia com sua família aos 6 meses de vida. Iniciou seu ministério auxiliando na igreja que sua mãe pastoreava, liderando e tocando no grupo de louvor.

Sua influência musical surgiu em meio à convivência com seus irmãos que eram músicos e, aos 17 anos, já liderava o grupo de louvor na igreja do Setor Garavelo, com direção dos pastores Joaquim e Ester Pereira de Lima. Em sua caminhada, Delino Marçal teve grandes amigos que o ajudaram. Otoniel, filho dos pastores da igreja, o influenciou a mudar para o Setor Campinas e, morando com Santiago Silva, começou a frequentar a igreja-mãe das Assembleias de Deus Campo Campinas, onde, juntamente com Leonardo Dornelas, Otoniel Lima e Bigair dy Jaime, desenvolveu o Quarteto Attos, tornando-se o 2º tenor.

A partir daí, Deus o direcionou a desempenhar outros trabalhos vocacionais na igreja, iniciando como guitarrista na equipe de louvor liderada pela maestrina Elza de Almeida, depois como ministro de louvor na equipe auxiliar, liderada por Leonardo Dornelas. Foi também agraciado por Deus ao ser consagrado como auxiliar, diácono e, por fim, ao presbitério, liderando inicialmente como vice-líder dos jovens, ao lado do pastor Vander Neres, e depois como líder. Ao final, contribuiu na liderança dos adolescentes, juntamente com o evangelista Biramar Martins.

Aos 23 anos, casou-se com Déborah Rocha Vieira Marçal, consolidando assim, a bênção da confirmação do seu ministério.

Nessa época, já compunha canções para cantores renomados como Henrique César, Elias Souza, dentre outros. Direcionado por Deus e por influência da esposa, amigos e familiares, com a menção de seu pastor, Oídes José do Carmo, iniciou a composição de canções inteiramente autorais para um novo projeto, já no final de 2010 para 2011. Com estilo próprio e tendo como motivação levar a palavra de Deus por meio de músicas simples, porém marcantes, partiu para sua carreira solo, tendo seu primeiro CD independente, intitulado “Que amor é esse?”, lançado em 2013.

Em 30 de outubro de 2015, assinou contrato com a gravadora MK Music[1] e em dezembro, lançou o álbum Nada Além da Graça[2], com a música de trabalho "Deus é Deus"[3], que estreou impressionando, entre as mais pedidas na rádio carioca 93 FM.

Em julho de 2018, o cantor lançou o seu segundo álbum pela MK Music, Guarda Meu Coração[4].

Discografia[editar | editar código-fonte]

2013: Que Amor é Esse?

2015: Nada Além da Graça

2017: Live Session

2018: Guarda Meu Coração

Referências

  1. «Delino Marçal assina contrato com MK Music». Yvelise de Oliveira 
  2. «Nada Além da Graça de Delino Marçal». iTunes. Consultado em 11 de dezembro de 2015 
  3. «Deus é Deus - Single de Delino Marçal». iTunes. Consultado em 23 de novembro de 2015 
  4. «Guarda Meu Coração de Delino Marçal». iTunes. Consultado em 18 de julho de 2018