Demétrio Nunes Ribeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Demétrio Ribeiro)
Ir para: navegação, pesquisa
Demétrio Ribeiro
Ministro da Agricultura
Período 1889 — 1890
Antecessor(a) Quintino Bocaiúva
Sucessor(a) Francisco Glicério
Vida
Nascimento 5 de dezembro de 1853
Alegrete Brasil
Morte 1933 (80 anos)
Rio de Janeiro Brasil
Dados pessoais
Partido Partido Republicano Riograndense

Demétrio Nunes Ribeiro (Alegrete, 5 de dezembro de 1853[1]Rio de Janeiro, ca. 1933) foi um educador, engenheiro, jornalista e político brasileiro, o primeiro Ministro da Agricultura da República do Brasil.

Formado em engenharia pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro e bacharel em ciências físicas e matemáticas pela Escola Central retornou ao Rio Grande do Sul, onde foi primeiro engenheiro auxiliar das linhas telegráficas e depois engenheiro da estrada de ferro entre Porto Alegre e Uruguaiana. Foi também professor da Escola Normal de Porto Alegre.

Por ser oposição ao Império, D. Pedro II para poder desviá-lo, mandou-o ver a distribuição das terras aos imigrantes no Espírito Santo. [carece de fontes?]

Adepto do positivismo, foi um dos fundadores do Partido Republicano Riograndense.[2][3]

Demétrio Ribeiro.

Teve grande influência na organização da República, onde foi eleito deputado federal constituinte e nomeado ministro logo após sua proclamação, em 7 de dezembro de 1889. Não ficou muito tempo como ministro, pedindo logo exoneração após ter entrado em divergência com o ministro da fazenda, Rui Barbosa, em 31 de janeiro de 1890, retornando à câmara. Ali, como deputado federal na constituinte de 1891, propôs a separação da Igreja do Estado e o decreto relativo às festas e aos feriados nacionais.

Foi responsável pela fundação do Lloyd Brasileiro, através da fusão de antigas companhias subvencionadas. Também, por sua experiência como engenheiro, ajudou a traçar planos de articulação das linhas de ferro em diversas regiões do país. manteve-se como deputado à constituinte federal, exercendo o mandato até o fim da primeira legislatura da república.

Foi redator do jornal A Federação de 1890 a 1891 e diretor da Igreja Positivista do Brasil em seus últimos anos de vida.


Homenagens[editar | editar código-fonte]

É homenageado com nome de rua em Porto Alegre, em Belo Horizonte, em São Paulo, um distrito no município de Vassouras/RJ, um distrito no município de João Neiva (ES), uma praça na cidade do Rio de Janeiro e uma escola no município de Alegrete (RS).

Referências

  1. Alegrete em fatos
  2. SEGA, R. A. (2008) Getúlio Vargas e o Partido Republicano Rio-Grandense. Fronteiras Revista de História. ISSN 2175-0742. 10(18):195-210.
  3. GRIJÓ, L. A. (2010) A elite do Partido Republicano se apropria da “Revolução”. História Unisinos. 14(1):29-37. jan./abr. 2010.
  • BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario bibliographico brazileiro. Typographia Nacional, Rio de Janeiro, 1893.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Demétrio Nunes Ribeiro
Precedido por
Quintino Bocaiúva
Ministro dos Transportes do Brasil
e
Ministro da Agricultura do Brasil

1889 — 1890
Sucedido por
Francisco Glicério