Denis Bezerra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Denis Bezerra
Deputado Federal pelo Ceará
Período 2019 - atualmente
Dados pessoais
Nome completo Denis Anderson da Rocha Bezerra
Nascimento 17 de março de 1980 (44 anos)
Fortaleza, Ceará
Nacionalidade Brasileira
Partido PSB (2018-presente)
Profissão Advogado e político
Deputado Federal Denis Bezerra durante reunião da Comissão do Idoso, na Câmara Federal.

Denis Anderson da Rocha Bezerra (Fortaleza, 17 de março de 1980) é um advogado e político brasileiro filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).[1]

Em 2018, foi eleito deputado federal pelo PSB Ceará com o apoio de 106.294 cearenses.

É graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza, com especialização em Direito Imobiliário pelas Faculdades Integradas de São Paulo e atualmente cursa mestrado em Políticas Públicas e Governo pela FGV.

Em 2022 assumiu a Presidência da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa e a 2a Vice-Presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. É membro suplente da Comissão de Finanças e Tributação e da Comissão de Defesa do Consumidor. É diretor da Confederação Nacional de Notários e Registradores e presidente do Sindicato dos Notários, Registradores e Distribuidores do Estado do Ceará e preside ainda o Partido Socialista Brasileiro do Ceará.   

Além disso, foi um dos parlamentares que mais aprovou projetos de lei durante o período de calamidade pública. São mais de 750 iniciativas legislativas que foram protocoladas com destaque para o Projeto de Lei 1.079/20, que originou a Lei 14.024/20, com a suspensão temporária das obrigações financeiras dos estudantes beneficiários do Fies.

No Congresso Nacional permaneceu ao lado dos trabalhadores contra a Reforma da Previdência e pela defesa da manutenção do BPC, lutou para melhorar os direitos de professores, policiais e mulheres nos destaques da PEC 06/2019. Como primeiro vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) da Câmara, àquele período, apresentou propostas e emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para fortalecer as políticas voltadas aos idosos. Em coautoria com os deputados do PSB, incluiu novas medidas protetivas à Lei Maria da Penha, por meio da Lei Ordinária 13.880/2019, que determina a apreensão imediata da arma de fogo do agressor para evitar a reincidência da violência e os feminicídios.

O deputado federal Denis Bezerra integrou ainda as Comissões Parlamentares, como membro titular, da Comissão Externa Ministério da Educação (CEMEX), do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES), da Comissão Reclusão Por Maus-Tratos a Animais (PL 1095/19) e da Comissão do Superendividamento do Consumidor (PL 3515/15), Comissão de Viação e Transportes. Participou ainda da suplência da CPI - Derramamento de Óleo no Nordeste, Subcomissão Permanente Previdência Social, da Comissão que debate a Reforma Tributária (PEC 45/2019) e da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Política[editar | editar código-fonte]

Em 2018 foi eleito deputado federal pelo Ceará.

Nas eleições de 2022, tentou reeleição pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em razão de não ter atingido o Quociente Eleitoral, seu Partido Político não conseguiu garantir nenhuma vaga. Recebeu 118.822 votos (décima-quarta maior votação).[2]

Referências

https://www.camara.leg.br/deputados/204542/biografia

Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.