Delta Goodrem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde setembro de 2011) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Delta Goodrem
Informação geral
Nome completo Delta Lea Goodrem
Nascimento 9 de novembro de 1984 (32 anos)
Local de nascimento Sydney, Nova Gales do Sul
 Austrália
Gênero(s) Pop, Soft Rock
Instrumento(s) Vocal, Compositora, Piano, Violão
Período em atividade 2002 – presente
Gravadora(s) Sony Music, Mercury Records
Afiliação(ões) Brian McFadden, Celine Dion
Página oficial www.DeltaGoodrem.com

Delta Lea Goodrem (Sydney, 9 de novembro de 1984) é uma cantora pop, compositora e atriz australiana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Delta Goodrem toca piano desde os oito anos de idade. Durante a infância fez alguns anúncios publicitários e obteve um papel na série de televisão "Police Rescue". Aos 12 anos gravou uma cassete de apresentação com canções suas, que enviou à sua equipa favorita de futebol americano, os Sydney Swans. Delta tinha a ilusão de poder cantar o hino nacional australiano antes de começar um dos jogos da sua equipa favorita.

Os jogadores gostaram da casseste e enviaram-na ao produtor musical Glenn Wheatley. Este mostrou-se interessado em Goodrem, que tinha na época 15 anos, e conseguiu-lhe um contrato com a Sony. Um ano mais tarde saiu na Austrália o seu primeiro single, "I Don't Care". No entanto, o álbum do que esta canção ia fazer parte nunca chegou a publicar-se.

Desde 2002, Goodrem actua na série de televisão australiana Neighbours, no papel de Nina Tucker. Esta série tornou famosos também a outros cantores, como Jason Donovan, Kylie Minogue e Natalie Imbruglia.

Em Novembro de 2002 foi lançado o seu segundo single, "Born To Try", que se converteu no número 1 das listas de êxito na Austrália. O álbum completo, "Innocent Eyes", foi publicado pouco depois e manteve-se durante mais de 30 semanas na primeira posição dos tops australianos.[1] Também obteve grande êxito nos tops britânicos.[2]

Uma das canções é um dueto com o cantor irlandês Brian McFadden, que foi um dos membros do grupo Westlife e que é ex-noivo da cantora.

Em 2005, Delta participou do filme "Hating Alison Ashley" (dublado: "Reis da Galera"), fazendo o papel de Alison Ashley.

No Outono de 2007 Delta Goodrem regressa ao mundo musical com o seu novo disco intitulado "Delta", do qual foi extraído o single "In This Life" que permaneceu várias semanas no nº1 dos Tops da Austrália. O segundo single do álbum Delta foi Believe Again que fez um bom sucesso, já que alcançou a posição '2' o videoclipe da música fez tanto sucesso que ganhou o MTV VIDEO AWARDS AUSTRALIA como melhor videoclipe. O 3º single "You Will Only Break My Heart" foi um pouco fracasso alcançou apenas a posiçaõ número 14. Agora, sua nova música I Can't Break It To My Heart foi lançada em Agosto para recuperar o sucesso dela, mas só alcançou a posição #12, e ficou apenas poucas semanas no ARIA Australia Charts.

Atualmente, é jurada no programa The Voice da Austrália.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Delta Goodrem já namorou o cantor Brian McFadden, do Westlife, por cerca de oito anos. Um bom tempo após o término, começou a namorar Nick Jonas, entretanto, após cerca de um ano, o namoro chegou ao fim e desde então não assumiu nenhum outro compromisso publicamente.

O Câncer[editar | editar código-fonte]

Em uma entrevista, Delta conta que estava fazendo exercícios aeróbicos quando sentiu algo em seu pescoço, mas não estava visível. No dia 8 de julho de 2003, aos 18 anos, foi diagnósticada com câncer linfático. Por se tratar de um agressivo tipo de câncer, Delta foi tratada com quimioterapia, resultando na queda de todo o seu cabelo e sendo necessária a ultilização de aparelho fixo dentário para previnir a perda dos dentes.

