Delta do Amazonas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Delta do Amazonas
delta
Imagem de satélite do delta
País  Brasil
Região Norte do Brasil
Localidades mais próximas Belém
Macapá
Ilha de Marajó
Brazil Para e Amapá Delta do Amazonas RM Macapá e Belém.svg
Mapa dos estados do Pará e Amapá com destaque às regiões metropolitanas localizadas no Delta do Amazonas: Belém, na cor lilás     , e Macapá, na cor verde     .

O imenso delta formado pelos rios Amazonas — o mais caudaloso da Terra — e Tocantins, no norte da América do Sul, é chamado Delta do Amazonas. Ele recebe ainda águas de centenas de rios menores. Localizado entre os estados brasileiros do Pará e Amapá, é circundado pela maior floresta tropical do planeta — a amazônica — e pelo Oceano Atlântico.

Seus infindáveis canais envolvem centenas de ilhas e ilhéus, com destaque para a ilha de Marajó (Pará) — maior ilha fluviomarinha do mundo — que mescla belas praias, floresta e cerrado. Esta é cercada pelos dois principais rios do delta, pelo oceano, e ainda pelo chamado rio Pará: canal distributário sul do Amazonas que liga sua bacia à bacia do Tocantins, ao desaguar naquele curso de água. Como o rio Orinoco envia parte de suas águas ao Amazonas, tem-se um raro caso de três enormes bacias hidrográficas interligadas.

As principais cidades situadas nas redondezas são Belém e Macapá (ambas com suas respectivas regiões metropolitanas).

Mapa do delta: foz do Amazonas à esquerda e acima e do Tocantins à direita e abaixo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.