Quando diagnosticada, Delta estava no auge da carreira com o álbum Innocent Eyes. Entretanto, foi forçada a interromper toda a divulgação do álbum para se tratar. No mesmo ano, mesmo doente, compareceu ao ARIA Awards, o Grammy australiano. Em uma entrevista, delta contou que gostaria de ter ido careca, entretanto, preocupada com o choque estético que poderia causar em seus fãs mais novos, optou por usar uma peruca e continuou usando o aparelho dentário. Nesta noite, Delta levou 7 prêmios que concorria, foi homenageada e descreveu como "uma das noites mais emocionantes de sua vida".

Um ano depois foi constatado que o tratamento fora bem sucedido e Goodrem estava livre do câncer. Feliz por voltar á ativa, lançou o álbum ''Mistaken Identity'', no qual boa parte das músicas foram compostas por ela durante seu mau período. O álbum foi número um nos mais vendidos da Austrália, rendeu um certificado de platina e ainda foi aclamada por toda a crítica especializada.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns

Singles

"I Don't Care" "Born to Try" "Lost Without You" "Innocent Eyes" "Not Me, Not I" "Predictable" "Out of the Blue" "Mistaken Identity" "Almost Here" "A Little Too Late" "Be Strong" "Together We Are One" "Flawed" "In This Life" "Believe Again" "You Will Only Break My Heart" "I Can't Break It to My Heart" "Sitting On The Top Of The World"

Videografia[editar | editar código-fonte]

  • Delta [DVD/VHS] (2003)
  • The Visualise Tour: Live in Concert[DVD] (2005)
  • Believe Again: Australian Tour 2009 [DVD] (2009)

Clipes

Ano Título Diretor
2001 "I Don't Care" Anthony Rose
"A Year Ago Today"1 Fabrizio Lipan
2002 "Born to Try" Miikka Lommi
2003 "Lost Without You" Katie Bell
"Innocent Eyes" Michael Gracey
"Not Me, Not I" Michael Spiccia
"Predictable" (Live at Channel [V] HQ)
2004 "Out of the Blue" Nigel Dick
2005 "Mistaken Identity" Michael Spiccia
"Almost Here" Martin Weisz
"A Little Too Late" Anthony Rose
"Lost Without You" (US version)
"Be Strong"
"The Analyst" Ash Lyons
2006 "Together We Are One"
"Flawed"
2007 "In This Life" Rocky Schenck
"Believe Again" Michael Spiccia
2008 "You Will Only Break My Heart"
"In This Life" (US version) Robert Hales
"I Can't Break It to My Heart"

1 A versão de 2001 da música é diferente da que aparece no album Innocent Eyes de 2003, parecendo mais com seu album "Delta". Ou seja, a música foi regravada para o album Innocent Eyes para se adequar mais ao estilo do álbum.

Composições[editar | editar código-fonte]

As músicas a seguir foram escritas por Goodrem, e executadas por outros artistas.

Ano Título Artista Album
2004 "Let's Dance (Nikki Webster song)|Let's Dance" Nikki Webster Let's Dance (Nikki Webster album)|Let's Dance
2007 "Eyes on Me (Celine Dion song)|Eyes on Me" Celine Dion Taking Chances
2008 "Days Go By" Idol (Norway)#Season 5|Glenn Lyse Come Closer
"Room To Breathe" Brian McFadden Set in Stone
"Forgive Me Twice" Brian McFadden Set in Stone
2009 "Houston" Snob Scrilla Day One

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filme
Ano Filme Papel Notes
2005 Hating Alison Ashley Alison Ashley
Televisão
Ano Título Papel Informações
1993 Hey Dad..! Cynthia Broadhurst Convidada Especial
  • "The Real Ladies Man"
A Country Practice Georgina Bailey Convidada Especial
  • "Little Lies: Part 1"
  • "Little Lies: Part 2"
1995 Police Rescue Shopie Harris Convidada Especial
  • "Conduct Endangering Life"
2002 – 2003 Neighbours Nina Tucker Papel Recorrente
  • Five episode return (2004)
  • "Love Is Blind" (2005)
  • "Friends For Twenty Years" (2005)
2005 North Shore Taylor Ward Participação Especial
  • "The Ex-Games"
2012

2015

The Voice Mentora

Referências

  1. [www.youtube.com/watch?v=pB4DOj7EzM0 "Delta Goodrem - Australian Idol Auditions 2009 - Delta's Intro"]. Youtube. Retrieved 17 August 2008.]
  2. "Innocent Eyes - Biography". Deltagoodrem.com.au. Retrieved 5 July 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Delta Goodrem